Problemas de permissões da pasta home [Resolvido]

Iniciado por Teeckot, 04 de Maio de 2013, 01:57

tópico anterior - próximo tópico

Teeckot

Olá, este é o meu primeiro tópico, apesar de utilizar o linux a alguns anos, sempre consegui resolver meus problemas com os tópicos existentes, (ou reinstalando o sistema ;D), mas chegou meu dia, não achei solução para o problema, por isso recorro a vocês.

Instalei o xubuntu 13.04 no pc, com 3 partições criadas previamente: uma para a instalação do sistema, uma onde se encontra os arquivos do backup da instalação anterior e a swap.
Durante a instalação alterei a partição de backup para montar como \home

Percebi que meu usuário criado durante a instalação não tinha direitos de escrita para os arquivos de backup que ficaram dentro da pasta home mas fora da pasta do usuário (algo compreensível, já que a pasta home é do root e não do usuário).

Usei o chown para alterar o proprietário da pasta home (sudo chown usuario -R home), percebi que tinha cometido um erro, mas antes de tentar corrigir, aproveitei as permissões e removi os arquivos de backup para dentro da pasta do usuario e tornei alterar o proprietário da pasta home mas desta vez sem o -R.

O problema é que a partir dai, todos os programas que instalo ficam com o menu inelegível, com caracteres estranhos, algo parecido com a fonte symbol (quadrados, triangulos e bolinhas).

Minha suspeita é que os programas não estão tendo acesso a alguma pasta de configuração. Tive o problema anterior (nessa mesma instalação) com o gimp que não acessava uma pasta oculta do usuario (.gimp-2.8 ) que resolvi alterando as permissões dela (ou o proprietário, não lembro).

Criei um novo usuário e ele abre os mesmos programas normalmente sem alterar nada nas configurações o que sugere que meu usuário padrão que está danificado.

Poderia ficar com esse novo usuário, mas aparentemente o usuário padrão do xubuntu é um meio termo entre administrador e usuário da área de trabalho (personalizado), além de já ter alterado muitas coisinhas pra deixar o desktop ao meu agrado e não gostaria de refazê-las (se não tiver jeito faço, mas...)

Gostaria de aprender realmente onde está esta suposta pasta, ou definir corretamente as permissões da pasta home e da pasta usuário, afinal reinstalar (ou configurar do zero) é coisa de um outro SO que existe por ai.

Pergunto:

1- Como alterar as permissões de um novo usuário para que ele fique igual ao usuário criado por padrão durante a instalação?

2- Onde os programas gravam (em que pasta?) suas configurações de menu, por exemplo configurações de linguagem? Os programas que apresentaram erro são: virtualbox, libreoffice, kmahjongg, todos instalados após a mudanças de proprietário/permissões da pasta home.

Conto com a ajuda de Vocês, e desculpe-me pelo tamanho do post, mas quis detalhar bem o problema.

Obs.: caso tenha cometido algum erro tipo postar no local errado por favor me corrijam, estou disposto a aprender.

irtigor

Ficam ocultos, dentro da sua home (/home/seu-usuário), começam com um ponto, aperte ctrl+h pra ver no gerenciador de arquivos. Pra arrumar basta ver o que está no usuário "bom" (por ex. ls -l -A) e aplicar no com problemas. Outra coisa, normalmente ao executar o programa no terminal, aparecem boas pistas do que é necessário fazer.

Teeckot

as permissões, pelo menos dos programas com problema estão iguais:

drwxr-xr-x   2 adriane adriane    4096 Mai  5 14:06 .VirtualBox
drwxr-xr-x   2 usuario usuario    4096 Mai  3 23:31 .VirtualBox

drwxr-xr-x   3 adriane adriane    4096 Mai  3 23:02 .kde
drwxr-xr-x   3 usuario usuario    4096 Mai  3 23:31 .kde

onde adriane é o usuario "ruim" e usuario é o usuário "bom"
.kde é a pasta onde estão as configurações do kmahjongg

nas pastas do sistema não existe algum arquivo onde estão as configurações de cada usuário?

Abaixo a imagem de como está o menu dos programas:

------------ Imagem maior que 40kb, editado pela moderação ------------
http://img837.imageshack.us/img837/8805/capturadetela0505201314.png
------------ Imagem maior que 40kb, editado pela moderação ------------

Teeckot

Marquei como resolvido, mas não foi da forma que gostaria, desisti de arrumar e reinstalei o sistema, agora já está tudo configurado aparentemente funcionando sem nenhum problema.

Agradeço a todos que ajudaram.

irtigor

As configurações especificas de cada usuário, ficam em suas respectivas áreas pessoais (/home/nome-de-login). Como era na configuração de um desses arquivos o problema, o "extremo necessário" seria apagar esses arquivos, não reinstalar o sistema.

Teeckot

Sim irtigor, eu já havia alterado todas as permissões da pasta /home/usuario-com-defeito, recursivamente, e feito uns testes apagando as pastas de configuração dos programas que apresentaram erro, penso que deve existir um arquivo nas pastas do sistema que gerencie os usuários, onde fica os poderes que cada usuário possui e coisas do gênero.
Cogitei apagar todos os arquivos da pasta do usuário, mas como pensei que apagaria também as configurações que eu estava evitando perder, resolvi ser mais extremo ainda e configurar tudo do zero para evitar que alguma das alterações que fiz tentando resolver causasse problemas mais tarde(fiz muita coisa com o sudo e instalei/desinstalei alguns programas para testar se tinha resolvido).

Mas muito obrigado pela ajuda

irtigor

Não existe da maneira que imagina, a alteração era no diretório pessoal (e a minha sugestão - completa - provavelmente mostraria), mas como o sistema foi reinstalado, fica por isso.

[]'s