Autor Tópico: [Resolvido] Transferir partição raiz para outra partição no HD  (Lida 23298 vezes)

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Olá pessoal. Eu estive pesquisando como transferir o sistema de partição mas não obtive uma resposta clara. Meu HD está particionado conforme a imagem do Gparted abaixo.



O Windows 8 está instalado com 40GB, a partição raiz do Ubuntu 12.10 com 20GB, e minha pasta home com o restante do HD. Inicialmente eu deixei o windows 8 apenas para trabalhar no office, porém 40Gb se mostraram um tamanho pequeno para ele. Constantemente sofro com a mensagem de falta de espaço. Eu queria reduzir a partição home em 20GB, criar uma partição nova nesse espaço, transferir o sistema para a nova partição, e então extender a partição do windows 8 ocupando os 20GB anteriores do sistema.

Minha dúvida é: como eu faço para transferir os arquivos da partição raiz? Eu posso simplesmente copiar e colar os arquivos para a nova partição? Eu sei que  teria que editar o /etc/fstab com a UUID da nova partição e tal, mas minha preocupação é com as permissões e com qualquer outro arquivo que esteja relacionado a isso.

Obrigado.
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, 15:04 por rihoem »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Transferir partição raiz para outra partição no HD
« Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2013, 22:54 »
Pode, com o cp você teria que usar o "-a" ou equivalente pra preservar as permissões e links, mas eu faria uma imagem (clonezilla, presente no parted magic e outras distros live cd/pendrive). Fora isso, além de mexer no fstab, vai ser necessário recuperar o grub.

---
Outro programa que você pode considerar é o gparted (ele copia/cola partição, mantendo o UUID).

Outra coisa, tenha backup.
« Última modificação: 03 de Abril de 2013, 23:05 por irtigor »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Transferir partição raiz para outra partição no HD
« Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2013, 23:09 »
Independente de qual forma vc use pra copiar... faça isso a partir de um LiveCD. E tenha backup.

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Transferir partição raiz para outra partição no HD
« Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2013, 23:57 »
Pode, com o cp você teria que usar o "-a" ou equivalente pra preservar as permissões e links, mas eu faria uma imagem (clonezilla, presente no parted magic e outras distros live cd/pendrive). Fora isso, além de mexer no fstab, vai ser necessário recuperar o grub.

---
Outro programa que você pode considerar é o gparted (ele copia/cola partição, mantendo o UUID).

Outra coisa, tenha backup.

O Gparted é boa alternativa, usando um Live CD/DVD ou Live Pen Drive, como o zekkerj falou. Vc diminui a partição do /home e copia a partição do sistema para esse novo espaço (precisa ter o mesmo tamanho, exatamente o mesmo número de MB, eu nunca tentei diferente para saber se dá certo). O processo é bem Copiar e Colar mesmo, vc clica com o botão direito sobre a partição do sistema, escolhe "Copiar" e depois clica com o botão direito no espaço em vazio que terá após a /home, e escolhe "Colar". Se não me engano, até o UUID fica igual, e se não ficar dá para usar ferramenta para alterar esse número, de modo a ficar igual ao anterior.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Transferir partição raiz para outra partição no HD
« Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2013, 00:03 »
Citar
eu nunca tentei diferente para saber se dá certo
Dá. Mas demora muito mais, pq ele primeiro copia, depois redimensiona.

Mas... considere reinstalar sua máquina, da forma correta. Mover a partição do sistema pro fim do disco pode deixar seu sistema bem mais lento.

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Transferir partição raiz para outra partição no HD
« Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2013, 00:34 »
Citar
eu nunca tentei diferente para saber se dá certo
Dá. Mas demora muito mais, pq ele primeiro copia, depois redimensiona.

Mas... considere reinstalar sua máquina, da forma correta. Mover a partição do sistema pro fim do disco pode deixar seu sistema bem mais lento.


Eu pensava que ficava mais rápido. O fim representa o que? O meio do disco ou a borda?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Transferir partição raiz para outra partição no HD
« Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2013, 07:48 »
Citar
eu nunca tentei diferente para saber se dá certo
Dá. Mas demora muito mais, pq ele primeiro copia, depois redimensiona.

Mas... considere reinstalar sua máquina, da forma correta. Mover a partição do sistema pro fim do disco pode deixar seu sistema bem mais lento.


Eu pensava que ficava mais rápido. O fim representa o que? O meio do disco ou a borda?

O fim representa a borda, onde a rotação é menor, a "cabeça de leitura" percorre um trajeto maior para buscar a informação. O início é o centro do disco.
Desculpem é o contrário, a parte externa é a mais rápida.
Eu reinstalaria tudo do zero. Só redimensionava o Windows 8. Sempre prefiro instalações limpas quando possível.
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, 11:48 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Transferir partição raiz para outra partição no HD
« Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2013, 11:32 »
O fim representa a borda, onde a rotação é menor, a "cabeça de leitura" percorre um trajeto maior para buscar a informação. O início é o centro do disco.
Eu reinstalaria tudo do zero. Só redimensionava o Windows 8. Sempre prefiro instalações limpas quando possível.

Não seria o contrário?

A trilha zero que fica no cilindro zero é na borda externa do disco e a última trilha é no seu interior.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Transferir partição raiz para outra partição no HD
« Resposta #8 Online: 04 de Abril de 2013, 11:47 »
O fim representa a borda, onde a rotação é menor, a "cabeça de leitura" percorre um trajeto maior para buscar a informação. O início é o centro do disco.
Eu reinstalaria tudo do zero. Só redimensionava o Windows 8. Sempre prefiro instalações limpas quando possível.

Não seria o contrário?

A trilha zero que fica no cilindro zero é na borda externa do disco e a última trilha é no seu interior.


Desculpe. Você está correto. A parte externa é mais rápida do que a interna. Eu troquei as coisas.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Transferir partição raiz para outra partição no HD
« Resposta #9 Online: 04 de Abril de 2013, 11:53 »
Não importa se a parte externa ou externa é mais rápida, e sim se o início ou fim do disco é mais rápido. ;)
Pq qualquer que seja a parte escolhida para o início do disco (interna ou externa), é um fato!!! que o início do disco é mais rápido, e não é pouca coisa não.
A diferença de tempo de acesso entre a primeira e a última trilha do disco pode chegar a quase 50%.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Transferir partição raiz para outra partição no HD
« Resposta #10 Online: 04 de Abril de 2013, 13:07 »
Não importa se a parte externa ou externa é mais rápida, e sim se o início ou fim do disco é mais rápido. ;)
Pq qualquer que seja a parte escolhida para o início do disco (interna ou externa), é um fato!!! que o início do disco é mais rápido, e não é pouca coisa não.
A diferença de tempo de acesso entre a primeira e a última trilha do disco pode chegar a quase 50%.

Exato, o fato é que a parte interna tem tempo de acesso mais rápido, por ser menor. Mas a parte externa tem densidade maior, então suas taxas de leituras sequencias são mais altas que a interna. É isso que varia muito, dependendo de onde estão os dados isso pode variar de 40MB/s até mais de 80MB/s.

Então depende do que ele for fazer, abrir e fechar programas é melhor estar no começo do disco, para transferir dados é melhor estar no final do disco.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Transferir partição raiz para outra partição no HD
« Resposta #11 Online: 04 de Abril de 2013, 13:21 »
Nossa pessoal, muito obrigado pela ajuda.

Eu na verdade não estou muito preocupado com backup, pois o máximo que iria acontecer era eu perder a partição raiz, e ter que reinstalar o sistema de qualquer jeito. Eu sei que existe a possibilidade do gparted ferrar com tudo sem querer, inclusive minha home, mas eu tenho cópia dos meus arquivos principais no Ubuntu One pelo menos.

Vou inciar o ubuntu pelo pendrive, abrir o gparted e fazer como vocẽs comentaram: redimensionar a home, criar uma nova partição idêntica, e mandar copiar.
Depois edito o fstab e recupero o grub.

Eu também sempre tive dúvidas sobre esse aspecto de estar no começo ou final do HD. Eu sempre tive minhas partições de sistema no início do HD (ou, pelo menos, no início do mapa no gparted), e o desempenho sempre foi dentro do esperado. Esse iria ser o teste para verificar se melhora ou não. Acho que piorar não vai (pois senão seria inutilizável), mas se ficar muito ruim eu tiro tudo e particiono do jeito certo de uma vez.

Vou fazer isso agora e mais tarde posto os resultados :P

Valeu!

[Edit]

Perfeito, deu tudo certo. O gparted levou uma eternidade para copiar a partição, e no fim ainda sobrou um espaço não alocado de 1MB entre a partição do Windows e a minha home (não entendi o motivo, mas deixei assim mesmo já que deu tudo certo). Foi necessário apenas restaurar o grub e está tudo funcionando bem.

Valeu gente.
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, 15:03 por rihoem »

Offline waydson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Transferir partição raiz para outra partição no HD
« Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2014, 12:48 »
galera, alguém aí entende o gparted?
tô com aquele problema de espaço na partição raiz /
criei uma nova partição como ext4, entrei pelo live cd, copiei a partição raiz "/" para a nova partição tudo no live cd. Mostrou a nova partição com o tamanho copiado e com o tamanho livre tudo direitinho.
Daí quando entrei no ubuntu pelo hd. A nova partição / aumentou o tamanho utilizado para 51 gb.

ps: eu tinha criado a nova partição com 53 gb livres. e o espaço ocupado pelo minha antiga partição era 7,93 gb.
Alguém pode me dizer o que aconteceu ?
Grande abraço,


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: [Resolvido] Transferir partição raiz para outra partição no HD
« Resposta #13 Online: 30 de Setembro de 2014, 14:39 »
Eu entendo o gparted. Não entendi foi o que vc fez...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline waydson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Transferir partição raiz para outra partição no HD
« Resposta #14 Online: 30 de Setembro de 2014, 16:42 »
Ok. vou tentar detalhar.
O sistema informou a mensagem de disco raiz cheio.
apesar de ter 131 gb livres no meu hd.
Então pesquisei na internet e vi que o programa gparted pode gerenciar as partições do disco.
Então instalei o gparted.
Redimensionei a partição que tinha os 131 gb livres reduzindo-a em 53gb. 131-53= 78 gb livres.
e criei uma nova partição com 53 gb de espaço não alocado.
A minha partição raiz tem: 8.80gb e está com 7.24 gb ocupados. o sistema de arquivos dela é ext4.
Então criei a nova partição de 53 gb no sistema de arquivos ext4, ele foi chamada de /dev/sda11.
A partição raiz chama-se /dev/sda10.
No site da internet verifiquei que para alocar o espaço livre para a partição raiz (/dev/sda10) teria que copiá-la para a partição criada (/dev/sda11)
Quando tentei fazer isso não consegui.
Então vi uma orientação para rodar o gparted através  do linux rodando pelo cd ou por um pendrive. Fiz isso, e então consegui copiar a partição raiz (/dev/sda10) na partição criada (/dev/sda11).
A partição criada (/dev/sda11) ficou mostrando o espaço utilizado de 7,24 gb e espaço livre de 45,76 gb. Até aí tudo bem .
Não fiz nenhuma ação de montar ou redimensionar. Também não apaguei a partição raiz antiga (/dev/sda10). Reiniciei o computador rodando o linux pelo hd.
Ao rodar o gparted fiquei surpreso de ver a partição criada (/dev/sda11) com espaço utilizado de 51 gb.
e espaço livre de 2 gb.
Acho que ficou mais claro agora né?
Alguém pode me ajudar.
Ou a solução bruta é reinstalar o linux e refazer tudo com espaço maior?
Abraço,