Autor Tópico: Xen torna-se um projeto colaborativo da Linux Foundation  (Lida 1082 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Xen torna-se um projeto colaborativo da Linux Foundation
« Online: 05 de Maio de 2013, 16:12 »
A Linux Foundation anunciou que o projeto do hypervisor Xen se tornou um projeto colaborativo da Fundação.

Em um movimento surpreendente, o Linux Foundation, organização sem fins lucrativos dedicada ao Linux, anunciou no dia 15 de abril no Linux Collaboration Summit que o projeto Xen, hypervisor de código aberto, está se tornando um projeto colaborativo da Fundação.

O Xen, que agora possui de 10 anos de idade, é uma plataforma de virtualização open source licenciada sob a GPLv2 e que possui uma estrutura de governança semelhante a do kernel Linux. A Citrix tem sido a principal apoiadora comercial do Xen desde 2007, mas, no entanto, como o projeto experimenta contribuições de um grupo cada vez mais diversificado de empresas, o Xen está olhando para a Fundação Linux como um território neutro para a obtenção de uma rede colaborativa de desenvolvimento e apoio.

Enquanto muitos usuários ainda não conhecem o Xen, muitos o utilizam todos os dias. O  Xen é a base não só de muitos programas de virtualização, mas também é a base de muitos serviços em nuvem, incluindo o maior provedor de nuvem do mundo, a Amazon Web Services.

Segundo a Fundação, os projetos colaborativos são financiados de forma independente e aproveitam-se do poder do desenvolvimento colaborativo para estimular a inovação e adoção do ecossistema nas indústrias e empresas. Ao espalhar o DNA colaborativo do maior projeto de desenvolvimento colaborativo de software da história (o Linux), a Linux Foundation fornece a estrutura colaborativa e organizacional essencial para que os desenvolvedores dos projetos possam se concentrar na inovação e na busca por resultados. Os projetos colaborativos da Linux Foundation abrangem a empresa, os mercados móveis e incorporados e são apoiados por muitos dos maiores nomes em computação do mundo.

As seguintes empresas serão contribuir e orientar o projeto Xen: Amazon Web Services, AMD, Bromium, Calxeda, CA Technologies, Cisco, Citrix, Google, Intel, Oracle, Samsung e Verizon.

A Critix continuará a desempenhar um papel importante. "A Linux Foundation irá fornecer o fórum e toda a orientação necessária para que o projeto Xen seja adaptado e continuado pelo grupo diversificado de colaboradores que futuramente irão tirar proveito dos seus muitos benefícios", disse Peder Ulander, vice-presidente de Soluções Open Source da Citrix. "Estamos comprometidos com o projeto Xen e ansiosos para continuar a nossa participação ativa e colaborando com empresas de todos os setores para o avanço do projeto Xen para múltiplas aplicações."

Jim Zemlin, diretor executivo da Linux Foundation, disse: "O projeto Xen é um importante projeto da comunidade open-source que fornece uma  valiosa tecnologia para todo o ecossistema Linux e de código aberto. É um movimento natural para nós o de ajudar a colaborar com o avanço desta tecnologia. "

Além de oferecer a estrutura necessária para suportar o crescimento do Xen, a Fundação Linux também suporta a comunidade KVM, hospeda o Fórum KVM e outras atividades que apoiam o projeto. Zemlin disse que os avanços em tecnologias de virtualização são a chave para o crescimento contínuo do Linux nas empresas e especialmente no mercado de computação em nuvem. O modelo de código aberto prospera quando os usuários podem exercer a liberdade de escolha, de modo a apoiar uma variedade de plataformas de virtualização em código aberto e facilitar a colaboração entre estas comunidades é uma prioridade para a Fundação.


FONTE: Linux Magazine OnLIne
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Xen torna-se um projeto colaborativo da Linux Foundation
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2013, 19:32 »
Desculpe-me a ignorância, mas o que é "Xen"? Uma alternativa ao kernel Linux?

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Xen torna-se um projeto colaborativo da Linux Foundation
« Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2013, 20:34 »
Desculpe-me a ignorância, mas o que é "Xen"? Uma alternativa ao kernel Linux?
Sei que é software para virtualização, veja.
Usuário Linux- 449417

Offline NOOB Saibot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Re: Xen torna-se um projeto colaborativo da Linux Foundation
« Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2013, 23:21 »
Tenho o Xen da Citrix instalado num pc que uso pra testes.
A versão free da Citrix tem muito mais funções que o 
VMWare, mas precisa de um hardware com suporte a virtualização
(processador por exemplo) para que possa rodar um WinServer 2008.

O gerenciamento das VMs é muito intuitiva. Realmente vale
a pena apostar no Xen.