Não querendo fugir do escopo do tópico...
Cara, como o Ubuntu está ficando pesado. É uma quantidade imensa de gente vindo aqui no fórum, falando que instalou o 13.04 e que está devagar e travando. Há uns 2 anos e meio, quando comecei no mundo Linux, me impressionava como o Ubuntu era rápido, com o desktop Gnome (Lucid 10.04). E na época existia distros e desktops mais leves ainda, quer dizer, o Gnome não era visto como algo tão rápido, mas também não era uma tartaruga. E eu falava para todo mundo que Linux era rápido, muito ágil.
Dois anos e meio depois, usando a prévia do 13.10, em um core i7 de 4ª geração, 4 núcleos reais (8 por hiper-threading), não suportei a lerdeza do Unity e migreu para o Xfce.
Acho incrível como a Canonical não percebe (ou faz vista grossa) que muitos, mas muitos usuários, tem hardware antigo ou modesto. Era só desabilitar alguns recursos do Unity, nada muito complicado. E pelo que percebo, o pessoal em geral não sabe que existe alternativas mais leves, a única palavra que vem nas mentes das pessoas é o "ubuntu". Sem X, L, K...
Daí entramos na questão do servidor gráfico... será que o Mir promete ser mais rápido que o Xorg mesmo? Ou o gargalo está em outro lugar?
go go alternativas