Autor Tópico: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.  (Lida 244673 vezes)

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #30 Online: 06 de Maio de 2013, 09:39 »
Concordo que esse foi o codinome mais simples já feito para o ubuntu. Poderiam continuar nessa linha.

Mas, falando desse assunto, até hoje não entendo por quê o Mark não colocou o nome do 12.04 de "perfect penguin"... Puxa vida, ia ser muito da hora! E era o momento certo, no tempo certo, com um nome certo. Agora sabe lá quando teremos essa oportunidade de novo.  :-\
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #31 Online: 06 de Maio de 2013, 11:40 »
Concordo que esse foi o codinome mais simples já feito para o ubuntu. Poderiam continuar nessa linha.

Mas, falando desse assunto, até hoje não entendo por quê o Mark não colocou o nome do 12.04 de "perfect penguin"... Puxa vida, ia ser muito da hora! E era o momento certo, no tempo certo, com um nome certo. Agora sabe lá quando teremos essa oportunidade de novo.  :-\

Acho que nomes assim (perfect penguin) nunca serão utilizados, pois perfeição é um objetivo ad eternum, ou seja, algo que nunca se alcança e sempre se busca.

Seria muita pretensão dizer que algo é perfeito, você não acha? Assim como muitos gostam da versão 12.04 (inclusive eu), muitos outros vão dizer que não.

Depois... se algo chegou na perfeição o que vem depois dela? Hehehehe.
« Última modificação: 06 de Maio de 2013, 11:43 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #32 Online: 06 de Maio de 2013, 14:38 »

Seria muita pretensão dizer que algo é perfeito, você não acha? Assim como muitos gostam da versão 12.04 (inclusive eu), muitos outros vão dizer que não.

Depois... se algo chegou na perfeição o que vem depois dela? Hehehehe.

Mas é apenas um codinome, não significa que a versão 12.04 seria perfeita (coisa que não é). É a mesma coisa que dizer que a versão 13.10 será uma versão "atrevida". Ou a versão 7.04 foi uma versão "fedida" (feisty fawn - cervo fedorento).  O codinome só diria que o pinguin era perfeito, não a distro em si. :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #33 Online: 06 de Maio de 2013, 14:53 »
Mas é apenas um codinome, não significa que a versão 12.04 seria perfeita (coisa que não é). É a mesma coisa que dizer que a versão 13.10 será uma versão "atrevida". Ou a versão 7.04 foi uma versão "fedida" (feisty fawn - cervo fedorento).  O codinome só diria que o pinguin era perfeito, não a distro em si. :D

Mas neste caso é inevitável a associação, já que pinguin é o mascote/símbolo do linux e perfeição... o nome já diz tudo, então indicariam algo que o desenvolvedor poderia não querer transmitir, que aquela específica versão seria a perfeita.

Nos outros casos (13.10 será uma versão "atrevida". Ou a versão 7.04 foi uma versão "fedida") é bem diferente a mensagem, ao menos no meu entendimento.

De qualquer forma o nome é sim interessante e quando falei em pretensão, que fique bem claro, seria a do desenvolvedor do Ubuntu usar algo remetendo a suposta perfeição daquela distro frente as outras e não a uma pretensão sua, ok.
« Última modificação: 06 de Maio de 2013, 14:56 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #34 Online: 06 de Maio de 2013, 15:06 »

De qualquer forma o nome é sim interessante e quando falei em pretensão, que fique bem claro, seria a do desenvolvedor do Ubuntu usar algo remetendo a suposta perfeição daquela distro frente as outras e não a uma pretensão sua, ok.

Muito interessante, mas agora já era... Bola pra frente.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #35 Online: 06 de Maio de 2013, 16:45 »
Sinceramente, seria melhor se a Canonical parasse com esse ciclo de desenvolvimento, mal lançam uma versão, já pensando na outra.

Ela deveria se concentrar numa versão e corrigir os bugs que tem nela, não fazendo uma salada de versões.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #36 Online: 06 de Maio de 2013, 17:57 »
Sinceramente, seria melhor se a Canonical parasse com esse ciclo de desenvolvimento, mal lançam uma versão, já pensando na outra.

Ela deveria se concentrar numa versão e corrigir os bugs que tem nela, não fazendo uma salada de versões.

Isso já foi considerado:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,103036.0.html

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #37 Online: 09 de Maio de 2013, 09:36 »
Concordo que esse foi o codinome mais simples já feito para o ubuntu. Poderiam continuar nessa linha.

Mas, falando desse assunto, até hoje não entendo por quê o Mark não colocou o nome do 12.04 de "perfect penguin"... Puxa vida, ia ser muito da hora! E era o momento certo, no tempo certo, com um nome certo. Agora sabe lá quando teremos essa oportunidade de novo.  :-\

Acho que nomes assim (perfect penguin) nunca serão utilizados, pois perfeição é um objetivo ad eternum, ou seja, algo que nunca se alcança e sempre se busca.

Seria muita pretensão dizer que algo é perfeito, você não acha? Assim como muitos gostam da versão 12.04 (inclusive eu), muitos outros vão dizer que não.

Depois... se algo chegou na perfeição o que vem depois dela? Hehehehe.

Concordo, adjetivos como Lucido, cármico, grisalho, alegre, elegante, irritável, agressivo (ou resoluto para "Feisty"), etc... são adjetivos que remetem a uma personalidade, ou a uma aparência que agrega uma característica humana ao Ubuntu (apesar de ser associado a um animal). Por isso o símbolo durante a tela de carregamento do LiveCD é "humano=máquina". A ideia é associar a imagem do Ubuntu a algo intuitivo e confortável para o usuário e com personalidade.
Além disso, a partir da terceira versão do Ubuntu eles passaram a ordenar os nomes em ordem alfabética e a gente já passou do "p" no "precise pangolin".
E parando pra pensar, um humano não pode ser perfeito, mas pode ser preciso.
Mas concordo com o garfo, em termos, e acho que um adjetivo que remetesse a precisão seria melhor adequado ao 12.04... poderia ter sido "precise penguim", por que não? Porém, é preciso pensar, se o próximo LTS já com o Mir superar a "perfeição", ou "precisão" do 12.04 como ficaria... a gente iria dizer: _poxa... esse é que deveria ser o precise..._
Não tem jeito... se não fossem as regras de ordem alfabética e de não repetição seria pior.  
« Última modificação: 09 de Maio de 2013, 09:38 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #38 Online: 09 de Maio de 2013, 09:50 »
Sinceramente, seria melhor se a Canonical parasse com esse ciclo de desenvolvimento, mal lançam uma versão, já pensando na outra.

Ela deveria se concentrar numa versão e corrigir os bugs que tem nela, não fazendo uma salada de versões.

Pô cara, isso é feito para agradar também os entusiastas em computação e para que alguns usuários mais experientes não precisem ficar usando muito PPAs, ou outras gambiarras que deixem o sistema instável, para ter versões recentes de softwares e de kernel. Isso de estar sempre pensando na próxima versão não atrapalha o desenvolvimento, só acelera... o kernel linux está sempre em continuo desenvolvimento as distros acabam sempre estando também e essa movimentação faz com que as ideias fiquem arejadas e não engessadas como na M$. As distros ."rpm" sempre fizeram isso. Se eu não me engano o Ubuntu é a única distro ".deb" que faz isso, ou pelo menos foi a pioneira, pois acho que o ciclo do Mint ficou semestral recentemente também, me corrijam se eu estiver errado, pois não tenho certeza.
Essa proposta é a de compartilhar de forma menos espaçada o ciclo de desenvolvimento com a comunidade, ou seja, a transição entre uma versão e outra. Eu sempre creio que as versões do mês 10 são menos estáveis em seu lançamento que as do mês 04, pois na do mês 04 eu sempre sinto que foi só um aperfeiçoamento da do 10. Mas eu gosto de testar todas, aprendo muito com isso.
Só acho que nos sites para download, a primeira versão sugerida deveria ser sempre a LTS, com uma explicação padrão do porquê, como já mencionei em outro tópico.
« Última modificação: 09 de Maio de 2013, 09:58 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline cordeiroyuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Erro ao instalar Twinkle
« Resposta #39 Online: 15 de Maio de 2013, 00:17 »
Turma, tudo bom?

Eu tentei instalar o Twinkle pelo comando sudo apt-get install twinkle e eu recebo a seguinte mensagem:

Citar
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível encontrar o pacote twinkle

Alguém pode me ajudar ?

A versão do meu Ubuntu é 13.10!
Atenciosamente,
Yuri Cordeiro.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #40 Online: 15 de Maio de 2013, 02:08 »
Como essa não é uma versão estável o suporte/discussão só pode ocorrer na noticia fixada.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #42 Online: 08 de Junho de 2013, 08:34 »
« Última modificação: 09 de Junho de 2013, 09:54 por jomafras »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline edson_spbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #43 Online: 08 de Junho de 2013, 21:45 »

Chromium como padrão no lugar do Firefox.


Sempre usei o Chromium, mas admito que hj o Firefox tá melhor.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Começa o ciclo do Ubuntu 13.10-Saucy Salamander-Tópico Oficial.
« Resposta #44 Online: 10 de Junho de 2013, 01:24 »
Estou usando desde ontem cedo o 13.10, estou no Live (a imagem está no próprio HD, dei boot sem CD ou pen drive). O sistema não está ruim, está até que estável, salvo que deu pau 3 vezes no Unity de reinicializar a interface, mas até aí não travou e não precisei reiniciar, acho que o Unity está ficando mais esperto. Vamos ver até onde o sistema aguenta, já instalei alguns programas (creio eu que estão todos na memória RAM!), como Synaptic, Gimp, Shutter, F2FS-tools, flashbench...

Notei que o screenshot não está mais funcionando, na hora de salvar a imagem ela fica toda preta. Instalei o Shutter para contornar o problema, e notei que ele está com um bocado de problemas, fica dando erro a todo momento, e em certas ocasiões não é possível se tirar um screenshot (igual ao screenshot nativo do Ubuntu, a imagem fica toda preta), alguém mais notou?

Formatei um cartão SD para F2FS, mas o sistema em geral não reconhece (Nautilus, auto montagem de dispositivos). Preciso dar um sudo modprobe f2fs para subir o módulo do F2FS, e para montar o dispositivo tem que ser manualmente, com sudo mount -t f2fs /dev/sdbX /media. Pelo menos o kernel está reconhecendo legal esse sistema de arquivo. Eu queria instalar o Ubuntu com esse F2FS, mas o instalador (Ubiquity) não reconhece, e me parece que o Grub também não (até aí daria para separar o /boot em EXT4, e a / em F2FS, o problema é o Ubiquity!). Será que até o lançamento terá um suporte maior?

Com esses notebooks e tablets vindo com SSD's, seria interessante poder instalar o Ubuntu em F2FS, pois esse sistema de arquivo está sendo desenvolvido especificamente para dispositivos de memória flash (SSD, pen drives, cartões de memória...). Até dá para usar o EXT4 nesses dispositivos, mas é preciso saber configurar de forma que fique otimizado, e ainda tem que tomar cuidado com o sistema de journaling, que pode diminuir o tempo de vida útil desses dispositivos (em outras palavras, o trabalho é maior).

Uma coisa que notei é que tem umas bibliotecas do wayland já instalados no sistema. O Ubuntu não ia migrar para o Mir?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !