Autor Tópico: Problema no boot do pendrive para instalação do Ubuntu 12.10  (Lida 1410 vezes)

Offline lfelipe

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Problema no boot do pendrive para instalação do Ubuntu 12.10
« Online: 06 de Fevereiro de 2013, 17:55 »
Prezados,

Há algum tempo estava utilizando o Ubuntu 12.04 tanto no meu desktop do trabalho, quanto no notebook pessoal. Entretanto, nos últimos dias, comecei a perceber diversos problemas nas instalações. Por exemplo, no notebook dava erro com o plugin do Flash no Chrome, e no desktop, os tempos de carregamento estavam muito lentos.

Imaginei que poderia ter sido alguma atualização equivocada, ou algum problema na manutenção do sistema.

Bom, agora tanto faz, pois resolvi instalar o Ubuntu 12.10 em ambas as máquinas, e experimentar a nova versão (até sair a nova 13.04). Fiz o caminho padrão: baixei o ISO do site do Ubuntu (64bits), criei o disco de inicialização pelo Criador de Discos do próprio Ubuntu, e fiz boot pelo pendrive.

No notebook pessoal, a instalação foi barbada, em pouquinho tempo estava tudo em ordem, funcionando que é uma maravilha. Hoje trouxe o mesmo pendrive para a empresa e, qual a minha surpresa, não funcionou.

Tentei várias vezes, alterando a ordem de boot dos devices, e nada. Baixei novamente o iso (64bits), formatei o pendrive, gravei novamente pelo Criador de Discos, e...nada!! Continua dando erro.

O que acontece: quando faço o reboot, para inicializar pelo pendrive, a Cmos carrega normalmente, mas no momento em que abriria a tela de seleção de OS, aparece simplesmente a mensagem: "Boot error". E trava tudo.

Ctrl+Alt+Del, reinicio, altero tudo que é ordem de boot, tento novamente e...Boot Error.

Pesquisando um pouco no Google, esbarrei com algo que não conhecia, a questão da UEFI e Secure Boot.

Li essa notícia (http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20121126#qa), fiz o recomendado, e nada.

E o que mais me preocupa, é que sequer imagino como poderei, por exemplo, formatar todo o computador, caso seja necessário excluir o Windows para instalar somente o Ubuntu.

Alguém teria alguma ideia de por onde devo começar?

Abraços.