Autor Tópico: Lançada a versão estável do Kernel Linux 3.8.  (Lida 8431 vezes)

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Lançada a versão estável do Kernel Linux 3.8.
« Resposta #15 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 21:41 »
Não tenho muita informação a respeito do Pentium 4, mas ele seria um CPU 486 ou apenas i386 ?

Vou tentar ser o mais simples e objetivo possível sobre este tema. As diferentes nomenclaturas utilizadas (186,286,386,486,586,686,etc.) referem-se as chamadas gerações de microprocessadores desenvolvidos pela Intel. Sendo assim, a nomenclatura 186 se refere a primeira geração, a 286 se refere a segunda geração, a 386 se refere a terceira geração, a 486 se refere a quarta geração, a 586 (que iniciou-se com o Pentium) se refere a quinta geração, e por fim a 686 (que iniciou-se com o Pentium Pro) se refere a sexta geração.

O Pentium 4 é considerado como o primeiro processador da chamada sétima geração da Intel.

Atualmente são utilizadas por padrão duas nomenclaturas: x86 para processadores de 32-bit;  x86-64 (ou AMD64) para processadores de 64-bit.

Para maiores informações sobre o tema consultem os links abaixo (em inglês):
http://en.wikipedia.org/wiki/Amd64
http://en.wikipedia.org/wiki/Pentium#Pentium_Pro
http://en.wikipedia.org/wiki/Pentium_4

"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Lançada a versão estável do Kernel Linux 3.8.
« Resposta #16 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 09:28 »
O que gostei foi da decretação do fim do suporte aos processadores 32 bits. Finalmente... :D :D :D

Finalmente, infelizmente essas joças ainda são vendidas em paises de 3.mundo como o Brasil.

O pior é que vemos no mercado Atom e Celeron sendo vendidos como se fossem modelos de 1. linha e máquinas com isto custando quase 1.000 reais.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Lançada a versão estável do Kernel Linux 3.8.
« Resposta #17 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 09:47 »
O que gostei foi da decretação do fim do suporte aos processadores 32 bits. Finalmente... :D :D :D

Não mesmo, o suporte à arquitetura 32-bit continua, pelo menos até 2038...

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Lançada a versão estável do Kernel Linux 3.8.
« Resposta #18 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 10:10 »
O que gostei foi da decretação do fim do suporte aos processadores 32 bits. Finalmente... :D :D :D

Não mesmo, o suporte à arquitetura 32-bit continua, pelo menos até 2038...

Pois é.

Não sei se chega a tanto, mas se só em 2013 eles terminaram o suporte aos i386, os quais foram introduzidos no mercado em 1985, dá pra imaginar quando será encerrado o suporte aos processadores 32-bit.   :D :D :D
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Lançada a versão estável do Kernel Linux 3.8.
« Resposta #19 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 10:54 »
O que gostei foi da decretação do fim do suporte aos processadores 32 bits. Finalmente... :D :D :D

Não mesmo, o suporte à arquitetura 32-bit continua, pelo menos até 2038...

Pois é.

Não sei se chega a tanto, mas se só em 2013 eles terminaram o suporte aos i386, os quais foram introduzidos no mercado em 1985, dá pra imaginar quando será encerrado o suporte aos processadores 32-bit.   :D :D :D

Me referi ao ano 2038 porque, segundo o que sei, ocorre o "bug do ano 2038" nos sistemas Unix 32-bit:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Problema_do_ano_2038

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Lançada a versão estável do Kernel Linux 3.8.
« Resposta #20 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 11:10 »
O que gostei foi da decretação do fim do suporte aos processadores 32 bits. Finalmente... :D :D :D

Não mesmo, o suporte à arquitetura 32-bit continua, pelo menos até 2038...

Pois é.

Não sei se chega a tanto, mas se só em 2013 eles terminaram o suporte aos i386, os quais foram introduzidos no mercado em 1985, dá pra imaginar quando será encerrado o suporte aos processadores 32-bit.   :D :D :D

Me referi ao ano 2038 porque, segundo o que sei, ocorre o "bug do ano 2038" nos sistemas Unix 32-bit:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Problema_do_ano_2038

Se brincar em 2038 ainda teremos celeron e atom sendo vendidos como top de linha aqui no Brasil. kkkkkkkkkkkkkkkk
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Lançada a versão estável do Kernel Linux 3.8.
« Resposta #21 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 11:15 »
Se brincar em 2038 ainda teremos celeron e atom sendo vendidos como top de linha aqui no Brasil. kkkkkkkkkkkkkkkk

Não, até lá já vai ser tudo tablet  ::)

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Lançada a versão estável do Kernel Linux 3.8.
« Resposta #22 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 12:23 »
O que gostei foi da decretação do fim do suporte aos processadores 32 bits. Finalmente... :D :D :D

Não mesmo, o suporte à arquitetura 32-bit continua, pelo menos até 2038...

Pois é.

Não sei se chega a tanto, mas se só em 2013 eles terminaram o suporte aos i386, os quais foram introduzidos no mercado em 1985, dá pra imaginar quando será encerrado o suporte aos processadores 32-bit.   :D :D :D

Me referi ao ano 2038 porque, segundo o que sei, ocorre o "bug do ano 2038" nos sistemas Unix 32-bit:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Problema_do_ano_2038

Em 2000 também houve um grande alarde em relação ao famoso "bug do milênio" e o resultado foi ... praticamente nada.

De qualquer forma, pelo andar da carruagem acredito que bem antes disso a arquitetura 32-bit estará extinta.  
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2013, 20:03 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Lançada a versão estável do Kernel Linux 3.8.
« Resposta #23 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 20:00 »
Linus Torvalds lançou a versão 3.8 do kernel Linux, o qual traz consigo suporte completo aos núcleos gráficos Haswell, presentes na próxima geração de processadores da Intel. Esta nova versão do Kernel também vem com tudo que é necessário para que o sistema utilize aceleração 3D nos chipsets gráficos NVIDIA GeForce. O F2FS, um sistema de arquivos que é otimizado para mídia flash, sendo, portanto, usado em câmeras, tablets, smartphones, drives flash USB e cartões de memória, é outra inovação presente no kernel Linux 3.8.

Mais informações sobre este lançamento podem se encontradas aqui.
A arquitetura Haswell ainda será lançada no mercado no meio deste ano provavelmente e seus núcleos gráficos já possuem suporte completo. Talvez daqui a uns seis meses ela chegue para suceder a Ivy Bridge. Enquanto isso nos gráficos da AMD e NVidia... Parabéns Intel!!! :)
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.195
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Lançada a versão estável do Kernel Linux 3.8.
« Resposta #24 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 00:31 »
O que gostei foi da decretação do fim do suporte aos processadores 32 bits. Finalmente... :D :D :D

Isso é legal pra caramba, acaba de vez com o debate de o sitema x64 ser problemático em algum sentido, mas vai deixar na mão a galera que comprou PCs com processador intel atom, por exemplo. Esse processador ainda é muito vendido em notebooks e netbooks por ser barato.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Lançada a versão estável do Kernel Linux 3.8.
« Resposta #25 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 06:43 »
O que gostei foi da decretação do fim do suporte aos processadores 32 bits. Finalmente... :D :D :D

Isso é legal pra caramba, acaba de vez com o debate de o sitema x64 ser problemático em algum sentido, mas vai deixar na mão a galera que comprou PCs com processador intel atom, por exemplo. Esse processador ainda é muito vendido em notebooks e netbooks por ser barato.

Pessoal,

Mais uma vez o que acabou não foi o suporte aos processadores 32-bit, e sim o suporte aos processadores i386 (lançados na década de 80).

O suporte aos processadores 32-bit ainda vai continuar por mais alguns anos.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Lançada a versão estável do Kernel Linux 3.8.
« Resposta #26 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 08:04 »
O que gostei foi da decretação do fim do suporte aos processadores 32 bits. Finalmente... :D :D :D

Isso é legal pra caramba, acaba de vez com o debate de o sitema x64 ser problemático em algum sentido, mas vai deixar na mão a galera que comprou PCs com processador intel atom, por exemplo. Esse processador ainda é muito vendido em notebooks e netbooks por ser barato.

É vendido em paises de terceiro mundo.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Lançada a versão estável do Kernel Linux 3.8.
« Resposta #27 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 09:01 »
Acabou o suporte para i386, mas ainda tem suporte para i486, i586 e i686 que são 32 bits. hugoleal85, a galera tá confundindo bastante, talvez se você editar o seu primeiro post e deixar isso claro diminua o problema. Inclusive, é comum ver pacotes rpm com i586 no nome.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Lançada a versão estável do Kernel Linux 3.8.
« Resposta #28 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 09:52 »
Acabou o suporte para i386, mas ainda tem suporte para i486, i586 e i686 que são 32 bits. hugoleal85, a galera tá confundindo bastante, talvez se você editar o seu primeiro post e deixar isso claro diminua o problema. Inclusive, é comum ver pacotes rpm com i586 no nome.

Entendo a situação, mas já é um fim decretado. Um início, mas já é.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Lançada a versão estável do Kernel Linux 3.8.
« Resposta #29 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 10:06 »
... hugoleal85, a galera tá confundindo bastante, talvez se você editar o seu primeiro post e deixar isso claro diminua o problema. Inclusive, é comum ver pacotes rpm com i586 no nome.

Essa não entendi. Em meu primeiro post não fiz qualquer referência a este tema, sendo assim como ele poderia levar as pessoas a pensarem em algo do tipo?

O problema é que estão confundindo a arquitetura 32-bit com a série de processadores i386 (lançados na década de 80). Em um de meus posts expliquei bem detalhadamente a diferença entre eles, inclusive exibindo alguns links que explicam muito bem o assunto em questão.

Mais um vez repito, o suporte aos processadores 32-bit não foi encerrado e ainda será mantido por mais alguns anos.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog