Criar lançador no desktop.

Iniciado por petter, 12 de Setembro de 2006, 10:48

tópico anterior - próximo tópico

petter

Pessoal antes eu criava um lançador no desktop para executar um arquivo java de minha autoria e o comando era o seguinte:

java -jar "/dev/pasta/arquivo.jar".

Agora eu criei um bash para chamar esse arquivo (minha aplicação exige isso por motivos de path) e precisar chamar esse bash pelo lançador no desktop. Já tentei alterar o comando para chama-lo de inumeras formas e nada feito. Alguém pode me ajudar?

P.S.: já testei pelo terminal e o meu arquivo bash está funcionando.
------------------------------------
Sem assinatura

agente100gelo

Na pasta do arquivo, clique o botão direito e "Crie ligação". Copie o arquivo de ligação para o desktop.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

petter

Se eu tento fazer isso acontece:

Erro: operação não permitida.
Sem assinatura

arlei

Então de uma olhada e ve se seu usuário tem permissão de escrita na pasta em questão.

T+
Arlei

petter

Tem permissão sim.
Já verifiquei isso.
Sem assinatura

a13x

não é permissão de escrita e sim de execução... no arquivo bash e no .jar
pra chamar o bash tente assim

sh /caminho/arquivo.sh

arlei

a13x,

se vc ler com atenção verá que foi citado permissão de escrita porque nosso amigo petter disse que não conseguiu criar o lançador na pasta em questão conforme abaixo:

CitarSe eu tento fazer isso acontece:

Erro: operação não permitida.

Até porque pelo que entendi no post de abertura ele ja executava o programa, ou seja, subentende-se então que ele ja tenha permissão de execução para o arquivo em questão.

T+
Arlei

petter

Eu consigo criar o lançador no desktop que é onde ele deve ficar o problema é que ao ser acionado não dá retorno nenhum.
Sem assinatura

LedStyle

Petter, eu estou na correria nem li todos os posts. Mas se eu entendi direito (espero ter entendido) você quer criar um lançador pra uma aplicação java, mas essa aplicação java requer a execução de um Script. E esse script chama a aplicação java, entendi direito?

Se sim tenta o seguinte:

Primeiro veja se esse script tem permissão de execução. Clique com o botão direito nele e vá em propriedades depois em Permissões.

Checado isso, crie o lançador (no seu desktop por exemplo) clicando com o botão direito na área de trabalho e indo em "Criar Lançador". Preencha os campos, selecione um ícone tudo bonitinho, dai no campo comando, coloque o caminho para o script shell sacou?

Se não der certo (to meio sem tempo de testar), delete o lançador e crie outro, mas desta vez ative a caixinha "Executar em um Terminal".

Se nada disso der certo, apele!! Abra um terminalzinho e entre com o seguinte comando:

sudo apt-get install xterm

Isso vai instalar o xterm, um terminal de comandos muito utilizado.

Dai crie o lançador e no campo "comando" coloque o seguinte comando:

xterm -e "/caminho/para/o/script"

Esse último é apelação. Não vejo como não dar certo hehehe.

Abraços!