Autor Tópico: Quais profissões dá e não dá usar Ubuntu ?  (Lida 4477 vezes)

Offline haereticus

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Quais profissões dá e não dá usar Ubuntu ?
« Online: 21 de Janeiro de 2013, 17:42 »
Bom pessoal, criei este tópico com o intuito de saber e dividirmos opiniões sobre profissões que já dá para usar o Ubuntu em máquina de trabalho, no dia a dia.

Eu sou contador mais ainda não consigo implementar em meu dia a dia o uso do Ubuntu pois os programas do governo são horriveis, e mal funcionam no windows. Eu utilizo o ubuntu para redigir contratos de aberturas de empresas e demais requisições a órgãos públicos, também para transações bancárias.

E você quais profissões já conseguiu trabalhar usando durante a semana ele ou quais vê que ainda há problemas para o uso.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Quais profissões dá e não dá usar Ubuntu ?
« Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2013, 17:59 »
Se você for um professor/pesquisador da área de matemática, o Ubuntu substitui numa boa pois há muitos programas nessa área (a menos que o cara seja muito bitolado em Matlab, Mathematica e M$ Office...). Na faculdade em que estudo os professores utilizam Ubuntu Server em clusters para cálculos complexos de orbitais e outras coisas relacionadas à astronomia.

Para um engenheiro eletricista é meio complicado ficar só no Ubuntu se ele for para a área de eletrônica, não há programas como Labcenter Proteus e Cadence PSpice nativos para o Linux, embora eu consiga rodar com certa compatibilidade o Labcenter Proteus no Wine. Em contrapartida, o Quartus, usado na área de eletrônica digital, já tem para Linux. Na área de automação, mais especificamente em controle de sistemas dinâmicos e modelagem, há várias ferramentas que substituem a dupla Matlab/Simulink, como o Gnu Octave, Scilab/Xcos e linguagem Python. Como engenheiros utilizam muito suites de escritório, o LibreOffice está aí para isso (basta não querer usar formatos toscos da M$, como .doc e .xls por exemplo).

Na área de programação nem se fala... é muito mais fácil instalar qualquer linguagem de programação no GNU/Linux do que no Windows. Lanço o desafio de alguém instalar Fortran e GNU Octave no windows... E também instalar compilador gcc sem o Visual Studio...
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2013, 18:00 »
Eu acho que dá sim pra trabalhar com Linux, em especial o Ubuntu..!

Minha maior área de atuação é Web Designer e Servidores Linux..! Então, eu não vejo tanta necessidade de Windows no meu trabalho..!

Amigo, os programas do Governo tem suporte pra Linux.? Fiquei curioso..!  ::) ::)

Offline haereticus

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2013, 18:08 »
Eu acho que dá sim pra trabalhar com Linux, em especial o Ubuntu..!

Minha maior área de atuação é Web Designer e Servidores Linux..! Então, eu não vejo tanta necessidade de Windows no meu trabalho..!

Amigo, os programas do Governo tem suporte pra Linux.? Fiquei curioso..!  ::) ::)

Raros tem suporte. A receita federal maioria tem.

Já os programas da prefeitura e do governo estadual são problemáticos até no windows. Os da caixa econômica mesmo são fogo.

O que me prende no windows é isto.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2013, 18:15 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

eliseu_carvalho

• Visitante
« Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2013, 18:26 »
Até onde eu sei todos os programas da Receita Federal têm suas versões em JAVA - o que faz com que funcionem em qualquer SO.

Offline Arthur Bernardes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2013, 18:27 »
Agora não poderemos dizer que o Java tem o mesmo desempenho em todos os sistemas..!

eliseu_carvalho

• Visitante
« Resposta #6 Online: 21 de Janeiro de 2013, 18:33 »
Agora não poderemos dizer que o Java tem o mesmo desempenho em todos os sistemas..!

Acho que não é bem questão de SO não... JAVA, assim como todo e qualquer software, demanda recursos de hardware.
Eu poderia falar isso aí sobre JAVA se ele fosse da Adobe - talvez teria um JAVA atualizado pra Windows e Mac e um antigão pra Linux, que nem fazem com o Flash (que, aliás, tá com seus dias contados)...

Offline bmota

• Usuário Ubuntu
  • *
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2013, 20:20 »
sou técnico em manutenção de hardware,é é sempre bom ter uns livecd em mãos,e no pc que eu uso pra backups dos pcs dos clientes uso ubuntu,por ser mais seguro,e o cliente achar o fato de o linux não pegar vírus um bom lugar pra salvar seus arquivos.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline bred81

• Usuário Ubuntu
  • *
  • HAN?!
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 21 de Janeiro de 2013, 21:16 »
gcc você instala facilmente pelo cygwin.
Eu sou engenheiro de computador e, pra mim, não há nada que o linux não faça! O que não existe nativo pra linux, deu pra rodar pelo wine (Proteus e CircuitMaker me salvaram na faculdade)
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 21 de Janeiro de 2013, 22:24 »
gcc você instala facilmente pelo cygwin.
Eu sou engenheiro de computador e, pra mim, não há nada que o linux não faça! O que não existe nativo pra linux, deu pra rodar pelo wine (Proteus e CircuitMaker me salvaram na faculdade)

Até dá para usar o cygwin para instalar o gcc, mas é mais fácil no Linux, com certeza. Vc usa Proteus ainda? Ele tá dando um erro terrível, o programa fecha do nada em algumas simulações.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline bred81

• Usuário Ubuntu
  • *
  • HAN?!
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2013, 00:26 »
Não... não uso mais. Mas descobri que muitos erros de vídeo eram relacionados ao software da placa de vídeo.
Fechar do nada, com o Proteus nunca aconteceu, até porque usei pouco. Com o CircuitMaker, meu deus. Até no windows. Já vi prova durar mais de 8h porque aquela mer** fechava sozinha no Windows. Problema é que o software foi discontinuado em 2002, se não me engano.
O Proteus dava uns bugs no Windows também, com menos frequência. De repente, seja um comportamento "normal", até porque, simular esses chips não é uma coisa tranquila de se fazer.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2013, 00:29 por bred81 »
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...