Autor Tópico: Instalação no Positivo Sim 8455 3D  (Lida 6058 vezes)

Offline PROFTC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
  • Pela Liberdade!
    • Ver perfil
Instalação no Positivo Sim 8455 3D
« Online: 29 de MAR?O de 2013, 22:20 »
Caros,
escrevo após 05 dias de exaustivas pesquisas e reinstalações... joguei a toalha!

Tentei instalar em Dual boot com o Madriva original da máquina, mas não instalou. Fiquei sem o Mandriva/postivo (era bem ruizinho) e agora sem ubuntu.
Deixei a versão 12.10 para a 12.04 e nada. Pensei que a placa era SIS e percorri caminhos errados!

Toda mudança de janela escurece a tela como se fosse travar. Agora não funciona o mousepad, nem reconhece mídias externas e não faz atualizações. É lento para tudo e nas primeiras instalações travou várias vezes, inclusive Kernel pane. Desliguei o tal acpi=off e pareceu melhorar, mas nada. O compiz primeiro deu pane e travou agora coloquei o gerenciador compizconfig e não o 3D, desliguei alguns extras e ficou um pouco mais rápido mas todos os outros problemas continuaram...

Também fui no intellinuxgrafics instalei o drive e ele chegou a fazer o reconhecimento e download, mas na segunda verificação acusou erro... Coloquei o acpi=off no grub, mas acho que isso não tem nada a ver... Cansei. Foram muitas horas e pior nem o ruindows funciona normal...

O synapitcs também instalei mas nada significativo, talvez não tenha encontrado o pacote correto. Enfim, segue a descrição da "máquina":

Positivo SIM 8455 Core i3 3GB
Placa de vídeo - Intel HD Graphics suporte 3D
Resolução 1366 x 768 Pixels - integrada

Obrigado pelo apoio!
Ação Ambiental

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Instalação no Positivo Sim 8455 3D
« Resposta #1 Online: 29 de MAR?O de 2013, 22:28 »
Cara, se vc não der uma descrição completa de seu hardware não adianta muita coisa...
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline PROFTC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
  • Pela Liberdade!
    • Ver perfil
Re: Instalação no Positivo Sim 8455 3D
« Resposta #2 Online: 30 de MAR?O de 2013, 10:54 »
ok obrigado pela resposta...
Desculpe a ingenuidade, achei que os dados acima eram suficientes.
Tenho mais isso... Não tenho os drives ainda, pois a positivo ainda não liberou
Processador:
- Intel Core i3 2310M
- 2.10GHz
- 800MHz FSB
- 3MB Cache
Sistema Operacional:
- Linux
Chipset:
- Intel® HM65
Memória:
- RAM: 4GB
- Slot: 2x SO-DIMM
- DDR3
Disco Rígido (HD):
- Capacidade: 500GB
- Tamanho: 2.5´
- Tipo: SATA
- Velocidade: 5400 RPM
Unidade Ótica:
- Leitor e gravador de CD/DVD
- Gravador de CD 24x
- Gravador de DVD 8x
Leitor de cartões:
- SD
- MS
- MMC
- Ms Pro
Webcam:
- 0.3 MP
Tela:
- LED 14´
- Widescreen
- Resolução: 1366x768
- Tecnologia LED
Vídeo:
- Processamento de vídeo integrado compartilhado dinamicamente, com suporte a gráficos 2D/3D e Microsoft DirectX10
Áudio:
- Áudio de alta definição (HD)
- Microfone embutido
Rede:
- 10/100 Mps
- Fast Ethernet
Wireless:
- Integrado IEEE 802.11 b/g/n
Fonte:
- 100~240V automático
- 65W
Bateria:
- Li-ion
- 4 células
- 2200mAh
Cor:
- Preto
- Software Positivo 3D

DBus error org.gtk.Private.RemoteVolumeMonitor.Failed: An operation is already pending - esse é o erro ao abrir pen drive!
A instalação requer a instalação de pacotes não autenticados - libdrm-nouveau1a libdrm-radeon1 libllvm3.1 - esse é o erro de atualização!

Abraços a todos que leram...

« Última modificação: 30 de MAR?O de 2013, 11:01 por PROFTC »
Ação Ambiental

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Instalação no Positivo Sim 8455 3D
« Resposta #3 Online: 30 de MAR?O de 2013, 15:02 »
Tem uns comandinhos de terminal, como o lspci, q te fornecem várias informações do hardware do seu computador, de forma concisa. Dá uma procurada no fórum, de cada 10 tópicos 7 tem esses comandos. Usa a Pesquisa do fórum, vai ser de grande valia. Esse monte de coisa q vc postou não vai ajudar muito.

Vc está conseguindo rodar o Live CD ou Live Pen Drive do Ubuntu ou Mint aí?
« Última modificação: 30 de MAR?O de 2013, 15:14 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline PROFTC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
  • Pela Liberdade!
    • Ver perfil
Re: Instalação no Positivo Sim 8455 3D
« Resposta #4 Online: 30 de MAR?O de 2013, 20:35 »
lá vai!!!

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family DRAM Controller (rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family MEI Controller #1 (rev 04)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #2 (rev 04)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 04)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 1 (rev b4)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 2 (rev b4)
00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 4 (rev b4)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #1 (rev 04)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation HM65 Express Chipset Family LPC Controller (rev 04)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family 6 port SATA AHCI Controller (rev 04)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family SMBus Controller (rev 04)
07:00.0 Network controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8188CE 802.11b/g/n WiFi Adapter (rev 01)
08:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR8151 v2.0 Gigabit Ethernet (rev c0)

Oi obrigado pela informação, segue acima o lspci.

Esta rodando a partir do CD e também do Pen drive, instalei pelos dois métodos. Mas na versão teste também tenho problemas com a lentidão das operações e também as trocas de tela. Mas não houve problemas com mídias externas... Aliás por alguma razão que desconheço consegui acessas mídias removíveis hoje.
Não entendi começou a funcionar, testei várias inclusive hd externo particionado e tudo funcionou. Mas ainda tá lerdo, internet escurecendo a tela - principalmente no navegador - e não faz atualização. E o tal com compiz config, será por aí... A placa 3D intel hd grafics? Estou com medo de manusear o compiz e dar pau como da última vez... O que acha?

Valeu e boa páscoa!

Ação Ambiental

clodoaldops

  • Visitante
Re: Instalação no Positivo Sim 8455 3D
« Resposta #5 Online: 30 de MAR?O de 2013, 21:35 »
1-baixe ubuntu do site oficial
2-grave live-dvd
3-rode live-dvd >> testar sem instalar
4-se passo-3 funcionar s/ problemas click em instalar ubuntu
5-se não tem experiencia com particionamento escolha >> usar disco todo
6-se tem intimidade com gparted deixe sda1/30gb/raiz + sda2/1gb/swap + sda3/restante do hd/ home
7-reinicie pc

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Instalação no Positivo Sim 8455 3D
« Resposta #6 Online: 30 de MAR?O de 2013, 23:14 »
Vc podia ser mais claro quanto ao que vc está fazendo no seu sistema, a gente não tem bola de cristal... Parece q vc tá mexendo em tudo depois de instalado, inclusive no Compiz Config.

Uma pergunta, vc verificou o md5sum da mídia que vc baixou?
« Última modificação: 30 de MAR?O de 2013, 23:16 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Instalação no Positivo Sim 8455 3D
« Resposta #7 Online: 30 de MAR?O de 2013, 23:55 »
Depois de instalar o sistema padrão (sem você modificar nada), dá algum problema?

Essas janelas ficando escuras é problema de renderização/memória do compiz (quando dá bug, a janela escurece e trava).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline PROFTC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
  • Pela Liberdade!
    • Ver perfil
Re: Instalação no Positivo Sim 8455 3D
« Resposta #8 Online: 31 de MAR?O de 2013, 16:53 »
Olá a todos e obrigado pelas contribuições.

Caro Clodoaldops: não acredito que refazer a reinstalação seria o melhor caminho, pois fiz várias todas pelo caminho sugerido por você. Mas valeu!
Garfo: a versão teste também apresentou problemas, mas como estava sem SO na máquina escolhi resolver com ele instalado, pois imaginei que algumas atualizações de kernel feitas no sistema instalado faria a diferença!
Caro sergio benjamin: Desculpe se não fui claro na descrição mas tenho oferecido todas informações solicitadas. A descrição que fiz inicialmente refere-se as primeiras instalações feitas nas máquina e as tentativas que fiz de solução do problema. Sinto que não é algo fácil, mas acredito no coletivo!

Para cada possibilidade de solução houve um tentativa, foi o que tentei explicar: mudando simplesmente o acpi=off, não resolveu.
Não consegui instalar o softwares intellinuxgraphics, nova desinstalação.
Segunda inclusão do compiz, primeira deu pau, agora está mais instável com o compiz config desmarcando todos os extras. É o perfil atual. Estou falando do positivo com o ubuntu 12.04, capenga, mais andando.

Vou resumir os problemas gritantes na máquina:
mouse pad não funciona
não desliga e demora o carregamento
ao movimentar janelas, são lentas e normalmente escurece a tela antes de operar a mudança.

Obrigado pelo interesse e continuo pesquisando ainda acho que essa solução servirá a muitos com computadores similares.



[/url][/font]
Ação Ambiental

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Instalação no Positivo Sim 8455 3D
« Resposta #9 Online: 01 de Abril de 2013, 22:14 »
Ainda continuo sem entender, o sistema dá pau antes de vc sair mexendo em todas configurações possíveis e impossíveis? Responde sim ou não.

Vc tem que testar o md5sum da mídia que vc baixou, essa ferramenta já vem no sistema:

Código: [Selecionar]
md5sum sua-imagem-do-ubuntu.iso
onde sua-imagem-do-ubuntu.iso é o nome da imagem que vc baixou, digita a primeira letra e aperta Tab para completar o nome. Não sei onde vc deixou a imagem do seu Ubuntu, se deixou em Downloads vc tem que digitar cd ~/Downloads antes, isso vai te dar o acesso ao diretório correto.

Compare o número gerado com um desses aqui, é só procurar pela versão que vc baixou:

Ubuntu Hashes

Se o número não for o mesmo, então vc baixou a imagem e ela se corrompeu durante o download. Baixe de novo e grave em um CD ou DVD, e reinstale o sistema. Se tiver uma internet problemática aí, baixe por torrent.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline PROFTC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
  • Pela Liberdade!
    • Ver perfil
Re: Instalação no Positivo Sim 8455 3D
« Resposta #10 Online: 02 de Abril de 2013, 09:43 »
Caro Sergio!

sim!!!

O sistema da problema antes de reconfigurar!!

A cada reconfiguração que fiz não gerou solução e houve um nova reinstalação!

Já utilizei este CD em outras em outro computador e funcionou normal, se o MD5SUN fosse corrompido deste imagem não teria funcionado em meu computador antigo, que acabei de vender. Mas vou fazer todo o procedimento que me informou assim podemos eliminar esta variável!

Obrigado a vc e tbm as mais de 150 pessoas que leram este POST!

file:///home/tarcisio/Imagens/Positivo8455.png

As telas estão todas minimizadas e não há opção de ampliar, como mostra a imagem acima!
« Última modificação: 02 de Abril de 2013, 10:41 por PROFTC »
Ação Ambiental

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Instalação no Positivo Sim 8455 3D
« Resposta #11 Online: 02 de Abril de 2013, 10:59 »
Não tem motivo para seu computador ficar dando problema, seu hardware é praticamente todo Intel, que tem boa compatibilidade com Linux. Ou o seu hardware está com algum problema (mau contato nos pentes de memória, HD defeituoso, ou alguma outra coisa), ou é algum bug dos drivers da Intel.

Faça o teste de memória, disponível ao iniciar o computador, na tela de grub.

Vc pode tentar a dica desse tópico:

Intel lança instalador para Driver de placas de vídeo para Linux

Eu estou testando esse instalador aqui, assim que terminar eu posto o resultado. Ele verifica se há atualização para o driver da placa de vídeo (i915) e instala a atualização automaticamente. Bom deixar claro que esse instalador tem dado problema para alguns usuários de sistema de 64 bits.

Edit: Acabei de testar aqui, perdi o movimento do meu touchpad! Bom, se quiser testar esse instalador gráfico e suas atualizações, faça por conta e risco.
« Última modificação: 02 de Abril de 2013, 11:05 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline PROFTC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
  • Pela Liberdade!
    • Ver perfil
Re: Instalação no Positivo Sim 8455 3D
« Resposta #12 Online: 02 de Abril de 2013, 18:56 »
OK!

Então é por isso que não funciona o meu mouse pad. Eu fiz este procedimento aqui no meu 12.04 e deu isso ai tbm...

vou pela milésima vez reinstalar o ubuntu, agora com a confirmação do MD5SUM... Valeu...
« Última modificação: 02 de Abril de 2013, 21:45 por PROFTC »
Ação Ambiental

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Instalação no Positivo Sim 8455 3D
« Resposta #13 Online: 04 de Abril de 2013, 00:32 »
OK!

Então é por isso que não funciona o meu mouse pad. Eu fiz este procedimento aqui no meu 12.04 e deu isso ai tbm...

vou pela milésima vez reinstalar o ubuntu, agora com a confirmação do MD5SUM... Valeu...

Dá uma olhada no link q postei, tem uma possível solução lá.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline PROFTC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
  • Pela Liberdade!
    • Ver perfil
Re: Instalação no Positivo Sim 8455 3D
« Resposta #14 Online: 05 de Abril de 2013, 09:35 »
valeu sergio, pelo apoio...
Istalei na partição 2, em vez do windows que não entrou, o fedora e...  mesmo problema... Sera que isso não aconteceria no KDE?
RESPOSTA: TAMBÉM ACONTECEU NO KDE QUE ACABO DE TESTAR, AINDA POR CIMA PERDI O GRUB...
Estou tentanto localizar a reinstalação do xorg synaptics, andes de reinstalar. REINSTALEI O SYNAPTICS SEMPRE MELHORA MAS A DEMORA NO PROCESSAMENTO CONTÍNUA HORRÍVEL!!!
valeu!
Instalei o 12.04 64bits e to aqui com uma velocidade horrível...
gosto muito do ubuntu mas to tentando outras distro porque não consegui resolver o meu caso... Em ultimo caso vou pagar os 70reais cobrados na positivo e reinstalar o Mandrivak, que ficou ruim no positivo, mas não travava...

Valeu galera, continuo na liberdade!
« Última modificação: 19 de Abril de 2013, 21:33 por PROFTC »
Ação Ambiental