Autor Tópico: É possível instalar sem CD-Rom nem pendrive? [RESOLVIDO]  (Lida 11206 vezes)

Offline renatov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
É possível instalar sem CD-Rom nem pendrive? [RESOLVIDO]
« Online: 24 de MAR?O de 2013, 23:53 »
Seguinte, meu computador tá com o CD-Rom queimado e a placa mãe não aceita boot pelo pendrive. Existe alguma outra maneira de eu instalar o Ubuntu mesmo assim?


obs: tenho grub2 na MBR


------> RESOLVIDO! Obrigado a todos que ajudaram.
« Última modificação: 03 de Abril de 2013, 15:04 por renatov »

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: É possível instalar sem CD-Rom nem pendrive?
« Resposta #1 Online: 25 de MAR?O de 2013, 00:03 »
Existe uma discussão sobre isso: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Ubuntu-e-Kubuntu/instalar-linux-sem-floppy-pendrive-cdrom

Pelo que entendi, a pessoa removeu o HD e o montou em um case para HD externo. Então, fez a instalação do sistema por outro computador, definindo o local de instalação do sistema e do grub como sendo esse HD externo. Por fim, o HD foi recolocado e o sistema foi carregado
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline renatov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: É possível instalar sem CD-Rom nem pendrive?
« Resposta #2 Online: 25 de MAR?O de 2013, 00:07 »
Existe uma discussão sobre isso: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Ubuntu-e-Kubuntu/instalar-linux-sem-floppy-pendrive-cdrom

Pelo que entendi, a pessoa removeu o HD e o montou em um case para HD externo. Então, fez a instalação do sistema por outro computador, definindo o local de instalação do sistema e do grub como sendo esse HD externo. Por fim, o HD foi recolocado e o sistema foi carregado

Nossa, o cara deu a volta ao mundo pra chegar nas Índias rs... sei que é possível montar uma ISO usando o grub2, mas não lembro exatamente como eu faço.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: É possível instalar sem CD-Rom nem pendrive?
« Resposta #3 Online: 25 de MAR?O de 2013, 00:19 »
Dá sim, inclusive eu estou testando o 13.04 nesse esquema, nesse exato momento! É só colocar uma entrada assim no arquivo /boot/grub/grub.cfg :

Citar
menuentry "Ubuntu 13.04 - ISO" {
set isofile="/raring-desktop-amd64.iso"
loopback loop (hd0,1)$isofile
linux (loop)/casper/vmlinuz.efi boot=casper iso-scan/filename=$isofile noprompt noeject
initrd (loop)/casper/initrd.lz
}

Coloque a sua imagem (ISO) na primeira partição, deixe na raiz (não dentro de pastas). Substitua o raring-desktop-amd64 pelo nome da ISO que vc baixou. Se for ISO de 32 bits, vc retira o .efi da linha do linux, se for 64 bits vc mantém como está no exemplo. O menuentry pode ser alterado, pode colocar qualquer nome lá dentro, como: menuentry "Joao e Maria Remix". Segue um exemplo mais genérico:

Citar
menuentry "Ubuntu ou Linux Mint 32 bits" {
set isofile="/nome-da-imagem.iso"
loopback loop (hdX,Y)$isofile
linux (loop)/casper/vmlinuz boot=casper iso-scan/filename=$isofile noprompt noeject
initrd (loop)/casper/initrd.lz
}

Citar
menuentry "Ubuntu ou Linux Mint 64 bits" {
set isofile="/nome-da-imagem.iso"
loopback loop (hdX,Y)$isofile
linux (loop)/casper/vmlinuz.efi boot=casper iso-scan/filename=$isofile noprompt noeject
initrd (loop)/casper/initrd.lz
}

Onde X é o número correspondente ao HD (se tiver um interno e um externo, provavelmente o externo terá numeração 2, enquanto o interno terá numeração 1) e o Y é o número da partição em que a imagem está (eu falei que tinha q estar na primeira partição, mas pode colocar em outra, lembrando de alterar esse Y!).

Para conseguir editar o arquivo do grub.cfg:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /boot/grub/grub.cfg
Se estiver no Linux Mint Mate, troque o gedit por pluma. Ou se não souber o editor de texto que tem disponível aí, use o nano no lugar.

Ahh, essas alterações vc pode fazer depois do ### BEGIN /etc/grub.d/40_custom ###, segue o meu exemplo:

Código: [Selecionar]
### BEGIN /etc/grub.d/40_custom ###
# This file provides an easy way to add custom menu entries.  Simply type the
# menu entries you want to add after this comment.  Be careful not to change
# the 'exec tail' line above.
menuentry "Ubuntu 12.04.2 - ISO" {
set isofile="/ubuntu-12.04.2-desktop-amd64.iso"
loopback loop (hd0,1)$isofile
linux (loop)/casper/vmlinuz.efi boot=casper iso-scan/filename=$isofile noprompt noeject
initrd (loop)/casper/initrd.lz
}
menuentry "Ubuntu 13.04 - ISO" {
set isofile="/raring-desktop-amd64.iso"
loopback loop (hd0,1)$isofile
linux (loop)/casper/vmlinuz.efi boot=casper iso-scan/filename=$isofile noprompt noeject
initrd (loop)/casper/initrd.lz
}
### END /etc/grub.d/40_custom ###

Lembrando que isso tudo o que eu falei é para quem já tem instalado o Grub na MBR, ou seja, já tem ou teve um Linux instalado aí no computador.

Outra coisa importante é que depois que dá o boot, o sistema já entra direto, não dá para escolher se vc vai testar o Ubuntu ou instalar direto. Depois de aparecer o desktop do Ubuntu, vc pode clicar no ícone de instalação, que está disponível no launcher da esquerda ou na própria área de trabalho. Na hora da instalação pode dar um problema, pois vc não conseguirá desmontar todas as partições para que ocorra a instalação. Há mais informações nesse link:

Grub2/ISOBoot
« Última modificação: 25 de MAR?O de 2013, 00:32 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline renatov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: É possível instalar sem CD-Rom nem pendrive?
« Resposta #4 Online: 25 de MAR?O de 2013, 00:52 »
Legal cara, belo post! Em vez de usar o grub.conf estou editando o /etc/grub.d/40_custom pra entrada ficar permanente. Coloquei assim:

Código: [Selecionar]
menuentry "Ubuntu 12.10 ISO" {
set isofile="/Download/internet/ubuntu-12.10-desktop-i386.iso"
loopback loop (hd0,3)$isofile
linux (loop)/casper/vmlinuz boot=casper iso-scan/filename=$isofile noprompt noeject
initrd (loop)/casper/initrd.lz
}

A imagem está em "(sda3)/Download/internet". Vou refazer o grub, reiniciar e testar. Se der certo volto aqui pra contar.
« Última modificação: 25 de MAR?O de 2013, 01:05 por renatov »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: É possível instalar sem CD-Rom nem pendrive?
« Resposta #5 Online: 25 de MAR?O de 2013, 01:07 »
Legal cara, belo post! Em vez de usar o grub.conf estou editando o /etc/grub.d/40_custom pra entrada ficar permanente. Coloquei assim:

Código: [Selecionar]
menuentry "Ubuntu 12.10 ISO" {
set isofile="/Download/internet/ubuntu-12.10-desktop-i386.iso"
loopback loop (hd0,3)$isofile
linux (loop)/casper/vmlinuz boot=casper iso-scan/filename=$isofile noprompt noeject
initrd (loop)/casper/initrd.lz
}

A imagem está em "(sda3)/Download/internet". Vou refazer o grub, reiniciar e testar. Se der certo volto aqui pra contar.

A sua imagem estaria em /Download/internet mesmo? Essa imagem está salva em uma /home da vida? Pq aí a imagem estaria em /home/seu-usuario/Download/internet.

Depois de alterar esse arquivo, vc tem q dar o sudo update-grub.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline renatov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: É possível instalar sem CD-Rom nem pendrive?
« Resposta #6 Online: 25 de MAR?O de 2013, 01:21 »
Então, o local está correto sim. O grub2 localiza a imagem devidamente e inicializa o ubuntu. Porém dá um monte de erros e para com um "kernel panic" e várias mensagens bizarras. Provavelmente algum parâmetro de inicialização está errado ou faltando. Alguma ideia?

Offline renatov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: É possível instalar sem CD-Rom nem pendrive?
« Resposta #7 Online: 25 de MAR?O de 2013, 01:31 »
Estou postando a partir do Mint 14 Live-CD inicializado a partir da ISO, usando o grub2. do jeito que eu queria  ;D

Mas com a imagem do ubuntu nao funcionou... ou tem algum parametro de inicializacao errado, ou a imagem veio corrompida. Vou baixar de novo para testar.

Offline renatov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: É possível instalar sem CD-Rom nem pendrive?
« Resposta #8 Online: 25 de MAR?O de 2013, 03:57 »
Baixei o ISO do ubuntu 12.10 de novo, chequei md5 e estava tudo OK. Não sei por que não inicializou como live-cd. De qualquer maneira, o Mint 14 inicializou e ele é ótimo! Vou ficar com ele mesmo ;D

clodoaldops

  • Visitante
Re: É possível instalar sem CD-Rom nem pendrive?
« Resposta #9 Online: 25 de MAR?O de 2013, 12:11 »
Dependendo da configuração do pc não vai rodar o Ubuntu mesmo
Mint-MATE é bem mais leve

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: É possível instalar sem CD-Rom nem pendrive?
« Resposta #10 Online: 25 de MAR?O de 2013, 13:11 »
Então, o local está correto sim. O grub2 localiza a imagem devidamente e inicializa o ubuntu. Porém dá um monte de erros e para com um "kernel panic" e várias mensagens bizarras. Provavelmente algum parâmetro de inicialização está errado ou faltando. Alguma ideia?

É 32 ou 64 bits? Se vc esquecer do .efi que eu destaquei lá em cima, não dá boot mesmo. Eu tava com o Ubuntu 12.04 64 bits e esqueci esse detalhe, e não estava iniciando.

O Ubuntu 12.10 tinha um erro q fazia com que o sistema não desse boot mesmo, foi tão grave q o pessoal do Linux Mint lançou outra versão logo após a 14, foi a 14.1, que corrigia esse problema. Será que não é esse o problema?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline renatov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: É possível instalar sem CD-Rom nem pendrive?
« Resposta #11 Online: 01 de Abril de 2013, 01:01 »
Dependendo da configuração do pc não vai rodar o Ubuntu mesmo
Mint-MATE é bem mais leve

Cara, pelo amor de deus né... hauhauahuaa óbvio que a questão não foi limitação de hardware!

Offline renatov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: É possível instalar sem CD-Rom nem pendrive?
« Resposta #12 Online: 01 de Abril de 2013, 01:03 »
Então, o local está correto sim. O grub2 localiza a imagem devidamente e inicializa o ubuntu. Porém dá um monte de erros e para com um "kernel panic" e várias mensagens bizarras. Provavelmente algum parâmetro de inicialização está errado ou faltando. Alguma ideia?

É 32 ou 64 bits? Se vc esquecer do .efi que eu destaquei lá em cima, não dá boot mesmo. Eu tava com o Ubuntu 12.04 64 bits e esqueci esse detalhe, e não estava iniciando.

O Ubuntu 12.10 tinha um erro q fazia com que o sistema não desse boot mesmo, foi tão grave q o pessoal do Linux Mint lançou outra versão logo após a 14, foi a 14.1, que corrigia esse problema. Será que não é esse o problema?

Ah, provavelmente foi isso então... de qualquer maneira, achei o Linux Mint 14 ótimo! Como ele é baseado no ubuntu, presumo que o ubuntu progrediu muito desde a última vez que eu o utilizei, pois o sistema está bem estável. Estou gostando do teste!

clodoaldops

  • Visitante
Re: É possível instalar sem CD-Rom nem pendrive?
« Resposta #13 Online: 01 de Abril de 2013, 10:30 »
Dependendo da configuração do pc não vai rodar o Ubuntu mesmo
Mint-MATE é bem mais leve
Cara, pelo amor de deus né... hauhauahuaa óbvio que a questão não foi limitação de hardware!

-um pc que não dá boot pelo pendrive tem placa-mãe antiga
-pc com placa-mae antiga tem hardware fraco e não vai rodar ubuntu
-como o cara não disse o hardware
-é melhor nem perder e partir logo p/ xubuntu ou mint-mate
-fui claro??

Offline renatov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: É possível instalar sem CD-Rom nem pendrive?
« Resposta #14 Online: 03 de Abril de 2013, 12:00 »
(...)
-pc com placa-mae antiga tem hardware fraco e não vai rodar ubuntu

huahauhauaha nem li o resto... vai se informar, rapaz.