Autor Tópico: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.  (Lida 244660 vezes)

Creto

  • Visitante
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #345 Online: 04 de Outubro de 2013, 12:35 »
Obrigado pelo link Joluca.

Mas lendo o texto, dá para inferir que nenhuma grande distro utiliza ainda o Wayland.
(...)
Sim é verdade, mas usarão em breve e o KDE, ou melhor as distros com KDE pelo que me parece sera com wayland então continuarei na minha preferência de sempre, sempre ;)

T+

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #346 Online: 04 de Outubro de 2013, 12:36 »
Gente, como já dito, a Canonical não é a vendinha da esquina. É uma empresa famosa (a maior do GNU/Linux), com programadores sérios e que sabem muito mais do que nós. Vocês acham que eles vão fazer as coisas sem pensar assim? Acham que não estão cientes de tudo isso que vocês ficam reclamando?

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #347 Online: 04 de Outubro de 2013, 12:51 »
Renan, você é mais novo do que eu no mundo Linux.

Pegou a versão 12.10? Tem ideia de quantos bugs tinha nessa versão?

Tem ideia do quanto o Unity era fluído no 12.04 em relação aos anteriores?

Renan, tudo tem bugs, independente da distro e plataforma, tudo precisa ser corrigido, não é só porque os programadores são bons quer dizer que eles façam um software perfeito!!

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #348 Online: 04 de Outubro de 2013, 13:10 »
Mas lendo o texto, dá para inferir que nenhuma grande distro utiliza ainda o Wayland. Sendo assim, a Canonical pode realmente dar o pulo do gato com o Mir.
Mas há o Fedora, que inclusive incluirá o XWayland por padrão na próxima versão. Além disso, pretendem colocar o Wayland como server padrão na versão 21.
Sem falar nos desenvolvedores do Enlightment, GNOME e KDE, que atualmente concentram seus esforços intensamente na portabilidade de seus aplicativos e ferramentas para o Wayland (por tabela, distros que utilizam esses ambientes também deverão utilizar o Wayland).

Único porém é o seguinte: será que lançar o Mir nuna versão LTS será algo "confiável"?
Ao que parece, o Ubuntu 12.04 sequer virá com o XMir, que dirá com o Mir. (o que concordo plenamente, pois em minha opinião versões LTS devem utilizar aplicativos e ferramentas maduras e estáveis, dado o seu longo suporte). Digo isso pois já há conversas para a manutenção do GNOME 3.8 para esta versão, conforme indicado no link abaixo:
http://www.webupd8.org/2013/10/ubuntu-1404-lts-to-stay-on-gtkgnome-38.html

Acho que os devs da Canonical perceberam o quão arriscado é colocar uma nova ferramenta ou aplicativo (sendo estes ainda imaturos e pouco testados) numa versão LTS (leia-se Unity e Ubuntu 12.04)

Abraço.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2013, 13:12 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #349 Online: 04 de Outubro de 2013, 13:11 »
Eita, já tá pra sair a 13.10 e eu voando.
Alguém testou o MIR? Ficou mais fluído do que o X?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline kalix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #350 Online: 04 de Outubro de 2013, 13:16 »
sei que não de praxe da canonical, mas devido a esses problemas seria uma boa ela mudar o cronograma de lançamento da versão 14.04 ja que ainda ha muito tempo de suporte para a versão 12.04

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #351 Online: 04 de Outubro de 2013, 13:42 »
Mas lendo o texto, dá para inferir que nenhuma grande distro utiliza ainda o Wayland. Sendo assim, a Canonical pode realmente dar o pulo do gato com o Mir.

Não sei... era pro 13.10 trazer o XMir com unity 7 por padrão, e já foi adiado, então o Mir puro com Unity 8 tem chances de se adiando também. Já do lado do Wayland, o maior entrave é que o GNOME/KDE ainda não funcionam por completo, e nenhum envolvido/distro, está interessado em rodar a sessão inteira, dentro do XWayland. Mesmo assim, o fedora 20 (que deve sair em dezembro) deve ter o Wayland como opcional (se o GNOME já estiver "usável"), e se nada mudar, dá pra esperar que na segunda metade de ano quem, surjam as primeiras distro com o Wayland por padrão.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #352 Online: 04 de Outubro de 2013, 17:32 »
Mas lendo o texto, dá para inferir que nenhuma grande distro utiliza ainda o Wayland. Sendo assim, a Canonical pode realmente dar o pulo do gato com o Mir.

Não sei... era pro 13.10 trazer o XMir com unity 7 por padrão, e já foi adiado, então o Mir puro com Unity 8 tem chances de se adiando também. Já do lado do Wayland, o maior entrave é que o GNOME/KDE ainda não funcionam por completo, e nenhum envolvido/distro, está interessado em rodar a sessão inteira, dentro do XWayland. Mesmo assim, o fedora 20 (que deve sair em dezembro) deve ter o Wayland como opcional (se o GNOME já estiver "usável"), e se nada mudar, dá pra esperar que na segunda metade de ano quem, surjam as primeiras distro com o Wayland por padrão.

Pois é.

Acho que uma mudança radical dessas tem que ser feita com calma mesmo, especialmente no caso da Canonical (já que o Ubuntu 14.04 será uma versão LTS).

Como o Fedora é uma distro mais agressiva que o Ubuntu (especialmente quando comparada a versões LTS do Ubuntu), no sentido de incluir pacotes e ferramentas mais recentes, acredito que os devs dela conseguirão implantar o Wayland na versão 21 da distro (a depender de como estará o porte do GNOME até lá, obviamente).

Analisando o momento atual e o "andar da carruagem", acredito que o Mir se tornará quase que uma ferramenta exclusiva da Canonical (tal qual o Unity), com as demais distros partindo pro Wayland ou continuando no X por mais algum tempo.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #353 Online: 04 de Outubro de 2013, 18:12 »
Citar
Analisando o momento atual e o "andar da carruagem", acredito que o Mir se tornará quase que uma ferramenta exclusiva da Canonical (tal qual o Unity), com as demais distros partindo pro Wayland ou continuando no X por mais algum tempo.

Também acho isso. O Mir irá ser o novo "Unity" do ubuntu.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"


Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #355 Online: 04 de Outubro de 2013, 21:19 »
Não querendo fugir do escopo do tópico...

Cara, como o Ubuntu está ficando pesado. É uma quantidade imensa de gente vindo aqui no fórum, falando que instalou o 13.04 e que está devagar e travando. Há uns 2 anos e meio, quando comecei no mundo Linux, me impressionava como o Ubuntu era rápido, com o desktop Gnome (Lucid 10.04). E na época existia distros e desktops mais leves ainda, quer dizer, o Gnome não era visto como algo tão rápido, mas também não era uma tartaruga. E eu falava para todo mundo que Linux era rápido, muito ágil.

Dois anos e meio depois, usando a prévia do 13.10, em um core i7 de 4ª geração, 4 núcleos reais (8 por hiper-threading), não suportei a lerdeza do Unity e migreu para o Xfce.

Acho incrível como a Canonical não percebe (ou faz vista grossa) que muitos, mas muitos usuários, tem hardware antigo ou modesto. Era só desabilitar alguns recursos do Unity, nada muito complicado. E pelo que percebo, o pessoal em geral não sabe que existe alternativas mais leves, a única palavra que vem nas mentes das pessoas é o "ubuntu". Sem X, L, K...

Daí entramos na questão do servidor gráfico... será que o Mir promete ser mais rápido que o Xorg mesmo? Ou o gargalo está em outro lugar?

go go alternativas
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Creto

  • Visitante
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #356 Online: 05 de Outubro de 2013, 12:47 »
(...)
Acham que não estão cientes de tudo isso que vocês ficam reclamando?
Renan, primeiro leia tudo acima, de usuários muito mais experientes..., depois saiba que se a Canonical sabe do que estamos reclamando você mesmo conclui a história, por bem dela ela usa ou não o MIR, por minha causa que não quero pouco importa, sabe porque né?!!!
(...) É uma empresa famosa (a maior do GNU/Linux) a meu ver a maior é a Red Hat

Valeu
;)

T+

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #357 Online: 16 de Outubro de 2013, 18:17 »
13.10 oficialmente sai amanhã...

Mas já está disponível aqui => http://cdimage.ubuntu.com/daily-live/current/

com data de hoje, 16/10
« Última modificação: 16 de Outubro de 2013, 18:19 por Tota »

Offline dariomgsilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #358 Online: 17 de Outubro de 2013, 08:01 »
13.10 oficialmente sai amanhã...

Mas já está disponível aqui => http://cdimage.ubuntu.com/daily-live/current/

com data de hoje, 16/10

Será que vem facilitado para os users que tem PC com o sistema uefi boot

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #359 Online: 17 de Outubro de 2013, 09:35 »
A versão final já está disponível também aqui no servidor da UFPR

http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/releases/saucy/

Abraços.