Autor Tópico: Sobre usuários: Troquei meu user para padrão e não consigo voltar a ser admin  (Lida 4579 vezes)

Offline Sgt Pepper

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Olá

Vou direto ao problema: Ontem, estava alterando algumas coisas em um sdcard e não estava conseguindo. Ativei o root e continuei sem conseguir. Então, sem sucesso fui tentando, e por curiosidade pensei em alterar o meu user de 'Administrador' para 'Padrão' no painel de contas de usuários. Desbloqueei e o fiz.

Por alguma razão, consegui alterar coisas no sdcard como user 'Padrão'. O problema se deu na hora de voltar para 'Administrador'. Simplesmente impossível, pois ao tentar desbloquear o painel a senha dava como errada (mesmo não estando). Quando tento desbloquear o painel aparece: Authentication is required (...) É necessária autenticação como super-usuário para tal ação.
>Senha para root:

Já tentei deixar em branco; coloquei a minha senha antiga; colocar 'root' ou 'toor'; Dei 'esc'; coloquei meu user como senha; coloquei 'ubuntu'. Nada dá certo.
Também tentei pelo terminal:
leonardo@leonardo-Aspire-4738:~$ sudo passwd
[sudo] password for leonardo: ****
leonardo não está no arquivo sudoers. Este incidente será reportado.
leonardo@leonardo-Aspire-4738:~$

Enfim, estou me sentindo como um intruso no meu próprio computador :\

Abç, aguardo ansiosamente por respostas

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
ola

e um classico amigo creio que tenha de adicionar teu usuario

no arquivo sudoers de uma olhada neste tutorial

http://adilsoncarvalho.com.br/blog/como-adicionar-um-usuario-a-lista-de-sudoers-no-linux

ubuntu 12.04

Offline Sgt Pepper

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Ao tentar fazer isso, parei em 'sudo visudo' - veja:

leonardo@leonardo-Aspire-4738:~$ sudo visudo
[sudo] password for leonardo:
leonardo não está no arquivo sudoers. Este incidente será reportado.

Ele pede senha após digitar 'sudo visudo'. E daí eu paro.

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Ao tentar fazer isso, parei em 'sudo visudo' - veja:

leonardo@leonardo-Aspire-4738:~$ sudo visudo
[sudo] password for leonardo:
leonardo não está no arquivo sudoers. Este incidente será reportado.

Ele pede senha após digitar 'sudo visudo'. E daí eu paro.
ola

tem que tentar como root no modo de recuperaçao
ubuntu 12.04

Offline Sgt Pepper

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Mais uma vez não deu certo :\

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Mais uma vez não deu certo :\
usa um livecd que dá mano.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline Sgt Pepper

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Infelizmente, um erro terrível esse. Inadmissível pra um SO do tamanho do Ubuntu. Infelizmente, vou formatar o computador e instalar o windows, muito mais intuitivo.

Não consegui resolver o problema. Nem por live cd, grub ou etc. Ainda aguardo respostas.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Por padrão só membros do grupo "sudo" (Ubuntu >= 12.04)/ "admin" (Ubuntu < 12.04), podem elevar os privilégios, se você removeu o grupo do usuário X e ele era o único, não dá pra culpar o sistema, e não dá pra voltar atrás no modo de utilização normal. Entre no modo de recuperação ou use um livecd, se optar pelo segundo, deve ficar atento pra modificar o sistema que está instalado no disco, pra isso o primeiro passo montar a partição que corresponde a raiz.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Infelizmente, um erro terrível esse. Inadmissível pra um SO do tamanho do Ubuntu. Infelizmente, vou formatar o computador e instalar o windows, muito mais intuitivo.

Não consegui resolver o problema. Nem por live cd, grub ou etc. Ainda aguardo respostas.



KkkKkkKkk! Você que faz a noobice e depois culpa o sistema.

Felizmente o linux faz o que vc mandar, pena que vc não sabe mandar no sistema.

A correção é mais fácil do que você pensa, mas infelizmente, você não é experiente o suficiente pra corrigir o sistema.

Formata e instala o Windows. Seja feliz!
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Infelizmente, um erro terrível esse. Inadmissível pra um SO do tamanho do Ubuntu. Infelizmente, vou formatar o computador e instalar o windows, muito mais intuitivo.

Não consegui resolver o problema. Nem por live cd, grub ou etc. Ainda aguardo respostas.

O erro é seu, não do sistema. Dê boot em LiveCD e adicione seu usuário ao grupo "sudo" que resolve o problema.

Quanto ao uso do Windows... isso é problema seu, não nosso. A máquina é sua, você faz o que quiser com ela. Se quiser jogá-la na parede, usar como churrasqueira, não temos nada a ver com isso.

Quando quiser ajuda para fazê-la funcionar com Ubuntu, estaremos à disposição.
« Última modificação: 15 de Abril de 2013, 11:16 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Sobre usuários: Troquei meu user para padrão e não consigo voltar a ser admin
« Resposta #10 Online: 15 de Abril de 2013, 12:26 »
Infelizmente, um erro terrível esse. Inadmissível pra um SO do tamanho do Ubuntu. Infelizmente, vou formatar o computador e instalar o windows, muito mais intuitivo.

Ola

Não julgo isto um erro, muito menos "inadmissível"

O sistema fez apenas o que você mandou ele fazer, e ainda informa o erro indicando onde ele deve ser reparado.

Como o erro indica, edite como root usando um live cd ou entrando em modo console pelo menu do GRUB  o arquivo sudoers

Nele você verá o erro pela substituição do usuario com problemas e facilmente voce retorna o nome original.

Concordo com você que o Windows é mais intuitivo. Quando de um erro no registro, o Windows ou trava simplesmente, ou informa a você para contatar o administrador do sistema que é você mesmo, numa linda tela azul.

Já a mensagem "
leonardo não está no arquivo sudoers" é bem mais difícil de entender quando não se sabe que este arquivo guarda os nomes de usuarios e grupos do sistema

Para editar o arquivo sudoers, existem vários editores à sua disposição já instalados no sistema, como o vi, o vim, o nano e o pico.

Procure saber quais os comandos e teclas de escape dão utilizados nestes editores, e conserte o sistema em menos de trinta segundos.

Já fiz exatamente este mesmo "erro inadmissivel"  a uns dez ou quinze anos atrás ao trocar o nome de um usuario de "tota" para "carolina", nas como na época eu já tinha certificação Microsoft e sabia pesquisar bem na Internet, aliado a fato de conhecer o GNU/Linux desde o início do projeto GNU o que tornou tudo mais fácil por eu já ter conhecimento prévio.

[]'s

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Sobre usuários: Troquei meu user para padrão e não consigo voltar a ser admin
« Resposta #11 Online: 15 de Abril de 2013, 13:13 »
O ruim é que tem gente que instala Linux achando que vai ter um Windows de graça e nem se dá ao trabalho de tentar pelo menos aprender o básico. Me lembrou esse tópico aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,75579.0.html