Autor Tópico: Ubuntu tenta fazer conexão pppoe apenas pela wi-fi [resolvido]  (Lida 4657 vezes)

Offline renan68

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Ubuntu tenta fazer conexão pppoe apenas pela wi-fi [resolvido]
« Online: 18 de MAR?O de 2013, 23:41 »
Olá pessoal,

Estou aqui para pedir socorro. Comprei um notebook da Lenovo G480 da versão mais básica. Tão logo recebi o equipamento (hoje), retirei o Windows 8 e instalei o Ubuntu com Gnome. Ocorre que ainda estou sem internet wireless em casa, tendo que me utilizar de conexão com fio, rodando o comando


#sudo pppoeconf


Este comando funciona perfeitamente no meu PC (estou usando exatamente esta conexão), mas no notebook ele não procura "Acesso pppoe no concentrador de acesso de eth0", mas sim "acesso pppoe no concentrador de acesso de wlan0". Resultado: Ele nunca consegue fazer a conexão.
Cheguei ao ponto de desabilitar a antena da rede sem fio na bios do notebook para ver se resolvia o problema, mas aí ao rodar o comando retorna a informação de que não foi localizada qualquer placa. Alguém tem idáia do que devo fazer?
« Última modificação: 24 de MAR?O de 2013, 15:22 por renan68 »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Ubuntu tenta fazer conexão pppoe apenas pela wi-fi
« Resposta #1 Online: 19 de MAR?O de 2013, 13:20 »
Poste o resultado de ==>

nm-tool
ifconfig -a

Offline renan68

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Ubuntu tenta fazer conexão pppoe apenas pela wi-fi
« Resposta #2 Online: 20 de MAR?O de 2013, 00:03 »
1) Resultado do comando ifconfig

Citar
renan@ubuntu:~$ ifconfig -a
lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:32 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:32 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:2368 (2.3 KB) TX bytes:2368 (2.3 KB)

wlan0     Link encap:Ethernet  Endereço de HW e0:06:e6:df:98:a7 
          UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)

2) Resultado do comando nm-tool

Citar
renan@ubuntu:~$ nm-tool

NetworkManager Tool

State: disconnected

- Device: wlan0 ----------------------------------------------------------------
  Type:              802.11 WiFi
  Driver:            ath9k
  State:             disconnected
  Default:           no
  HW Address:        E0:06:E6:DF:98:A7

  Capabilities:

  Wireless Properties
    WEP Encryption:  yes
    WPA Encryption:  yes
    WPA2 Encryption: yes

  Wireless Access Points
    ((( THAISA NET 7831-5469 ))): Infra, 00:12:0E:B5:04:a, Freq 2462 MHz, Rate 11 Mb/s, Strength 45 WEP
    !!! ANGELS 2404-6461 !!!: Infra, 00:02:6F:5C:01:2D, Freq 2452 MHz, Rate 11 Mb/s, Strength 39
    100% ANGELS 24046461: Infra, 00:02:6F:75:CB:CD, Freq 2412 MHz, Rate 11 Mb/s, Strength 30
    ANGELS NAS ALTURAS 2404-6461: Infra, 00:02:6F:5A:CC:3D, Freq 2432 MHz, Rate 11 Mb/s, Strength 15


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu tenta fazer conexão pppoe apenas pela wi-fi
« Resposta #3 Online: 20 de MAR?O de 2013, 01:07 »
Citar
...mas aí ao rodar o comando retorna a informação de que não foi localizada qualquer placa.
Então... parece que a placa de rede cabeada não está ativa mesmo.

Poste a saída destes comandos.

sudo lshw -C network
lspci
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline renan68

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Ubuntu tenta fazer conexão pppoe apenas pela wi-fi
« Resposta #4 Online: 20 de MAR?O de 2013, 01:40 »
1) resultado do lspci

Citar
Bus 001 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 002 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 001 Device 003: ID 0930:6545 Toshiba Corp. Kingston DataTraveler 102 Flash Drive / HEMA Flash Drive 2 GB / PNY Attache 4GB Stick
Bus 001 Device 004: ID 0bda:0129 Realtek Semiconductor Corp.
Bus 002 Device 003: ID 5986:0295 Acer, Inc
ubuntu@ubuntu:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family DRAM Controller (rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)
00:14.0 USB controller: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family USB xHCI Host Controller (rev 04)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family MEI Controller #1 (rev 04)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #2 (rev 04)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 04)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family PCI Express Root Port 1 (rev c4)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family PCI Express Root Port 2 (rev c4)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #1 (rev 04)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation HM76 Express Chipset LPC Controller (rev 04)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 7 Series Chipset Family 6-port SATA Controller [AHCI mode] (rev 04)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family SMBus Controller (rev 04)
01:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR8162 Fast Ethernet (rev 08)
02:00.0 Network controller: Atheros Communications Inc. AR9285 Wireless Network Adapter (PCI-Express) (rev 01)

2) Resultado do comando lshw

Citar
renan@ubuntu:~$ sudo lshw -C network
[sudo] password for renan:
  *-network UNCLAIMED     
       descrição: Ethernet controller
       produto: AR8162 Fast Ethernet
       fabricante: Atheros Communications Inc.
       physical id: 0
       informações do barramento: pci@0000:01:00.0
       versão: 08
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm pciexpress msi msix bus_master cap_list
       configuração: latency=0
       recursos: memória:90500000-9053ffff ioport:2000(tamanho=128)
  *-network
       descrição: Interface sem fio
       produto: AR9285 Wireless Network Adapter (PCI-Express)
       fabricante: Atheros Communications Inc.
       physical id: 0
       informações do barramento: pci@0000:02:00.0
       nome lógico: wlan0
       versão: 01
       serial: e0:06:e6:df:98:a7
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list ethernet physical wireless
       configuração: broadcast=yes driver=ath9k driverversion=3.5.0-17-generic firmware=N/A latency=0 link=no multicast=yes wireless=IEEE 802.11bgn
       recursos: irq:17 memória:90400000-9040ffff


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu tenta fazer conexão pppoe apenas pela wi-fi
« Resposta #5 Online: 20 de MAR?O de 2013, 09:15 »
Faça uma busca aqui no fórum por "AR8162 unclaimed 12.10", pq há outros tópicos onde seu problema já foi resolvido.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline renan68

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Ubuntu tenta fazer conexão pppoe apenas pela wi-fi
« Resposta #6 Online: 21 de MAR?O de 2013, 02:10 »
Faça uma busca aqui no fórum por "AR8162 unclaimed 12.10", pq há outros tópicos onde seu problema já foi resolvido.

Zekkerj,

Deu um trabalhão ler todos os textos. Li tópico por tópico e li também os sites em inglês. Instalei os pacotes linux-image-3.6.x, linux-header, linux-extra e linux-backport, todos da mesma versão. Reiniciei o notebook e ele reconheceu a placa de rede, de modo que quando digito o "sudo pppoeconf", a conexão é procurada inicialmente na placa de rede eth0. No entanto passei a enfrentar um novo problema, haja vista que muito embora a placa esteja sendo reconhecida, quando digito meu usuário e senha no terminal, não consigo navegar.
Ao rodar o comando "plog", o terminal me retorna  que a autenticação CHAP falhou: nome errado ou password errado e finaliza a conexão. O problema é que essa é a senha e o usuário que uso para conectar na rede cabeada (essa que estou usando no momento). Tem alguma idéia sobre o que isso poderia ser?

No que tange ao reconhecimento da placa de rede, te agradeço desde já.

Abraços.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu tenta fazer conexão pppoe apenas pela wi-fi
« Resposta #7 Online: 21 de MAR?O de 2013, 06:46 »
Hã???? Não é nada disso, renan. Você só tem que carregar um módulo, chamado "alx".
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,102057.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,102635.0.html

Você fez a busca aqui no fórum, como eu sugeri?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline renan68

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Ubuntu tenta fazer conexão pppoe apenas pela wi-fi
« Resposta #8 Online: 21 de MAR?O de 2013, 08:57 »
Hã???? Não é nada disso, renan. Você só tem que carregar um módulo, chamado "alx".
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,102057.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,102635.0.html

Você fez a busca aqui no fórum, como eu sugeri?

Fiz a busca e em uma das postagens, você mencionou que esse módulo encontra-se no pacote linux-backportes. Subi o módulo alx normalmente e a placa está sendo reconhecida... meu problema agora está por conta da senha e usuário que não está sendo reconhecida. Tentei instalar o mesmo módulo manualmente também, mas quando tento rodar o make, mas ele não rola.

Offline renan68

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Ubuntu tenta fazer conexão pppoe apenas pela wi-fi
« Resposta #9 Online: 22 de MAR?O de 2013, 20:05 »
Pessoal,

Alguém tem idéia de como resolver esse problema?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu tenta fazer conexão pppoe apenas pela wi-fi
« Resposta #10 Online: 22 de MAR?O de 2013, 23:03 »
Que tal seguir o que foi recomendado nos outros tópicos?

Chegou a tentar? Não é difícil... "sudo modprobe alx". Faça os testes sugeridos, o que não funcionar, você posta aqui.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline renan68

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Ubuntu tenta fazer conexão pppoe apenas pela wi-fi
« Resposta #11 Online: 22 de MAR?O de 2013, 23:15 »
Que tal seguir o que foi recomendado nos outros tópicos?

Chegou a tentar? Não é difícil... "sudo modprobe alx". Faça os testes sugeridos, o que não funcionar, você posta aqui.

Zekkerj,

Vou explicar passo a passo o que eu fiz. Como estava sem qualquer acesso à internet pelo notebook, instalei uma máquina virtual no computador (PC) e digitei o comando "modinfo alx" e "lsmod" e percebi que o módulo alx não estava mais disponível. Baixei então pela máquina o kernel 3.6.0.26-generic, o linux-backports-modules-cw-3.6.0.26-generic, linux-header-3.6.0.26-generic e o linux-image-extra-3.6.26-generic.
Passei para o notebook pelo pendrive e fiz a instalação. Feito isto, reiniciei o computador e ao rodar os comandos anteriormente mencionados, o módulo "alx" já estava disponível e eu fiz com que ele subisse pelo "modprobe alx".
Ao rodar o "sudo pppoeconf", a conexão foi direcionada para a placa de rede (como eu queria que fosse). Digitei o usuário, a senha. Aparentemente funcionou, mas ao tentar navegar, nada ocorreu.
Fui ao terminal e digitei o comando "sudo plog" para verificar o status da conexão e a saída foi de que não foi possível fazer autenticação chap por "bad user or password", no entanto o usuário e o password que usei no notebook foram os mesmos que eu uso para conectar no pc.

Devo fazer de outra forma?
« Última modificação: 22 de MAR?O de 2013, 23:18 por renan68 »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu tenta fazer conexão pppoe apenas pela wi-fi
« Resposta #12 Online: 24 de MAR?O de 2013, 00:39 »
Apague o conteúdo do arquivo "/etc/ppp/chap-secrets", e tente novamente.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline renan68

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Ubuntu tenta fazer conexão pppoe apenas pela wi-fi
« Resposta #13 Online: 24 de MAR?O de 2013, 15:20 »
Apague o conteúdo do arquivo "/etc/ppp/chap-secrets", e tente novamente.

Zekkerj,

Me foi dada uma luz aqui. Eu verifiquei que o módulo alx já estava "up" após seguir os procedimentos que mencionei anteriormente e que minha placa de rede passou a ser reconhecida normalmente. Se minha placa estava sendo reconhecida normalmente, por que não conseguia me conectar? por que dava erro de usuário ou senha se é a mesma senha que uso no PC? após muito pensar, pensei que podia ser que meu provedor houvesse bloqueado minha conexão para que a internet fosse fornecida apenas para a placa de rede do meu pc.
Decidi arriscar! fui ao PC e digitei:

Citar
sudo ifconfig

Peguei o conteúdo próximo do "Hw" que se refere ao Mac adress da placa de rede do PC. Liguei meu notebook com o Mac Adress do PC e rodei o comando (no notebook)

Citar
#ifconfig eth0 down
# ifconfig eth0 hw ether codigo_mac_copiado_do_PC
# ifconfig eth0 up

Aproveitei a oportunidade e criei um pequeno script para que o procedimento fosse feito automaticamente. O script comporta os mesmos comandos acima, sendo que escolhi o interpretador bash.
Eu queria que a placa tivesse seu número alterado todas as vezes sem que eu tivesse que ir ao terminal digitar o nome do meu script ou rodar comando um por um. Abri como root o /etc/sudoers e adicionei a linha abaixo:

Citar
%admin ALL= NOPASSWD: /home/renan/rede

Frise-se que o /home/renan/rede é o endereço e o nome do script que criei. a Linha anteriormente adicionada permite que o aplicativo seja executado sem que eu tenha que digitar qualquer senha.
Adicionei o script ao inicio da sessão.
Resultado: Assim que ligo o pc e digito a senha, o script é executado "ocultamente". Abro o navegador e a internet estará funcionando normalmente.

Demorei pra ter o "estalo", mas consegui.

Zekkerj, obrigado pela dica referente ao módulo alx. Abraços.
« Última modificação: 24 de MAR?O de 2013, 15:22 por renan68 »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Ubuntu tenta fazer conexão pppoe apenas pela wi-fi [resolvido]
« Resposta #14 Online: 24 de MAR?O de 2013, 15:27 »
Amigo, você pode alterar o "Endereço MAC" pelo próprio Network-Manager..

Ah, pode postar o seu script.? Me interessei..! ;D