Controle de Banda no ubuntu Server 12.10

Iniciado por Cobausque, 18 de Março de 2013, 17:38

tópico anterior - próximo tópico

Cobausque

Ola Amigos ...

Gostaria de saber de vocês se conhecem algum artigo que demonstre o conrole de banda em um ubuntu Server 12.10
Ja encontrei muito material na internet mas nao consigo fazer funcionar bem como por exemplo CBQ.

Alguem Sabe de algum tutorial ou arquivo que de algum exemplo ?

Preciso controlar a taxa de download de uns computadores aqui em minha rede e possuo um servidor com Utuntu server .

Valeu .

zekkerj

Olá Cobausque,

Você não vai ver nada específico pra Ubuntu. Dê uma olhada no VivaOLinux, ou no GuiaDoHarware, lá tem tutoriais genéricos sobre controle de banda em linux.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Arthur Bernardes

zekkerj

Arthur, até funciona, mas não fica muito legal não... pq vc só vai poder controlar o que passa pelo squid --- ou seja, vc não vai controlar P2P, torrents, correio eletrônico, IMs...

Já fazendo no Linux, via CBQ ou HTB, fica bem melhor, pq vc vai controlar tudo que passa no roteador.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

mraxis

Tenho uma dúvida parecida.
Compartilho wi fi com um vizinho e gostaria de controlar a banda dele.

Uso o Ubuntu 12.10 normal, baixei o shaper via apt-get e criei dois CBQ's
Coloquei em DEVICE=wlan0,100Mbit,10Mbit  e em RULE o IP que aparece no menu do meu modem como sendo do outro computador: 192.168.0.11

Queria saber se isso está mesmo limitando a banda. Acho estranho pois pra mim (leigo), o sistema está assim:

Meu computador --> modem <--- computador do vizinho

Ou seja, "mando" na rede tanto quanto ele.

Não teria que existir uma conexão do tipo  Modem -> Meu computador -> computador do vizinho ?

Obrigado!

zekkerj

Onde está conectada a internet? Em seu computador, ou no modem?

mraxis

zekkerj

Então... se a internet está no modem, o acesso do seu vizinho não passa por sua máquina, portanto não tem como você fazer o controle de banda.

Veja no próprio modem se há algum controle assim.

mraxis

como eu poderia fazer para que o acesso à internet do vizinho tivesse que passar pelo meu computador primeiro ?

Não encontrei nas configurações do modem nada relacionado a controle de banda.

Obrigado

Tota

Citação de: mraxis online 11 de Abril de 2013, 01:29
como eu poderia fazer para que o acesso à internet do vizinho tivesse que passar pelo meu computador primeiro ?

Ola

Coloque o modem em sua casa conectado a sua maquina numa placa de rede.

Em uma segunda placa de rede conecte o roteador/switch e conecte o vizinho ao roteador ou switch

Assim o sinal de internet do modem passa para sua maquina e dela é distribuído aos vizinhos

Se o modem (ou em nome de quem esta a assinatura do pacote de internet) não é você, vai ser preciso muita lábia para convencer o vizinho a fazer controle de banda

[]'s

Arthur Bernardes