Autor Tópico: Não sei como limpar o sistema com o Ubuntu Tweak (Resolvido)  (Lida 5785 vezes)

Offline Democrata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Não sei como limpar o sistema com o Ubuntu Tweak (Resolvido)
« Online: 10 de Abril de 2013, 21:17 »
Olá a todos
Sou usuário iniciante de Linux e tenho instalado o Ubuntu 12.04.2 LTS. Acontece que eu instalei o Ubuntu Tweak
e não sei lidar com ele no tocante à limpeza do sistema.
Aplicativos, Pessoal e Sistema. Marco tudo para limpar (no lado esquerdo e direito), menos os Kernels mais antigos.
Depois, não encontro um ícone para clicar para efetuar a limpeza. Francamente amigos, pode ser tão simples, mas
eu não estou conseguindo limpar o sistema com este aplicativo versão 0.8.3.
Nas minha tentativas, não sei como, ele já me removeu o kernel 3.2 mais antigo. Queria ficar com todos.
O botão (ícone da vassoura) não funciona.

Então, peço um favor (dica) para tentar resolver esta falta de intimidade com o programa - limpeza.

Obrigado desde já.




 
« Última modificação: 12 de Abril de 2013, 00:28 por Democrata »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Não sei como limpar o sistema com o Ubuntu Tweak
« Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2013, 22:11 »
Ola

Não sei responder sua duvida pois nunca usei o tweak, mas como sou "das antigas", posso sugerir em terminal
Código: [Selecionar]
sudo apt-get autoremove && sudo apt-get autoclean
Pelo menos eu vejo o que vai ser "limpo".

Enquanto ninguém reaponder, vá usando as ferramentas de limpeza em terminal

[]'s

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Não sei como limpar o sistema com o Ubuntu Tweak
« Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2013, 22:19 »
Da última vez que usei o Tweak, ele inutilizou meu sistema.! Tive que reinstalar.!

Eu sou igual ao Tota, prefiro o terminal.!

Offline Democrata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Não sei como limpar o sistema com o Ubuntu Tweak
« Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2013, 02:37 »
Ola

Não sei responder sua duvida pois nunca usei o tweak, mas como sou "das antigas", posso sugerir em terminal
Código: [Selecionar]
sudo apt-get autoremove && sudo apt-get autoclean
Pelo menos eu vejo o que vai ser "limpo".

Enquanto ninguém reaponder, vá usando as ferramentas de limpeza em terminal

[]'s


Caro amigo, obrigado por sua resposta. Copiei e colei os comandos acima no terminal e para minha surpresa,
o que me foi oferecido para remover do sistema e ganhar um pouquinho a mais de espaço no disco HD não
me interessou. linux-headers-3.5.23 e outro generic. Então este aplicativo Ubuntu Tweak não me interessa.
Pegando um gancho no tópico, como faço para desinstalar este aplicativo via terminal se ele foi adicionado
quando instalou na lista de fontes (sources.list) ? Poderia ser apenas um simples comando no terminal como
este: sudo apt-get remove ubuntu tweak . Fica aqui também, aberta a pergunta para que um outro usuário
possa responder também. Não tenho pressa e fico no aguardo.

Obrigado e abraços.  ;)

clodoaldops

  • Visitante
Re: Não sei como limpar o sistema com o Ubuntu Tweak
« Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2013, 08:43 »
Da última vez que usei o Tweak, ele inutilizou meu sistema.! Tive que reinstalar.!
Eu sou igual ao Tota, prefiro o terminal.!

-isso tbém já me ocorreu
-por isso agora só uso o terminal

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Não sei como limpar o sistema com o Ubuntu Tweak
« Resposta #5 Online: 11 de Abril de 2013, 09:08 »
O Ubuntu-Tweak por vezes sofre algumas anomalias quanto à exibição na tela; tente voltar ao modo janela e depois maximar novamente. O botão limpar aparece no canto inferior direito da tela.
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.195
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Não sei como limpar o sistema com o Ubuntu Tweak
« Resposta #6 Online: 11 de Abril de 2013, 09:44 »
Ola

Não sei responder sua duvida pois nunca usei o tweak, mas como sou "das antigas", posso sugerir em terminal
Código: [Selecionar]
sudo apt-get autoremove && sudo apt-get autoclean
Pelo menos eu vejo o que vai ser "limpo".

Enquanto ninguém reaponder, vá usando as ferramentas de limpeza em terminal

[]'s


Caro amigo, obrigado por sua resposta. Copiei e colei os comandos acima no terminal e para minha surpresa,
o que me foi oferecido para remover do sistema e ganhar um pouquinho a mais de espaço no disco HD não
me interessou. linux-headers-3.5.23 e outro generic. Então este aplicativo Ubuntu Tweak não me interessa.
Pegando um gancho no tópico, como faço para desinstalar este aplicativo via terminal se ele foi adicionado
quando instalou na lista de fontes (sources.list) ? Poderia ser apenas um simples comando no terminal como
este: sudo apt-get remove ubuntu tweak . Fica aqui também, aberta a pergunta para que um outro usuário
possa responder também. Não tenho pressa e fico no aguardo.

Obrigado e abraços.  ;)

Para remover:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge ubuntu-tweak
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Não sei como limpar o sistema com o Ubuntu Tweak
« Resposta #7 Online: 11 de Abril de 2013, 10:45 »
Caro amigo, obrigado por sua resposta. Copiei e colei os comandos acima no terminal e para minha surpresa,
o que me foi oferecido para remover do sistema e ganhar um pouquinho a mais de espaço no disco HD não
me interessou. linux-headers-3.5.23 e outro generic. Então este aplicativo Ubuntu Tweak não me interessa.

Então o que quer "limpar" no sistema, já que o GNU/Linux não precisa ser limpo?

Você estaria interessado em que? Desfragmentar? Não precisa. Limpar arquivos temporários? Não precisa. Remover arquivos de log antigos? Não precisa. Remover arquivos não mais utilizados? Já respondemos.

Então, se desejar, informe o que é realmente o seu conceito de "limpar" o sistema.

[]'s

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Não sei como limpar o sistema com o Ubuntu Tweak
« Resposta #8 Online: 11 de Abril de 2013, 11:53 »
Essa novos usuários vem do windows, ai vem com a ideia pre-concebida que no gnu/linux precisa usar ccleaner e congêneres ou desfragmentadores e congêneres ou antivirus e congêneres.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Democrata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Não sei como limpar o sistema com o Ubuntu Tweak
« Resposta #9 Online: 11 de Abril de 2013, 22:05 »
O Ubuntu-Tweak por vezes sofre algumas anomalias quanto à exibição na tela; tente voltar ao modo janela e depois maximar novamente. O botão limpar aparece no canto inferior direito da tela.

Obrigado.

Perfeita é a sua resposta. O programa tem um bug na parte gráfica (GUI) que ao abrir a aba limpeza a parte gráfica dele não cobre toda a área
de trabalho. Fica aparecendo na parte inferior o papel de parede do desktop. Então é só simular(no meu caso) alguma limpeza e depois
minimizar a janela do aplicativo para o dock ou painel à esquerda e abrir novamente. Sim, o botão limpeza para clicar, aparece à direita na parte
inferior da tela.

Valeu amigo. Abraços


Offline Democrata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Não sei como limpar o sistema com o Ubuntu Tweak
« Resposta #10 Online: 11 de Abril de 2013, 22:43 »
Essa novos usuários vem do windows, ai vem com a ideia pre-concebida que no gnu/linux precisa usar ccleaner e congêneres ou desfragmentadores e congêneres ou antivirus e congêneres.


Olá.

Não fique chateado com alguma pergunta ou resposta que postei no fórum. Sim, sou usuário de Windows 7 , e quando resolvi instalar o Ubuntu
Linux 12.04.2 na minha máquina, perguntei a alguns amigos de trabalho que me indicaram esta distribuição. GNU/Linux é GNU Linux e Windows
é Windows. Portanto são dos OSs diferentes. Não vim com nenhuma ideia pré-concebida rodando GNU/Linux e pensando em Windows.
Já sabia que o sistema não necessitava de antivírus, desfragmentação etc. Antes de postar no fórum faço pesquisa na internet (google) sobre
o Ubuntu quando tenho alguma dúvida de como fazer para resolver algum problema.

O que eu já fiz após a instalação do sistema: atualização do sistema, driver da Nvidia Ge Force 1mg ram . Este driver já foi atualizado novamente
pela Canonical +atualizações oferecidas periodicamente.

Voltei às barras normais porque não gostava das anteriores
Instalei o grub-customizer
Eliminei os relatórios de erros que o sistema apresentava de vez em quando porque não havia erros
Removi o gnome-screensaver e instalei o xcreensaver seguindo um tutorial pesquisado na internet (muito legal)

Todos os comandos usados estão anotados no meu caderno que fica da escrivaninha.

Além do Ubuntu Tweak e Google Chrome (este não sabia que havia um programa check Gmail) para verificar meus e-mails no Gmail. Além destes
não preciso de mais nada. Todos os aplicativos que preciso já vieram com o sistema.

O sistema é bem leve,estável e rápido. Tudo funciona aqui. Impressora HP e outras coisas mais. Até testei meu modem 3g usb e fornecendo alguns
dados ele funcionou.

Alertaram-me sobre o ambiente de trabalho Unity que é bem diferente. Lógico que eu estranhei. Depois de dois dias já me acostumei com ele.

Estou cansado dessas linguiças de menu iniciar e com o Unity já tenho ao lado esquerdo no painel- dock o que mais se precisa. Se eu quiser mais
alguma coisa nele é só arrastar o ícone do aplicativo que desejo para lá.

Boa sorte e desculpas pelo mal-entendido

 ;)


Offline Democrata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Não sei como limpar o sistema com o Ubuntu Tweak
« Resposta #11 Online: 11 de Abril de 2013, 22:53 »
Caro amigo, obrigado por sua resposta. Copiei e colei os comandos acima no terminal e para minha surpresa,
o que me foi oferecido para remover do sistema e ganhar um pouquinho a mais de espaço no disco HD não
me interessou. linux-headers-3.5.23 e outro generic. Então este aplicativo Ubuntu Tweak não me interessa.

Então o que quer "limpar" no sistema, já que o GNU/Linux não precisa ser limpo?

Você estaria interessado em que? Desfragmentar? Não precisa. Limpar arquivos temporários? Não precisa. Remover arquivos de log antigos? Não precisa. Remover arquivos não mais utilizados? Já respondemos.

Então, se desejar, informe o que é realmente o seu conceito de "limpar" o sistema.

[]'s

Olá Tota,

Já anotei os comandos fornecidos por você. Não se preocupe que só vou usar eles. Meu conceito de limpar o sistema? O mesmo que o seu, acredito.
Eu já entendi a mensagem que você passou para mim. Tranquilo! Vamos com Ubuntu 12.04 que é um excelente sistema operacional. OK?
Abraços amigo. Até mais  :D

Creto

  • Visitante
Re: Não sei como limpar o sistema com o Ubuntu Tweak
« Resposta #12 Online: 11 de Abril de 2013, 23:21 »
Opa,  como aqui tive tão bons mestres no GNU/Linux que agora sinto ter q discordar do... senão meu maior Prof. ha algumas coisinhas a sereno limpas sim, claro q não no sistema, mas q não deixam de serem limpezas.

Exemplo: o cache do apt q claro q esta ferramenta não faz,  mas é sempre bom lembrar.

T+

Offline Democrata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Não sei como limpar o sistema com o Ubuntu Tweak
« Resposta #13 Online: 12 de Abril de 2013, 00:28 »
Ola

Não sei responder sua duvida pois nunca usei o tweak, mas como sou "das antigas", posso sugerir em terminal
Código: [Selecionar]
sudo apt-get autoremove && sudo apt-get autoclean
Pelo menos eu vejo o que vai ser "limpo".

Enquanto ninguém reaponder, vá usando as ferramentas de limpeza em terminal

[]'s


Caro amigo, obrigado por sua resposta. Copiei e colei os comandos acima no terminal e para minha surpresa,
o que me foi oferecido para remover do sistema e ganhar um pouquinho a mais de espaço no disco HD não
me interessou. linux-headers-3.5.23 e outro generic. Então este aplicativo Ubuntu Tweak não me interessa.
Pegando um gancho no tópico, como faço para desinstalar este aplicativo via terminal se ele foi adicionado
quando instalou na lista de fontes (sources.list) ? Poderia ser apenas um simples comando no terminal como
este: sudo apt-get remove ubuntu tweak . Fica aqui também, aberta a pergunta para que um outro usuário
possa responder também. Não tenho pressa e fico no aguardo.

Obrigado e abraços.  ;)

Para remover:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge ubuntu-tweak

Olá Nomade.
Respondi a outros usuários e fiquei te devendo uma resposta. Motivo foi que tive que tentar resolver a lambança que a MS
com suas atualizações deu pau no Windows 7 dela (Esposa) no notebook. Ela não sabia e deixou fazer as mesmas. Pelo menos ela usou
Linux para verificar a notícia na net. Eles fizeram, agora vão consertar. Detonaram o sistema de arquivos NTFS. Eu dei sorte
porque escolhi apenas 2 itens para instalar. Então já pintou uma brecha para instalar no notebook dela o Ubuntu, rss...

Quanto a sua resposta, eu já anotei o comando, mas por enquanto eu só vou tirar o Ubuntu Tweak do painel - dock e mais
adiante removo ele. Eu não gosto de ficar removendo programas, mas voilá.

Eu coloquei em outra resposta que a placa de vídeo Ge Force tinha 1 mg ( não! é 1gb ram)

Boa sorte...

Abraços  ;)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Não sei como limpar o sistema com o Ubuntu Tweak
« Resposta #14 Online: 12 de Abril de 2013, 09:40 »
Ola

Exemplo: o cache do apt q claro q esta ferramenta não faz,  mas é sempre bom lembrar.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get autoremove && sudo apt-get autoclean

Mas então eu não sei o que fazer, pois sempre soube que clean e autoclean limpariam o cache do apt


http://askubuntu.com/questions/3167/what-is-difference-between-the-options-autoclean-autoremove-and-clean
Citar
From the apt-get man page:

    clean: clean clears out the local repository of retrieved package files. It removes everything but the lock file from /var/cache/apt/archives/ and /var/cache/apt/archives/partial/. When APT is used as a dselect(1) method, clean is run automatically. Those who do not use dselect will likely want to run apt-get clean from time to time to free up disk space.

    autoclean: Like clean, autoclean clears out the local repository of retrieved package files. The difference is that it only removes package files that can no longer be downloaded, and are largely useless. This allows a cache to be maintained over a long period without it growing out of control. The configuration option APT::Clean-Installed will prevent installed packages from being erased if it is set to off.

    autoremove: is used to remove packages that were automatically installed to satisfy dependencies for some package and that are no more needed.

[]'s