problema com compartilhamento no samba

Iniciado por HDD_Man, 14 de Março de 2013, 10:41

tópico anterior - próximo tópico

HDD_Man

Ola galera!
ah um tempo atras, o pessoal me ajudou neste topico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,97538.0.html

por favor, vejam essa parte do arquivo samba:

# Compartilhamento dado a todos que usam o recicle, #@recicle
[recicle]
path = /home/samba/recicle
writeable = no
read only = no
browseable = no
create mask = 0770
directory mask = 0770
write list = @recicle
read list = @recicle

dentro dessa pasta recicle, ta tudo ok. consigo criar e excluir arquivos.
dai, copiei o software (vai rodar nas estacoes windows) dentro. ele tem sub pastas
os arquivos dessas subpastas estao abrindo como somente leitura e nao consigo criar nem excluir nenhum arquivo

porem as maquinas precisarao criar, alterar e excluir arquivos pelo funcionamento natural do software

nas permissoes do linux, entrei com o sudo no nautilus e cliquei com o botao direito na pasta recicle, fui em permissoes e coloquei o grupo recicle com acesso a pasta: criar e excluir arquivos. e marquei aplicar configuracoes as subpastas.

estou desconfiado que esse create mask create mask = 0770 do smb.conf esta errado mas nao sei o que colocar. nao sei se o problema e no smb.conf ou nos acessos de pasta do linux.

resumindo, preciso que os usuarios do grupo recicle, logados nas estacoes, ao abrir os arquivos, abram para leitura e escrita e tenham autorizacao para criar e excluir arquivos

alguem pode ajudar?

zekkerj

Citarwriteable = no
read only = no
Afinal, é pra deixar escrever ou não??? Você está usando duas diretivas opostas...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

HDD_Man

eu deixo os dois como yes?

outra duvida.. como eu faco pra saber que usuarios eu adicionei em um determinado grupo? agora tem pouco usuario, mas depois vou cadastrar e definir grupos para varios..

HDD_Man

ACHO que eu sei o que aconteceu

eu copiei os arquivos pelo servidor.
a tarde vou tentar copiar novamente mas diretamente pelo cliente. pode ser isso?

zekkerj

Citação de: HDD_Man online 14 de Março de 2013, 12:51
eu deixo os dois como yes?

Não, veja só. Vc está dizendo em um "pode escrever", no outro "não pode escrever". Se colocar os dois como "yes", só vai inverter a ordem. Os dois têm que ficar consistentes, se vc diz que "writeable = yes", então "read only = no", e vice-versa.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D