Montando um Desktop

Iniciado por petrucchio, 28 de Fevereiro de 2013, 21:37

tópico anterior - próximo tópico

petrucchio

Eai galera, eu iria postar na secção do Hardware, mas fiquei em dúvida e decidi postar por aqui mesmo.

Estou atualmente com um note Acer Aspire 5742-6691 e tentei rodar o Team Fortress 2 e não deu certo, somente tela preta.
Então decidi trocar o desktop aqui de casa que é um positivo e montar um pc melhor, para jogar um pouco (Steam, MmoRpg), renderizar videos em HD para o youtube (estou aguardando o lightworks sair do alpha para ver como ficou a versão linux).
O Desktop vai funcionar em dual-boot c/ windows por conta dos meus pais que utilizam a máquina.
Por tanto gostaria de abrir uma discussão sobre hardware, o que compensa montar, qual VGA é melhor para o Ubuntu, problemas de instalação de driver, custo x benefício, AMD ou Intel, essas já batidas de sempre.

Agradeço desde já aqueles que compartilharem um pouco.

Tota

Ola

A questão principal você não disse.

Quanto pretende gastar em dinheiro?

Dez mil?

Para fazer tudo o que quer, principalmente renderizar videos, uma mother board com 4 xeon/opteron e com 12 gigas de ram dão conta do recado, logico que com uma boa placa de video de 2 gigas e uns dois hd's de dois teras cada.

Mas isto não sai barato.

Em minha humilde opinião, maquina para video e jogos só de 5 mil para cima, isto se não quer ter trancos e demoras nos processos.

Ok, vão me malhar, mas que dá pra jogar tuxkart no meu celeron 900 usto dá.

[]'s

Creto

heheheh Ei Tota a minha mais baratinha roda a maioria dos jogos nativos do Linux:

siducer@siduction:~$ cat /proc/cpuinfo
processor : 0
vendor_id : GenuineIntel
cpu family : 6
model : 22
model name : Intel(R) Celeron(R) CPU          430  @ 1.80GHz
stepping : 1
microcode : 0x38
cpu MHz : 2400.059
cache size : 512 KB
fpu : yes
fpu_exception : yes
cpuid level : 10
wp : yes
flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss tm pbe syscall nx lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts rep_good nopl aperfmperf pni dtes64 monitor ds_cpl tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm lahf_lm dtherm
bogomips : 4800.11
clflush size : 64
cache_alignment : 64
address sizes : 36 bits physical, 48 bits virtual
power management:

siducer@siduction:~$ free
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:       2047020    1200264     846756          0      17640     762624
-/+ buffers/cache:     420000    1627020
Swap:      1028124          0    1028124
siducer@siduction:~$

Claro que não daria para executar tarefas que o companheiro quer mas para jogos nativos é boazinha.
Não usaria jogos da Steam por questões pessoais.

T+

Kriptolix

Com 2 mil ja da pra montar uma maquina bastante descente (preços do mercado livre), eu recomendo uma VGA da Nvidia, nao pq eu ache melhor mais pq tem drivers mais bacanas no linux, a ATI acabou com o desenvolvimento linux por enquanto (a empresa esta quase quebrando, por isso esta cortando coisas). Como processador um core i5 geraçao 3 vai te sustentar por uns 2 anos, hoje em dia eu conto nos dedos de uma mao so os jogos que usam mais de 2.5 giga de ram, portanto uma memoria de 4g vai dar conta perfeitamente,

Agora isso depende do seu orçamento e do que voce quer fazer, mas nao recomendo uma maquina high-end pra linux, os jogos que tem nao conseguem ainda aproveitar esse desempenho, acho que uma middle-end ja vai rodar tudo com total qualidade.

Tota

Acho 5 mil um valor meio alto, com 3.500 (preços do mercado livre) eu consigo montar uma maquina que roda qualquer jogo referencia (crysis 3, arma 2, the witcher 2...) com todas as configuraçoes no maximo sem problema algum, agora tem gente que vai brigar por 2-3% de diferença, ai o ceu é o limite do orçamento.
Ubuntu Linux 10.10

haereticus

Há 3 anos atrás eu montei meu desktop (o da assinatura) gastei quase 3000 mil reais. Já tinha o monitor. Hoje eu ainda rodo todos jogos recém lançados com as configurações no high.

--

Uma dica se for montar uma máquina, monte e pesquise peça por peça, desde o cooler até a placa mãe, tudo requer tempo para não fazer uma escolha errada.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Tota

Citação de: Kriptolix online 01 de Março de 2013, 10:01
Tota

Acho 5 mil um valor meio alto, com 3.500 (preços do mercado livre) eu consigo montar uma maquina que roda qualquer jogo referencia (crysis 3, arma 2, the witcher 2...) com todas as configuraçoes no maximo sem problema algum, agora tem gente que vai brigar por 2-3% de diferença, ai o ceu é o limite do orçamento.

Jogo é o de menos, aliás sou contra jogos em PC. Melhor usar um console especifico.

O desejo dele é renderizar videos, e isto é uma outra historia. Só dá pra fazer em computador, e este não pode ser nem barato nem simples.

Num I7 com 4 ou 6 gigas de ram um video em HD pode demorar 12 horas para renderizar, e isto se não trabar no meio do caminho.

É só ver o que ele escreveu lá em cima.

[]'s

petrucchio

Então Tota, falei , falei falei e acabei me esquecendo de dizer o orçamento que pretendo. Gostaria que não ultrapassasse o teto de R$2.500,00, vou manter o monitor Aoc de 17" e os periféricos.
E como o haereticus disse, eu estou pesquisando mesmo, analisando o preço peça por peça para que tudo caiba nesse apertado orçamento, estou olhando uns site e acompanhando a variação dos preços e tal.
Meu intuito maior mesmo é renderização de videos e um bom processador é primordial msm para dar conta do recado.
Inicialmente tinha ficado tentado pelo AMD Fx-8350, pelo preço mais acessível, mas depois que vi o comparativo dele deu uma desanimada.

Kriptolix

Tota

è, me enganei, o cara citou jogos e achei que ele queria era jogar, realmente se o foco principal é encodar ai o negocio é investir em em processador e memoria, o orçamento dele é bem estreito, mas ei compraria um core i7 (se souber fazer over compraria um da linha k e um bom cooler) e colocaria uns 8 giga de ram (16 acho que sai do orçamento), se sobrar seria bom uma VGA zinha caso o programa que ele use pra encodar aceite CUDA.
Ubuntu Linux 10.10

garfo

CitarJogo é o de menos, aliás sou contra jogos em PC. Melhor usar um console especifico.

Oia só! Até que fim alguém que pensa como eu!  ;D

Odeio jogar no PC (principalmente se for com teclado e mouse, além do monitor ficar quase na cara, é uma desgraça).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

bmota

se dinheiro não for roblema,então ótimo, mas.....
veja o exemplo de um colega meu,gastou exatos 5mil em um pc que ele montou, com o bullrozer, 8gb de ram, placa de vídeo com gpu integrada, etc , tudo pra jogar. hoje ele nem tem tempo pra jogar nesse pc. veja se você vai usar tudo isso mesmo,ok?
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Arthur Bernardes

Quer jogar de verdade.? Compre um Xbox, Nintendo Wii ou um PlayStation 3..! Sou contra PC para jogos..!

adiaswin

Citação de: Arthur Bernardes online 03 de Março de 2013, 16:59
Quer jogar de verdade.? Compre um Xbox, Nintendo Wii ou um PlayStation 3..! Sou contra PC para jogos..!
+1
ubuntu 12.04

Sergio Benjamim

Citação de: adiaswin online 04 de Março de 2013, 19:06
Citação de: Arthur Bernardes online 03 de Março de 2013, 16:59
+1

+1

Existe plataforma específica para jogos, o ideal é vc ter um desses vídeo games. Mas não sou totalmente contra jogos, é legal ter um emulador ou outro instalado, ou um ou outro jogo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

petrucchio

Citação de: Kriptolix online 01 de Março de 2013, 10:01
... eu recomendo uma VGA da Nvidia, nao pq eu ache melhor mais pq tem drivers mais bacanas no linux, a ATI acabou com o desenvolvimento linux por enquanto (a empresa esta quase quebrando, por isso esta cortando coisas)

Nossa que legal essa informação, pq na minha mente as ATI teriam mais suporte, por causa daquele episódio do Linus mandando um F*uck you Nvidia e por conta disso eu pensava que as Geforce da vida teriam menos compatibilidade. Conversando e aprendendo sempre, rsrs.

Como não sou profissional nem nada parecido, não vou investir em uma máquina de ponta, (minha grana é meio curta, pobre sofre!! kkk) acho que vou de Core  i5 3570 ou 3470 com a placa Gigabyte B75M-D3H e estava em mente as HD 7770 ou 7850 , mas pensando melhor as GTX 660 vão cair melhor neah.

Kriptolix

Off topic

Como dono de um ps3 (espero que ex dono em breve) e de um pc pra jogos, cheguei a conclusao que, com exceçao dos exclusivos, nao ha nada que eu nao faça melhor no pc do que no console, uso os controles do ps3 (sem fio), jogos na minha tv todos os jogos que jogava no ps3 (menos os exclusivos, e uncharted e gow nao vao fazer la tanta falta) e ainda posso usar o mouse+teclado quando o assunto é um fps. Deus ex que o diga, joguei no ps3, no xbox e no pc e posso afiarmar sem medo que no ps3 é pessimo, no xbox é ruim e so com o mouse e teclado eu consegui jogar o jogo como se deve.

Nao fosse tudo isso, com a grana de 3 jogos do ps3 que eu vendi eu comprei 15 jogos para pc, na maioria os mesmos que eu tinha no ps3 so que infinitamente mais baratos. Gosto é gosto, eu sempre tive um sonho de possuir um ps3 (criança pobre é f*da...) mas o sonho durou so ate eu comprar o primeiro jogo e ver o roubo que era (isso no ebay, que é menos da metade do preço do que é aqui). A cereja do bolo sao jogos como battle field, em que a versao ps3 é descaradamente inferior ao versao pc, ai eu resolvi sair do sonho e entrar na realidade.
Ubuntu Linux 10.10