Autor Tópico: [Resolvido] Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?  (Lida 15809 vezes)

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
[Resolvido] Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?
« Online: 28 de Fevereiro de 2013, 08:34 »
Pessoal,

Uso o Xubuntu 12.10 32bits e na hora da instalação crie 3 partiçãoes. Swap (2GB), / (8GB) e /home (restante do HD de 500GB). O problema é que depois de 1 mês aproximadamente, minha partição raiz (/) já está usando 100% do espaço.

Não sou desenvolvedor; não uso o Xubuntu para trabalhar (apenas no meu notebook doméstico; sou usuário comum, Tenho instalado os aplicativos padrão, com o acréscimo de alguns codecs para rodar vídeos, player de música que substitui, e outros pequenos como o Deluge. Fiz algumas experiências com outros gerenciadores de arquivos como o dolphin e xfe mas desinstalei completamente eles e as bibliotecas.

Código: [Selecionar]
xubuntu@xubuntu:~$ df -h
Sist. Arq.       Tam  Usad Dispon. Uso% Montado em
/dev/sda2       7,8G  7,4G     32M 100% /
udev            864M  4,0K    864M   1% /dev
tmpfs           349M  844K    348M   1% /run
none            5,0M     0    5,0M   0% /run/lock
none            872M   96K    872M   1% /run/shm
none            100M  8,0K    100M   1% /run/user
/dev/sda3       449G  102G    325G  24% /home

Gostaria de saber: esse consumo de HD é normal? Qual seria um tamanho ideal? Pensei em 20GB para a raiz /.
« Última modificação: 10 de MAR?O de 2013, 12:56 por ubu4ever »

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 08:54 »
Este consumo de HD não é normal, mas também não é anormal, sua partição que é pequena, todas minhas partições / tem no máximo 20GB, sendo que tenho uma /home com 20GB
e uma partição para guardar todos meus outros arquivos, e fazendo a manutenção necessário esta partição / nunca passa dos 6GB, você pode eliminar pacotes baixados do cache do apt, como você diz ter feito experiências provavelmente o cache está lotado, verifique através deste comando.

Código: [Selecionar]
du -sh /var/cache/apt/

ou abra o Analisador de uso do disco.
caso não o tenha instalado o nome dele é baobab
http://wiki.ubuntu-br.org/AnalisadorDeUtilizacaoDoDisco

PS:Se você quiser continuar com sua experimentações, sugiro uma partição de 30GB pra instalar o que quiser com folga, se for utilizar jogos
aí já recomendo partições maiores tanto raiz quanto na /home pois o wine instala os jogos na pasta /home se ainda me lembro.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, 09:47 por Xterminator »

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 09:38 »
É verdade como o amigo Xterminator citou.

Se você tem o steam instalado, os jogos são enormes, maioria deles passa fácil de 10 gigas.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 10:23 »
Eu costumo alocar o HD todo para a raiz, não faço partição /home (ou outras partições específicas). Até agora nenhum problema de falta de espaço.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 11:07 »
Eu costumo alocar o HD todo para a raiz, não faço partição /home (ou outras partições específicas). Até agora nenhum problema de falta de espaço.

É meio complicado, no caso de uma pane geral e uma eventual reinstalação, o processo acaba sendo mais demorado pois você vai ter que fazer backup de tudo, eu tenho a raiz com 20GB e /home com 20GB e uma partição de dados  ocupando todo resto do hd, caso precise reinstalar eu só faria backup dos pacotes baixados, tem funcionado para mim durante anos, na verdade a /home separada para meu uso é desnecessária, já que costumo utilizar versões de pacotes diferentes, o que as vezes acaba gerando conflito.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 13:08 »

É meio complicado, no caso de uma pane geral e uma eventual reinstalação, o processo acaba sendo mais demorado pois você vai ter que fazer backup de tudo, eu tenho a raiz com 20GB e /home com 20GB e uma partição de dados  ocupando todo resto do hd, caso precise reinstalar eu só faria backup dos pacotes baixados, tem funcionado para mim durante anos, na verdade a /home separada para meu uso é desnecessária, já que costumo utilizar versões de pacotes diferentes, o que as vezes acaba gerando conflito.

O problema, pra mim, de ser fazer esses tipos de partições fora do padrão do sistema (/home separada, /var separada, /backup em ntfs separada, etc...) é que em algum momento elas vão encher muito rápido, aí tem que ir no gparted, aumentar a coisa toda, dá mó trabalheira. Então achei mais simples alocar tudo na raiz mesmo, sem me preocupar, já que já tenho backup de tudo que julgo importante num HD externo. Se algo der errado, eu dois palitos eu formato o sistema e coloco tudo de volta ao normal (coisa que não dura nem 5 horas).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 13:42 »
O problema, pra mim, de ser fazer esses tipos de partições fora do padrão do sistema (/home separada, /var separada, /backup em ntfs separada, etc...)

Olá, ao contrário, este é o padrão do sistema. De onde vem a idéia do Linux (Unix), isto e feito rotineiramente em servidores para aumentar a segurança, e foi pensado numa época onde discos rigidos tinham pouca capacidade e eram necessarios vários deles.

O problema não é a forma de particionamento, mas como é que o adminstrador do sistema o planejou. Um mal planejamento pode resultar em disco cheio.

No caso aqui especificamente, a informação foi interpretada incorretamente apenas

Citar
xubuntu@xubuntu:~$ df -h
Sist. Arq.       Tam  Usad Dispon. Uso% Montado em
/dev/sda2       7,8G  7,4G     32M 100% /
udev            864M  4,0K    864M   1% /dev
tmpfs           349M  844K    348M   1% /run
none            5,0M     0    5,0M   0% /run/lock
none            872M   96K    872M   1% /run/shm
none            100M  8,0K    100M   1% /run/user
/dev/sda3       449G  102G    325G  24% /home

Se contarem os % das pastas, isto não bate com os 100% do disco.

Como é sabido, existe a varios anos um bug na informação de disco que causa este erro de interpretação.

Assim, removendo os kerneis antigos da pasta /boot. E limpa do a lixeira do root e dos usuarios mais a pasta /var/log, o sistema fica "limpo", e infelizmente a informação errônea irá permanecer devido ao bug.

Mas isto já é outro assunto, pois varios topicos neste forum Ubuntu tratam disto a milênios, basta uma pesquisa.

[]'s

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 13:56 »
Citar
ao contrário, este é o padrão do sistema.

Engano meu então. Sempre pensei que o padrão do sistema fosse criar uma partição raiz e uma swap, e só (pois o "fdisk -l" e o Utilitário de Unidades só informam essas duas).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?
« Resposta #8 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 14:36 »
Minha pasta /var/cache/apt tem apenas 47MB! Não sei onde pode estar todo este espaço no HD. Será que foram as instalações que eu fiz? Elas podem consumir essa quantidade de dados?

Não tenho nenhum jogo instalado. Removi todos.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?
« Resposta #9 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 14:52 »
Citar
Será que foram as instalações que eu fiz?

Sim. Todos os debs que são baixados na Central de Programas, ou pelo terminal, são guardados nessa pasta como cache. Eu nem costumo apagar esses debs porque não consomem tanto assim do HD (mas não tem problema apaga-los), e favorece a instalação de um programa que já foi baixado, bastando fazer a instalação do mesmo, sem precisar baixar tudo de novo.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?
« Resposta #10 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 15:05 »
Citar
ao contrário, este é o padrão do sistema.

Engano meu então. Sempre pensei que o padrão do sistema fosse criar uma partição raiz e uma swap, e só (pois o "fdisk -l" e o Utilitário de Unidades só informam essas duas).

Sim, o fstab é criado depois do particionamento e o fdisk reflete isto, mas se declarar as partições, o Linux aceita por exemplo o kernel numa maquina do Brasil, o /boot num hd na Austrália e o /home numa maquina na china.

Esta é a beleza deste sistema.

[]'s

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?
« Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 15:12 »
o Linux aceita por exemplo o kernel numa maquina do Brasil, o /boot num hd na Austrália e o /home numa maquina na china.

Caramba! Impressionante.  :o
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?
« Resposta #12 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 17:14 »
Caramba! Impressionante.  :o

Isto não é nada. Procure na rede como montar um cluster com Linux. Isto sim é impressionante.

Você liga um zilhão de maquinas via rede e as usa como uma maquina só, ou seja, usa o processador, memória, etc, todos juntos ao mesmo tempo.

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?
« Resposta #13 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 22:04 »
Instalei o Analisador do uso do Disco (pacote baobab) e percebi que a pasta de logs (/var/log) está com 3,4 GB!

Como faço para excluir esses logs e evitar que eles sejam gerados exageradamente. Tenho logs do kernel e ufw de 1GB cada!

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?
« Resposta #14 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 22:19 »
Instale o Bleachbit e limpe o sistema..!

sudo apt-get install bleachbit