Autor Tópico: Problema ao instalar directx pelo wine no ubuntu 10.10  (Lida 3408 vezes)

Offline slotos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Problema ao instalar directx pelo wine no ubuntu 10.10
« Online: 31 de Janeiro de 2013, 15:55 »
Galera estou com um problema aqui ao instalar o directx9c pelo wine.
eu já instalei o directx mas ao rodar
$ wine dxdiag.exe

da o seguinte erro

capelli@Capelli-PC:~$ wine dxdiag.exe
err:ole:COMPOBJ_DllList_Add couldn't load in-process dll L"C:\\windows\\system32\\dxdiagn.dll"
err:ole:CoGetClassObject no class object {a65b8071-3bfe-4213-9a5b-491da4461ca7} could be created for context 0x1
err:dxdiag:collect_dxdiag_information IDxDiagProvider instance creation failed with 0x80070005
err:dxdiag:wWinMain DxDiag information collection failed

alguem sabe a solução desse problema?
Obrigado.

eliseu_carvalho

• Visitante
Re: Problema ao instalar directx pelo wine no ubuntu 10.10
« Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2013, 16:15 »
Pra começo de conversa, atualiza esse Ubuntu 10.10 porque ele já tá bem obsoleto. Depois, pode tentar instalar o DirectX através de um programinha chamado "Winetricks", que facilita a tarefa de instalar bibliotecas do Windows no Wine.

Offline slotos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2013, 16:27 »
Puts, nao queria atualizar para 12.10, nao curti muito ele, e é meio pesado pro meu pc,

eu já havia instalado o Directx antigamente no 10.10, mas aconteceu varios fatores, e agora instalei novamente o ubuntu, e estou com essa dificuldade.

poderia me explicar como fazer para instalar pelo winetricks?

agradeço

eliseu_carvalho

• Visitante
« Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2013, 16:35 »
Puts, nao queria atualizar para 12.10, nao curti muito ele, e é meio pesado pro meu pc,

Qual a configuração do teu PC? Conforme for, talvez seja o caso de instalar o Ubuntu 12.04 LTS, que está bem mais estável que o 12.10, ou então tentar uma alternativa mais leve, como Xubuntu, Lubuntu, etc.

poderia me explicar como fazer para instalar pelo winetricks?

Quando se instala o Wine no Ubuntu 12.04 ou superior via Central de Programas ou terminal, um dos programas instalados por ele é o Winetricks. Não tenho o Wine instalado aqui agora, mas pelo que me lembro, uma das opções a ser escolhida é "Set the default Wine prefix", depois tem uma opção pra instalar DLLs e bibliotecas cujo nome certo não lembro agora, mas clica ali e aparecem várias disponíveis, dentre elas "d3dx9", que é o DirectX.
Acho que alguém que tenha o Wine instalado pode informar melhor.

Offline slotos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2013, 16:44 »
Meu pc é um AMD sempron 3600+ 2.1ghz
2gb ram
video: onboard nvidia 6150se nforce 430 512mb

eu que eu gosto muito do 10.10 é um problema eu continuar com ele?

Então eu instalei o wine e veio com esse winetricks

-Select the default wineprefix
-Install a Windows DLL or component

tem varios arquivos d3dx9_... instalado como d3dx9_26, d3dx9_28, d3dx9_31

e marquei agora o dxdiag e o dxdiagn, e abriu pelo terminal o $wine dxdiag.exe

agora o problema é que fala que esta faltando algumas dll's

é esse o aviso "Vários arquivos (dxapi.sys, d3d8thk.dll, d3dim700.dll, etc.) estão faltando!
O arquivo qedit.dll é uma versão antiga, o que pode causar problemas.
Você deve reinstalar o DirectX para obter a versão mais recente."

já reinstalei o Directx mas o erro persiste, teria algum jeito de eu fazer isso sei lah manualmente colocar cada arquivo que falta dentro de certa pasta?

eliseu_carvalho

• Visitante
« Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2013, 16:48 »
Meu pc é um AMD sempron 3600+ 2.1ghz
2gb ram
video: onboard nvidia 6150se nforce 430 512mb

Dica: Xubuntu 12.04 ou 12.10. Pra essa configuração é o que eu julgo mais indicado.
Quanto a seguir usando o 10.10, acontece o problema de esbarrar na falta de atualizações pra essa versão, pois ela já não tem mais suporte da Canonical desde abril de 2012. É um sistema defasado.

tem varios arquivos d3dx9_... instalado como d3dx9_26, d3dx9_28, d3dx9_31

De preferência escolhe o que tiver o maior número, pois é geralmente o mais recente. Se tiver problemas com instalação de bibliotecas ou qualquer outra coisa no Wine, uma coisa a ser feita é entrar na sua pasta pessoal (aqui supondo que o gerenciador de arquivos seja o Nautilus), apertar CTRL+H pra mostrar pastas e arquivos ocultos, apagar a pasta ".wine" e tentar novamente a instalação desses componentes.

Offline slotos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2013, 17:00 »
caso eu fosse atualizar o ubuntu pra 12.04 no caso.. (desculpe sou muito leigo na plataforma linux)
como eu posso estar fazendo essa atualização sem perder meus dados?
eu sei que se eu for atualizar direto pelo atualizador ele pode dar uns bugs

Offline Arthur Bernardes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2013, 17:03 »
O melhor é você fazer um backup de seus dados importantes, e fazer uma Instalação Limpa do Ubuntu 12.04

eliseu_carvalho

• Visitante
« Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2013, 17:12 »
caso eu fosse atualizar o ubuntu pra 12.04 no caso
como eu posso estar fazendo essa atualização sem perder meus dados?

Faz backup de tudo, usando pen drives, cartões de memória, HD externo, DVD-RW ou qualquer coisa que tiver disponível. Caso dê qualquer problema na atualização, dessa forma é possível reinstalar tudo sem perder nenhum arquivo importante.
A propósito, não é muito recomendado atualizar pelo Gerenciador de Atualizações, pois podem haver problemas de dependência de pacotes ou instalação de versões erradas dos mesmos. Uma instalação limpa é sempre mais garantido, até porque existem diferenças "brutais":

Ubuntu 10.10 = GNOME 2.x; Ubuntu 12.10 = GNOME 3.6 + Unity 6.8 (o que no caso do teu processador não é muito recomendado, pois fica muito lento)
Ubuntu 10.10 = Kernel 2.6.x; Ubuntu 12.10 = Kernel 3.5.x

São coisas muito distintas, portanto uma atualização não é bem coisa que se faça nesse caso.