Autor Tópico: Erro no modprobe. Pra variar, bcm4311...  (Lida 3721 vezes)

Offline cabruca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Erro no modprobe. Pra variar, bcm4311...
« Online: 14 de Fevereiro de 2013, 20:53 »
Oi Galera!

Tô numa luta danada com a bendita placa da Broadcomm. Depois de muitas idas e vindas, ela está desativada agora. Dei uma lida no info modprobe e testei alguns comandos. O problema principal é que o modprobe não conclui no terminal. Mas aí tentei o comando abaixo. Vejam o resultado, foi o único que deu resposta.

Código: [Selecionar]
sudo modprobe b43 --force-modversion -f
WARNING: Error inserting bcma (/lib/modules/3.2.0-37-generic-pae/kernel/drivers/bcma/bcma.ko): Invalid module format
WARNING: Error inserting cfg80211 (/lib/modules/3.2.0-37-generic-pae/kernel/net/wireless/cfg80211.ko): Invalid module format
WARNING: Error inserting mac80211 (/lib/modules/3.2.0-37-generic-pae/kernel/net/mac80211/mac80211.ko): Invalid module format
FATAL: Error inserting b43 (/lib/modules/3.2.0-37-generic-pae/kernel/drivers/net/wireless/b43/b43.ko): Invalid module format

Tô sem wireless e perdido num mato sem cachorro...

Valeu!!!!

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Erro no modprobe. Pra variar, bcm4311...
« Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 21:31 »
Se for wifi Broadcom, tem driver proprietário no Jockey pra ele. E pelo que sei, não requer Internet pra instalar, pois está no CD (ou DVD) do Ubuntu.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2013, 21:34 por eliseu_carvalho »

Offline cabruca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Erro no modprobe. Pra variar, bcm4311...
« Resposta #2 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 22:55 »
Oi Eliseu. Obrigado.

É sim wifi Broadcomm BCM 4311. Os drivers não estão no Precise, a gente tem que baixar mesmo.

Mas o problema mesmo é o comando modprobe não concluir no terminal.

Valeu!

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Erro no modprobe. Pra variar, bcm4311...
« Resposta #3 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 11:41 »
Informe o kernel em uso, se atualizou, é necessário recompilar o driver.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Erro no modprobe. Pra variar, bcm4311...
« Resposta #4 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 11:52 »
Os drivers não estão no Precise, a gente tem que baixar mesmo.

É que um cunhado meu tem um notebook com wifi Broadcom e também tava dando os mesmos problemas, mas pude instalar o driver assim mesmo - pressuponho que o CD do Ubuntu tenha ele. Depois disso, conectou normal.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Erro no modprobe. Pra variar, bcm4311...
« Resposta #5 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 13:41 »
Citar
sudo modprobe b43 --force-modversion -f
Cara, vc é doido. Se o módulo não carrega pq a versão tá errada, não adianta forçar a barra. Isso é igual vc estar brincando de encaixar, e tentar passar um cubo por um buraco redondo à base de marreta... :(
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Erro no modprobe. Pra variar, bcm4311...
« Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 13:50 »
Oi Eliseu. Obrigado.

É sim wifi Broadcomm BCM 4311. Os drivers não estão no Precise, a gente tem que baixar mesmo.

Mas o problema mesmo é o comando modprobe não concluir no terminal.

Valeu!

Olha, eu tenho quase certeza de que os drivers estão no Ubuntu Precise, da mesma forma como estavam nas versões anteriores. O que não está na distribuição é o firmware, e sem ele a placa não funciona.

Pra instalar o firmware, vc tem que instalar dois pacotes. Um é o "b43-fwcutter", e outro que não está no repositório Universe, e sim no Multiverse: "firmware-b43-installer" ou "firmware-b43-lpphy-installer', conforme o seu hardware.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cabruca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Erro no modprobe. Pra variar, bcm4311...
« Resposta #7 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 14:12 »
Valeu Zekkerj, Eliseu e Irtigor!

Zekkerj me deixou preocupado. Mas esta é a segunda vez que instalo o Precise neste Acer Aspire 5570z por causa dessa placa. No Lucid funcionava beleza, apesar de ter me dado bastante canseira também. A vantagem é que aprendi bastante Ubuntu com essas dificuldades do driver. Até comandos que não se deve usar aprendi.  :D

Enquanto escrevia, Zekkerj já tinha respondido. Obrigado! Então, já fiz essa instalação padrão. Só que ela ficava intermitente, caía direto. Por isso comecei a mexer pra ver se corrigia. Deu m.e.r.d.a. mesmo.

Então, eis a versão do kernel. Será que vou ter que recompilar mesmo? Assim vou dar uma camiseta para minha namorada: "O meu namorado sabe compilar o kernel. E o seu?"

Código: [Selecionar]
uname -r
3.2.0-37-generic-pae

Obrigado Senhores!


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Erro no modprobe. Pra variar, bcm4311...
« Resposta #8 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 20:44 »
Então, cabruca: esses problemas de intermitência não são exclusividade sua, nem da sua placa. Acontece que esses drivers foram todos reescritos do zero (p/ o Ubuntu Natty) , e parece que ainda não estão muito maduros. Qualquer interferenciazinha, e babau sinal.

Não me consta que o driver proprietário esteja funcionando melhor, mas é uma tentativa a fazer.

sudo apt-get install bcmwl-kernel-source
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cabruca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Erro no modprobe. Pra variar, bcm4311...
« Resposta #9 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 22:22 »
Zekkerj, esse driver proprietário é sem chance. Deu um pau geral, entra numa tela preta sinistra 2 vezes comigo.

Lembrei agora do Ndiswrapper. Vou tentar ele pra ver se rola. Era intermitente também mas pelo menos funcionava. Instalei o kernel novo mas num deu certo também.

Valeu galera! Ainda continuo aguardando dicas...

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Erro no modprobe. Pra variar, bcm4311...
« Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 00:21 »
Cara... Quer uma sugestão? Taca um wifi USB ASUS N10 aí e seja feliz ;D

Offline cabruca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Erro no modprobe. Pra variar, bcm4311...
« Resposta #11 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 17:27 »
Pois é galera. Acho que vou formatar e reinstalar tudo mesmo. Pelo menos volta a funcionar. Já até instalei o kernel 4.0... Num adiantou nada...

Valeu a força!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Erro no modprobe. Pra variar, bcm4311...
« Resposta #12 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 17:38 »
Eu ia dizer pra vc fazer uma experiência com o Ubuntu 12.04LTS, mas agora que me toquei que vc já está com ele, e não com o 12.10 Quantal.

Bem, faça isso, reinstale, pq assim a gente parte de uma plataforma mais controlada.

EDIT: Em tempo... vc instalou esse sistema a partir de onde? CDROM? Baixou e gravou, ou comprou pronto? Se estiver usando CDROM, vale a pena usar a entrada "verificar midia" que aparece no boot, pois é muito comum acontecer erros no download ou na gravação da mídia, e que acabam estourando em problemas como esse que vc está vivendo...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cabruca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Erro no modprobe. Pra variar, bcm4311...
« Resposta #13 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 18:36 »
Oi Zekkerj!

Fui instalando e reinstalando drives com o Kernel 4. Nada. Aí voltei ao kernel anterior e reinstalei tudo. Continuava num funcionando. Aí resolvi dar o sudo modprobe b43 e deu certo! Fiz tambe sudo modprobe -r com os outros drivers e ele falou que o ssb tava funcionando. Desencanei. Voltou o wireless pelo menos.

O problema agora é a intermitência da conexão. Fica caindo direto. Li algo em algum lugar que precisa mudar MTU. Vou pesquisar isso.

Valeu!!!!

Offline cabruca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Erro no modprobe. Pra variar, bcm4311...
« Resposta #14 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 19:03 »
Galera,

Acabei de reiniciar. Antes tava funcionando. Mas tive que redigitar sudo modprobe b43. Como faço pra isso ficar definitivo?

Pra tentar estabilidade segui a dica deste post. Vamos ver se dá certo.

http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=36&t=1655

Abração galera!! Bom fim de semana!