Notebook travando.

Iniciado por matheus_de_ps, 02 de Abril de 2013, 00:40

tópico anterior - próximo tópico

matheus_de_ps

Boa noite, meu notebook tem "travado" algumas vezes tanto no Fedora quanto no Ubuntu e no BackTrack, neste último acho que de forma distinta.
No caso BackTrack o travamento se deu após o comando "ifconfig wlan0 up", algumas vezes sim, outras não.
Já de forma análoga, no Fedora e Ubuntu, travou geralmente ao navegar pelo Firefox e utilizando o LibreOffice.
O que diferiu o caso BackTrack dos demais foi que, aparentemente, neste travou totalmente enquanto naqueles o cursor do mouse ainda se movia.
Sendo assim acredito que o travamento total tenha sido de origem física enquanto o parcial de origem lógica.
Desconfiei do módulo da placa wireless "brcmsmac" mas mudei para o módulo proprietário "wl" e não adiantou.
Agora suspeito da interface gráfica Unity, já que o Gnome3(Fedora) é a base da mesma.

Detalhes: O notebook é novo, menos de um mês de uso, segue relatório gerado pelo software "Hardinfo".
No Debian Squeeze com "Gnome clássico" nunca travou.
Já testei memória ram, hd, processador e placa gráfica, mas não obtive qualquer anormalidade nos resultados.

Agradeço qualquer ajuda e, sobretudo, pela atenção.

Atenciosamente, Matheus.

Relatório:

Computer

Processor      : 8x Intel(R) Core(TM) i7-2670QM CPU @ 2.20GHz
Memory      : 8087MB (1442MB used)
Operating System      : Fedora release 18 (Spherical Cow)
User Name      : ps (Matheus)
Date/Time      : Ter 02 Abr 2013 00:27:23 BRT
-Display-
Resolution      : 1366x768 pixels
OpenGL Renderer      : Mesa DRI Intel(R) Sandybridge Mobile
X11 Vendor      : Fedora Project
-Multimedia-
Audio Adapter      : HDA-Intel - HDA Intel PCH
-Input Devices-
Lid Switch
Power Button
Sleep Button
Power Button
AT Translated Set 2 keyboard
SynPS/2 Synaptics TouchPad
Logitech USB Optical Mouse
Video Bus
Video Bus
HDA Intel PCH HDMI/DP,pcm      : 3=
HDA Intel PCH Mic
HDA Intel PCH Headphone
WebCam SCB-1100N
-Printers-
No printers found
-SCSI Disks-
ATA ST1000LM024 HN-M
TSSTcorp DVDWBD TS-LB23D

Tota

Ola

Travamentos em três distros distintas é realmente suspeito.

Qual SO veio instalado na máquina?

Verificou seu hardware com o memtest?

CitarSendo assim acredito que o travamento total tenha sido de origem física enquanto o parcial de origem lógica.

Não seria o caso de se suspeitar de algum problema de hardware?

Eu aconselharia a você a instalar o sistema original e com ele submeter a maquina a testes intensivos e exaustivos, caso o problema se repita, leve a uma assistência autorizada.

Maquinas novas estão sujeitas a defeitos também, mormente pentes de memórias e disco rígido.

Utilize por alguns dias o Ubuntu em modo live cd (testar o Ubuntu) e veja se o problema persiste, alias, com qual versão do Ubuntu obteve tais travamentos?

Se tem certeza que o travamento, que duvido, seja de sua placa broadcom, leia isto => http://pof.eslack.org/2012/05/23/why-broadcom-80211-linux-sta-driver-sucks-and-how-to-fix-it/

Como está atualmente usando o Fedora (pelo seu hwinfo) é no que posso ajudar.

[]'s

ViniciusMuniz

Da uma olhado no log procurando por erro.

cat /var/log/dmesg

Vê se não é algum processo sobrecarregando a memória, e lotando o swap.

Escrevi umas dicas de como otimizar o linux, da uma olhada lá!

http://viniciusmuniz.com/melhorando-a-performance-do-linux/
Vinícius Muniz Macêdo
Só quem reinventou a roda sabe pq ela é redonda!
http://viniciusmuniz.com

matheus_de_ps

Citação de: Tota online 02 de Abril de 2013, 06:59
Ola

Travamentos em três distros distintas é realmente suspeito.

Qual SO veio instalado na máquina?

Verificou seu hardware com o memtest?

CitarSendo assim acredito que o travamento total tenha sido de origem física enquanto o parcial de origem lógica.

Não seria o caso de se suspeitar de algum problema de hardware?

Eu aconselharia a você a instalar o sistema original e com ele submeter a maquina a testes intensivos e exaustivos, caso o problema se repita, leve a uma assistência autorizada.

Maquinas novas estão sujeitas a defeitos também, mormente pentes de memórias e disco rígido.

Utilize por alguns dias o Ubuntu em modo live cd (testar o Ubuntu) e veja se o problema persiste, alias, com qual versão do Ubuntu obteve tais travamentos?

Se tem certeza que o travamento, que duvido, seja de sua placa broadcom, leia isto => http://pof.eslack.org/2012/05/23/why-broadcom-80211-linux-sta-driver-sucks-and-how-to-fix-it/

Como está atualmente usando o Fedora (pelo seu hwinfo) é no que posso ajudar.

[]'s

Opa, boa tarde, Tota.

Primeiro, agradeço por responder.

O sistema original era o Windows 7 Pro, mas que foi substituído quase que imediatamente pelo Debian Squeeze junto com o Ubuntu 12.10 (Quantal).

Em relação ao memtest, já foi feito, inclusive com vários "loops" no teste e nenhum erro foi encontrado. O hd também foi testado através do "smart", o qual indicou estar tudo bem.

Estou utilizando o Fedora no momento exatamente para teste e, até o momento, depois da "migração" ao KDE, ontem, não obtive qualquer tipo de problema do gênero. Caso o problema persista, voltarei ao sistema original e farei mais testes como me sugeriu.

Agradeço mais uma vez.

Abraço.

Matheus.

matheus_de_ps

Citação de: ViniciusMuniz online 02 de Abril de 2013, 10:10
Da uma olhado no log procurando por erro.

cat /var/log/dmesg

Vê se não é algum processo sobrecarregando a memória, e lotando o swap.

Escrevi umas dicas de como otimizar o linux, da uma olhada lá!

http://viniciusmuniz.com/melhorando-a-performance-do-linux/

Boa tarde,Vinicius.

Agradeço por responder!

Vou dar uma olhada, mas creio que não seja um problema relativo a memória, já que estive, por várias vezes, monitorando os processos. E em relação a swap, disponho de bastante "espaço", o qual sequer é utilizado (0% de uso).

Vou dar uma olhada lá, muito obrigado.

Abraço.

Matheus.