Autor Tópico: Como você instala o seu Ubuntu?  (Lida 5357 vezes)

eliseu_carvalho

  • Visitante
Como você instala o seu Ubuntu?
« Online: 05 de Fevereiro de 2013, 23:20 »
Mais um tópico bem descontraído pro Café, com o objetivo de mostrar como o pessoal do fórum costuma fazer a instalação do Ubuntu. Vou começar por mim.

----------------------------------------------------------

A minha instalação é feita em várias etapas.


Primeira etapa - primeira atualização de pacotes

Depois de instalar o Ubuntu 12.04 a partir do CD, assim que o sistema inicia pela primeira vez, a primeira coisa é eu entrar rapidamente no terminal e desativar o Apport, assim:

sudo service apport stop

E pra evitar que o serviço seja ativado novamente nas próximas inicializações, ainda faço o seguinte:

sudo gedit /etc/default/apport

e ajusto o "Enabled" pra 0. Feito isso, salvo o arquivo e procedo com uma pequena personalização do terminal, trocando o esquema de cores original por um fundo preto e fonte cinza-claro (às vezes vario a cor da fonte, mas o fundo é sempre preto), pois assim consigo enxergar melhor as coisas nele. Em seguida vou eliminando todos os ícones da barra lateral, com exceçao do Firefox; depois, abro o dash e ponho os ícones do Thunderbird e o da minha pasta de arquivos (um que tem uma "casinha", não o original), embaixo e em cima do ícone do Firefox, respectivamente. Então, meus próximos passos são ajustar o volume de som (geralmente onde diz "não-amplificado" pra evitar distorções - mas se não tiver essa possibilidade, deixo em 100% mesmo), altero o formato do relógio (adicionando a data e o dia da semana), faço uns ajustes de tela e de energia pra evitar que ela apague depois de um tempo (priorizo muito mais o desempenho do sistema que a economia de energia).
Nesse momento aguardo a notificação de atualizações - mas não atualizo por ela, simplesmente fecho-a. Uma vez que isso acontece, instalo o Synaptic via terminal. Depois, com um

sudo software-properties-gtk

habilito todos os repositórios, inclusive o "proposed" e os "parceiros da Canonical" - só não habilito o do CD pra não precisar mais dele em nenhum momento da instalação. Aí edito o arquivo dos repositórios com

sudo gedit /etc/apt/sources.list

pra apagar a primeira entrada, correspondente à do repositório do CD, pra que não apareça mais nos "Canais de software". Ainda faço mais um

sudo software-properties-gtk

pra verificar novamente se está tudo ativado e sem o repositório do CD. Somente depois de tudo isso, procedo com a atualização, via terminal, usando

sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

Esse é o procedimento que eu considero o mais delicado, pois se der qualquer problema nessa hora, prefiro muito mais recomeçar a instalação do zero a tentar procurar uma correção pra falha (gosto de instalações absolutamente bem-feitas). Se tudo correr 100%, reinicio a máquina com

sudo shutdown -r now

e procedo à etapa seguinte.


Segunda etapa - configuração do browser, novos repositórios e primeiros pacotes

Depois do reboot da máquina, entro novamente no terminal pra conferir as versões do kernel e da interface Unity, respectivamente, com

uname -r
unity --version


Mantenho o terminal aberto, aí então entro no Firefox pra configurar o Google como minha página inicial, pra fazer umas personalizações e pra instalar alguns plugins (no PC de mesa são o AdBlock Plus, o Element Hiding Helper, o DownloadHelper e o AntiProtetor.in; no notebook são apenas o AdBlock Plus e o Element Hiding Helper). Ainda no Firefox, entro aqui mesmo no fórum pra conseguir os repositórios-espelho do GetDeb e a chave GPG dos mesmos (aqui). Depois deles vem o Medibuntu, em seguida vários PPAs:

Banshee (stable)
DNS Sound
GIMP 2.8 (Otto Kesselgulasch - acho que é esse o nome do dono do PPA)
JAVA (WebUpd8)
JDownloader (stable)
Ubuntu Tweak
WebUpd8 GNOME
WebUpd8 Main
Zak Main

Depois de adicionar todos via sudo add-apt-repository, faço um

sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

pra atualizar a lista de pacotes e fazer alguns updates, se for o caso. Aproveito esse momento pra por um papel de parede na minha tela também - de preferência um escuro, pra barra lateral ficar mais "discreta".
Na sequência instalo uns utilitários de limpeza e manutenção do sistema e de pacotes órfãos, com

sudo apt-get install localepurge discus deborphan gtkorphan wajig debfoster xdiskusage

Chega um momento em que o localepurge pede pra escolher quais pacotes de locale devem permanecer na máquina - marco todos os que começam com "pt".
Aí vem outro momento bem delicado da minha instalação:

sudo apt-get install libdvdcss2 non-free-codecs w32codecs w64codecs ubuntu-restricted-extras gcc build-essential python3 libccid pcscd pcsc-tools libpcsc* oracle-java7-installer cups-pdf language-pack-pt language-pack-pt-base language-pack-gnome-pt language-pack-gnome-pt-base dconf-tools myunity gdebi nautilus-open-terminal hwinfo mesa-utils gparted ubuntu-tweak python-gpgme (no notebook também instalo o pacote "ibam", um indicador reserva de carga de bateria que funciona via terminal, caso o indicador gráfico apresente algum problema)

É nesse momento que acontece a instalação de vários pacotes que considero essenciais, tais como codecs, JAVA, o driver da leitora de cartões do Banrisul e diversas outras ferramentas. Os pacotes de linguagem "language-pack-..." estão aí de forma redundante - herança do meu tempo de Linux Mint 12 com GNOME 3.2, quando nem tudo ficava em português e eu tinha que instalar esses pacotes, então acabei deixando assim.
Esse é outro ponto bastante complicado, pois, assim como na primeira etapa, se qualquer coisa aí der errado, prefiro recomeçar toda a instalação a apenas corrigir o erro.
Se tudo der certo depois desse (enorme) comando no terminal, novamente reinicio a máquina com

sudo shutdown -r now

e procedo à próxima etapa.


Terceira etapa - instalação da maioria dos programas

Passadas as duas primeiras (e, pra mim, mais difíceis) etapas, o meu próximo passo é começar a instalação dos programas. Pelo menos da maioria deles, pois deixo um pra etapa seguinte - explico depois.
O primeiro programa que eu instalo é o JDownloader. Em seguida, procuro o ícone dele e ponho na barra lateral, logo abaixo do ícone do Thunderbird.
Em seguida, outro passo importante: a substituição do LibreOffice pelo OpenOffice. Faço assim:

sudo apt-get purge libreoffice*.*
sudo apt-get autoremove --purge
sudo apt-get autoclean
sudo apt-get clean
wajig purge-orphans
(repito esse último comando quantas vezes for necessário, até que todos os pacotes órfãos sejam eliminados)

Ainda entro no Synaptic pra desinstalar alguns pacotes deixados pelo LibreOffice, procurando "libreoffice" no campo de pesquisa e filtrando os resultados. Pra instalar o OpenOffice, vou no próprio site da Apache Foundation, baixo a versão 3.4.1 (no momento a mais atual, mas em breve deve vir a 4.0), extraio o conteúdo do pacote e sigo as instruções conforme o Readme. Ponho o ícone do OpenOffice Writer abaixo do ícone do JDownloader na barra lateral.
Feito isso, vem a instalação do GIMP, via terminal. Ponho seu ícone abaixo do ícone do OpenOffice Writer.
Meu próximo passo é desinstalar o Brasero, o Simple-Scan e o Totem. Faço com

sudo apt-get purge brasero simple-scan totem
sudo apt-get autoremove --purge
sudo apt-get autoclean
sudo apt-get clean
wajig purge-orphans
(repito esse último comando quantas vezes for necessário, até que todos os pacotes órfãos sejam eliminados)

Depois, vou novamente no Synaptic pra procurar por vestígios desses programas que ainda estejam presentes no sistema. No caso do Totem, isso faz com que eu acabe também desinstalando o Rhythmbox e a lente "Music Stores" do Unity - o que pra mim não é problema, pois são coisas que não uso mesmo.
Então o próximo passo é a instalação de programas multimídia e jogos, e isso varia conforme a máquina. Se for no PC de mesa, é isso:

sudo apt-get install gnome-codec-install tuxguitar audacious vlc pacpl picard mimms devede avidemux pitivi musescore ardour rosegarden audacity k3b k9copy skanlite language-pack-kde-pt language-pack-kde-pt-base khelpcenter4 kdegames gnome-games supertuxkart

Se for no notebook, é mais simples:

sudo apt-get install gnome-codec-install audacious vlc k3b language-pack-kde-pt language-pack-kde-pt-base khelpcenter4 kdegames gnome-games

Depois disso, o meu próximo procedimento é a instalação do Dropbox, mas pra isso prefiro baixar o pacote no próprio site mesmo, pois ele também instala um repositório próprio. Feita a instalação do Dropbox, abro o Nautilus, entro na minha pasta pessoal e apago as pastas a seguir:

Documentos
Imagens
Modelos
Música
Público
Vídeos

Substituto todas por links às pastas correspondentes, tanto no Dropbox quanto no HD externo (se for no notebook, não contam as pastas "Música" e "Vídeos", pois esse conteúdo é mais pesado e se encontra no HD externo mesmo).
Reinicio mais uma vez o computador com

sudo shutdown -r now

e vou à próxima etapa.


Quarta etapa - instalação do último programa, configurações e limpeza do sistema

Como falei antes, um programa eu deixo pra instalar nesta etapa, tratando-se de um processo em separado. Esse programa é o Banshee, que instalo de uma forma um pouco diferente:

sudo apt-get install --no-install-recommends banshee

Faço isso pra ele não reinstalar o Brasero e outras coisas que antes já foram removidas. Depois, ponho os demais ícones na barra lateral (PC: K3B, DeVeDe, K9copy Assistant, Avidemux, MuseScore, Banshee - notebook: K3b, Banshee). Nesse ponto termina a instalação dos programas.
Agora chegou o momento de configurar os programas, e o primeiro da lista é o VLC. Faço com que ele sempre use o dispositivo de áudio ALSA e a saída de vídeo X11.
Em seguida vou ao seletor de sistemas multimídia com

gstreamer-properties

Ajusto todos os dispositivos de entrada e saída nele, nunca mantendo a configuração padrão.
Uma coisa que faço sempre, logo após esse passo, é remover os pacotes de idiomas desnecessários. Ponho no terminal

gnome-language-selector

e, se ele pedir pra instalar mais alguns pacotes, procedo com isso. No final, fica uma longa lista de idiomas instalados - sempre elimino todos os que não sejam português, o que faz com que vários pacotes sejam removidos. Faço isso com o objetivo de economizar espaço em disco.
Depois, vou ao seletor de idioma novamente, repetindo o comando acima, pra reinstalar alguns pacotes que porventura possam ter sido removidos por engano. Se for o caso, procedo com a reinstalação, depois entro novamente no seletor de idioma, com o mesmo comando - aí sim, determino português como idioma do sistema.
O passo seguinte pra mim é remover completamente o UbuntuOne, já que uso é o Dropbox mesmo. Faço isso com

sudo apt-get purge python-ubuntuone-client
sudo apt-get autoremove --purge
sudo apt-get autoclean
sudo apt-get clean
wajig purge-orphans
(repito esse último comando quantas vezes for necessário, até que todos os pacotes órfãos sejam eliminados)

Aí mais uma vez vou ao Synaptic, elimino os pacotes com configuração residual e procuro "ubuntuone" no campo de pesquisa pra eliminar totalmente seus rastros.
Até aqui ainda estou com o terminal aberto, e vou precisar dele mais um pouco. É através dele que coloco algumas coisas a mais como ícones na área de trabalho - geralmente jogos e/ou programas que considero menos prioritários - pra não deixá-la muito "vazia". Digito isso:

cd /usr/share/applications
copy <programa>.desktop "/home/<nomedousuario>/Área de Trabalho"
(repito esse comando pra cada programa que for colocar na área de trabalho)

Como os atalhos copiados não têm permissão de execução, ainda faço o seguinte:

cd
cd "Área de Trabalho"
chmod a+x *.desktop
cd


A partir desse ponto não preciso mais do terminal. Logo, fecho-o.
O passo a seguir é fazer uma limpeza do sistema com o Ubuntu Tweak. Isso também ajuda a eliminar antigas versões do kernel, com o objetivo de economizar espaço em disco.
Depois disso, faço um último reinício do computador e vou à última etapa.


Quinta e última etapa - configuração dos programas

Essa é a derradeira etapa da minha instalação - a configuração de todos os programas que uso com mais frequência. No caso: JDownloader, OpenOffice, GIMP, K3B e Banshee (no PC de mesa também MuseScore, Audacity e DeVeDe).
Feito isso, meu sistema está pronto pra uso, às vezes depois de mais de duas horas, mas vale a pena...

clodoaldops

  • Visitante
Re: Como você instala o seu Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 09:54 »
1-instalação / e /home na mesma partição de 15 a 30 gb >> tenho uma partição bkp separada
2-atualização update && upgrade
3-instalar ubuntu restricted extras
4-instalar vlc e audacious
5-instalar grub-customizer (PPA)
6-instalar gnome-twek-tool e faince-icons-theme
7-trocar papel parede

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Como você instala o seu Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 09:55 »
bom, eu instalo assim:
depois de instalar o ubuntu, instalo os seguintes programas:
super boot manager
ubuntu tweak
supertux kart
mupen64plus
entre outros
 depois, modifico os temas de ícones e das janelas,e algum wallpapper que achar legal
depois desativo o grub e troco ele pelo burg, que acho mais legal.
bem,esse é um resumo do que faço.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Como você instala o seu Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 10:40 »
Caramba! O pessoal aqui é hardcore, hein!  :o

O meu é bem simples:

- Instalo o ubuntu com as configurações padrão. Nada de partições especiais e tal (normalmente mando a instalação apagar o HD inteiro pra deixar somente o ubuntu nele)
- Coloco meu nome e defino uma senha porca fácil de lembrar, tipo "001asd" ou "123xz"  ;D

Na pós-instalação:

- Troco o plano de fundo (papel de parede)
- Atualizo o sistema
- Instalo o Flash
- Instalo o VLC
- Baixo/instalo o Google Chrome e o Opera
- Baixo/instalo o dropbox
- Passo o backup do meu HD externo pro sistema

E pronto! Começo a usar o ubuntu normalmente a partir daí.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Como você instala o seu Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 10:46 »
Caramba! O pessoal aqui é hardcore, hein!  :o

O meu é bem simples:

- Instalo o ubuntu com as configurações padrão. Nada de partições especiais e tal (normalmente mando a instalação apagar o HD inteiro pra deixar somente o ubuntu nele)
- Coloco meu nome e defino uma senha porca fácil de lembrar, tipo "001asd" ou "123xz"  ;D

Na pós-instalação:

- Troco o plano de fundo (papel de parede)
- Atualizo o sistema
- Instalo o Flash
- Instalo o VLC
- Baixo/instalo o Google Chrome e o Opera
- Baixo/instalo o dropbox
- Passo o backup do meu HD externo pro sistema

E pronto! Começo a usar o ubuntu normalmente a partir daí.  :)

você fala mal das suas senhas porque não viu as que uso nas minhas instalações,é o mesmo nome do usuário que uso no computador,uma vez eu esqueci,e não quero passar por isso de novo  ;D ;D ;D
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Como você instala o seu Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 12:07 »
Eu fico no aguardo da ISO do Ubuntu 12.04.2 pra fazer a minha (extensa) instalação ficar mais prática...

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Como você instala o seu Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 12:21 »
Eu fico no aguardo da ISO do Ubuntu 12.04.2 pra fazer a minha (extensa) instalação ficar mais prática...

Cê vai baixar a iso de novo? Cara, é só atualizar normalmente que sua máquina já vai receber o 12.04.2. Acho que não precisa ficar baixando uma iso nova a cada Servive Pack que sair. É muita complicação desnecessária, ao meu ver.  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Como você instala o seu Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 12:25 »
É porque se eu precisar reinstalar o sistema mais adiante, tendo a ISO do 12.04.2, a coisa fica bem mais rápida que instalar a partir da 12.04.0 e ainda baixar mais de 500 novos pacotes...

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Como você instala o seu Ubuntu?
« Resposta #8 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 12:34 »
É porque se eu precisar reinstalar o sistema mais adiante, tendo a ISO do 12.04.2, a coisa fica bem mais rápida que instalar a partir da 12.04.0 e ainda baixar mais de 500 novos pacotes...

Também acho mais prático... e rápido...!!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Como você instala o seu Ubuntu?
« Resposta #9 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 12:38 »
É porque se eu precisar reinstalar o sistema mais adiante, tendo a ISO do 12.04.2, a coisa fica bem mais rápida que instalar a partir da 12.04.0 e ainda baixar mais de 500 novos pacotes...

Mas pensa um pouco: No máximo você vai baixar mais ou menos uns 300 mb de atualizações, contra uma iso inteira (~680 mb). E pior: baixar 680 mb a cada Service Pack lançado. Não há lógica aí, só complicação, meu amigo.  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Como você instala o seu Ubuntu?
« Resposta #10 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 16:08 »
1-instalação / e /home na mesma partição de 15 a 30 gb >> tenho uma partição bkp separada
2-atualização update && upgrade
3-instalar ubuntu restricted extras
4-instalar vlc e audacious
5-instalar grub-customizer (PPA)
6-instalar gnome-twek-tool e faince-icons-theme
7-trocar papel parede

1-instalação / e /home na mesma partição de 15 a 30 gb >> tenho uma partição bkp separada
2-atualização update && upgrade
3-instalar ubuntu restricted extras
7-trocar papel parede

sou preguiçoso, o oposto do eliseu hahahhaa

você fala mal das suas senhas porque não viu as que uso nas minhas instalações,é o mesmo nome do usuário que uso no computador,uma vez eu esqueci,e não quero passar por isso de novo  ;D ;D ;D
bmota, não quero assustar nem nada, mas tome cuidado ao revelar esse tipo de informação.

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como você instala o seu Ubuntu?
« Resposta #11 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 16:13 »
É porque se eu precisar reinstalar o sistema mais adiante, tendo a ISO do 12.04.2, a coisa fica bem mais rápida que instalar a partir da 12.04.0 e ainda baixar mais de 500 novos pacotes...

Mas pensa um pouco: No máximo você vai baixar mais ou menos uns 300 mb de atualizações, contra uma iso inteira (~680 mb). E pior: baixar 680 mb a cada Service Pack lançado. Não há lógica aí, só complicação, meu amigo.  :D

Depende. Se vc instala Ubuntu para os outros, esses "services pack" são uma mão na roda, pq eu baixo a ISO em um local de internet rápida, como no campus da minha universidade, gravo o CD ou passo para um pendrive e instalo para os outros, e não é todo mundo que tem banda larga boa para ficar baixando 300 MB de atualizações. Ou vc precisa rodar somente pelo sessão live, como eu, que não tenho mais HD, daí é melhor usar o 12.04.2, por estar já atualizado e com menos bugs que o lançamento de abril.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Como você instala o seu Ubuntu?
« Resposta #12 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 17:03 »
É porque se eu precisar reinstalar o sistema mais adiante, tendo a ISO do 12.04.2, a coisa fica bem mais rápida que instalar a partir da 12.04.0 e ainda baixar mais de 500 novos pacotes...

Mas pensa um pouco: No máximo você vai baixar mais ou menos uns 300 mb de atualizações, contra uma iso inteira (~680 mb). E pior: baixar 680 mb a cada Service Pack lançado. Não há lógica aí, só complicação, meu amigo.  :D

Depende. Se vc instala Ubuntu para os outros, esses "services pack" são uma mão na roda, pq eu baixo a ISO em um local de internet rápida, como no campus da minha universidade, gravo o CD ou passo para um pendrive e instalo para os outros, e não é todo mundo que tem banda larga boa para ficar baixando 300 MB de atualizações. Ou vc precisa rodar somente pelo sessão live, como eu, que não tenho mais HD, daí é melhor usar o 12.04.2, por estar já atualizado e com menos bugs que o lançamento de abril.
Se tem a iso do 12.04.0 pode "transformá-la" na do 12.04.2 com o zsync: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,102952.msg567119.html#msg567119

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Como você instala o seu Ubuntu?
« Resposta #13 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 18:20 »

Depende. Se vc instala Ubuntu para os outros, esses "services pack" são uma mão na roda, pq eu baixo a ISO em um local de internet rápida, como no campus da minha universidade, gravo o CD ou passo para um pendrive e instalo para os outros, e não é todo mundo que tem banda larga boa para ficar baixando 300 MB de atualizações. Ou vc precisa rodar somente pelo sessão live, como eu, que não tenho mais HD, daí é melhor usar o 12.04.2, por estar já atualizado e com menos bugs que o lançamento de abril.

Nesse caso, de ficar sendo o técnico de informática que formata os computadores do pessoal, aí sim vale a pena baixar essa nova iso. A questão de não ter banda o suficiente também é válida, mas apenas se a pessoa no qual você vai instalar o ubuntu não tiver uma conexão boa o bastante. Aí você pode baixar a nova iso pra ela e pronto.

Rodar pela sessão live é raro, a não ser quando acontece algum erro que não dê pra usar o ubuntu do hd local.

Agora, tirando dois casos acima, voltar pro "modo Windows" e ficar formatando e instalando o sistema a cada seis meses não é mole. E esse não é o propósito da versão LTS. Qual o sentido do cara instalar uma versão LTS se a cada seis meses ele tá formatando e baixando uma nova iso? Pra mim é só mais sarna pra se coçar. Nesse caso específico eu não vejo lógica nenhuma, apenas falta de comodidade e aumento de dificuldade. Um trabalho extra que não precisa ser feito.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como você instala o seu Ubuntu?
« Resposta #14 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 19:51 »

Depende. Se vc instala Ubuntu para os outros, esses "services pack" são uma mão na roda, pq eu baixo a ISO em um local de internet rápida, como no campus da minha universidade, gravo o CD ou passo para um pendrive e instalo para os outros, e não é todo mundo que tem banda larga boa para ficar baixando 300 MB de atualizações. Ou vc precisa rodar somente pelo sessão live, como eu, que não tenho mais HD, daí é melhor usar o 12.04.2, por estar já atualizado e com menos bugs que o lançamento de abril.

Nesse caso, de ficar sendo o técnico de informática que formata os computadores do pessoal, aí sim vale a pena baixar essa nova iso. A questão de não ter banda o suficiente também é válida, mas apenas se a pessoa no qual você vai instalar o ubuntu não tiver uma conexão boa o bastante. Aí você pode baixar a nova iso pra ela e pronto.

Rodar pela sessão live é raro, a não ser quando acontece algum erro que não dê pra usar o ubuntu do hd local.

Agora, tirando dois casos acima, voltar pro "modo Windows" e ficar formatando e instalando o sistema a cada seis meses não é mole. E esse não é o propósito da versão LTS. Qual o sentido do cara instalar uma versão LTS se a cada seis meses ele tá formatando e baixando uma nova iso? Pra mim é só mais sarna pra se coçar. Nesse caso específico eu não vejo lógica nenhuma, apenas falta de comodidade e aumento de dificuldade. Um trabalho extra que não precisa ser feito.

É isso mesmo, se vc tem o Ubuntu atualizado, nunca que vc irá ficar reinstalando ele! Ficar reinstalando o sistema toma muito tempo, até vc instalar todos os programas que tinha e configurar tudo do seu jeito... por isso prefiro as versões LTS.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !