Inicialização um tanto lenta depois do Dual-Boot Windows 7 e Ubuntu 12.04 LTS

Iniciado por Johnas48, 28 de Abril de 2013, 07:17

tópico anterior - próximo tópico

Johnas48

Notei que a inicialização do Windows está um tanto lenta depois da instalação do Ubuntu 12.04 LTS  em dual-boot; sabe aquele logo do Winndows 7 na inicialização? Agora demora uns 17 segundos para começar a carregar o Windows, depois cerca de 15 segundo para que Windows esteja totalmente carregado. Antes do dual-boot aquele logo do Windows demorava no máximo entre 7 e 13 segundos pra carregar e depois 12 segundos para que a área de trabalho esteja pronto para trabalho.

Cada sistema está instalado em HDD distintos, apenas compartilhando diretórios (/home, Linux) e (Windows Bibliotecas) em partições dos HDs distintos.

Configuração dos HDs:

/dev/sda
/dev/sda1 ntfs               104 MB                     Reservado pelo sistema Windows 7
/dev/sda2 ntfs                685,21 GB                 Partição (C:) onde o Windows 7 está instalado
/dv/sda3   ext4                290.1 GB                   Partição /home do Ubuntu, documentos, backup  e arquivos VMware Ws.

/dev/sdb
/dev/sdb1 ntfs                 685,31 GB               Partição para documentos, backup  e arquivos VMware Ws.
/dev/sdb2 ext4                 288.2 GB                 Partição ''/' Raiz' do Ubuntu
/dev/sdb5 swap                2045 MB (GB)          Partição Swap memória reservada do Ubuntu

O gerenciador de boot está na /dev/sda

Será que pode ser o gerenciador de boot do Ubuntu (GRUB), que está causando essa lentidão na inicialização do Windows 7?

clodoaldops

Meu ci3 + 2gb/ram + 320gb/hd com w7hb + lm13 não apresenta esse problema.
http://i.imgur.com/6En4uIZ.png

Meu netbook só tem linux (Ubuntu + LM) e tbém não notei "atrazo" p/ iniciar SO

Johnas48

Acredito que seja o gerenciador de boot (GRUB) que está atrasando a inicialização do Windows, não sei o que irei fazer. Mas pretendo usar o gerenciador de boot da placa mãe F8 para selecionar qual HD dar boot, sendo assim instalar GRUB na HD 2 /dev/sdb. Cada sistema com seu gerenciador de inicialização. Cada sistema no HD com seu gerenciador de boot.

Talvez irei mudar as configurações dos HDs na placa mãe!

clodoaldops

Com 2 hd's eu gosto de deixar sda só com windows (sistema + bkp) e sdb só com linux (/ + swap + /home)

Johnas48

Citação de: clodoaldops online 28 de Abril de 2013, 16:48
Com 2 hd's eu gosto de deixar sda só com windows (sistema + bkp) e sdb só com linux (/ + swap + /home)

Problema é que se o HD falha baubau sistema + arquivos......por isso é sempre bom ter um HD secundário.

Trabalho com arquivos sensíveis, por isso  tanta preocupação em ter meus dados num HD secundário, posso ter uma cópia do backup no HD primário e secundário, logo prezo pela segurança e confiabilidade.

Johnas48

Irei deixar do jeito que está mesmo, o Windows perdeu o gerenciador de boot, que GRUB está gerenciando ambos sistemas. Futuramente pretendo instalar o GRUB na /dev/sdb daí o Windows não perde o gerenciador de disco, logo é só escolher qual HD dar boot pela placa mãe (F8).

Hoje pela manhã notei que Windows está inicializando na velocidade normal. Windows tem essas variações de velocidade, que naturalmente conhecemos, ás vezes parece que está doente, outras nem tanto....rsrsrs (isso não acontece no GNU/Linux) Dois anos usando Linux, dois anos de felicidade! (nunca precisei formatar) (!)

clodoaldops

Eu particularmente prefiro deixar assim

sda1...ntfs...reservado sistema
sda2...ntfs...windows-7
sda3...swap
sda4...ext4.../...linux

sdb...ntfs...todo HD >> exclusivo p/ guardar meus arquivos