Autor Tópico: sem querer exclui a swap, oque faço agora?  (Lida 4694 vezes)

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
sem querer exclui a swap, oque faço agora?
« Online: 21 de Janeiro de 2013, 17:17 »
oi galera,ao instalar o debian,eu acabei marcando pra formatar a partição swap,e não sei como adicionar ela ao ubuntu,o que faço agora?
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: sem querer exclui a swap, oque faço agora?
« Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2013, 17:27 »
descobri que dá pra eu montar a partição usando o gparted,mas se eu fizer isso,toda vez que eu ligar ele monta ela automaticamente?
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: sem querer exclui a swap, oque faço agora?
« Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2013, 17:42 »
Entra no Gparted, seleciona a swap, clica com o botão direito do mouse, vai abrir o menu de contexto, escolha Informações. Tem um número grande lá, o UUID, copie esse número e abra o fstab:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/fstab
Lá vai ter uma linha só para o swap, troque o UUID dele. Depois que reiniciar, o swap vai montar automaticamente.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: sem querer exclui a swap, oque faço agora?
« Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2013, 18:00 »
Entra no Gparted, seleciona a swap, clica com o botão direito do mouse, vai abrir o menu de contexto, escolha Informações. Tem um número grande lá, o UUID, copie esse número e abra o fstab:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/fstab
Lá vai ter uma linha só para o swap, troque o UUID dele. Depois que reiniciar, o swap vai montar automaticamente.
ok mano,valeu,mas por precaução,vou fazer isso depois que instalar o debian,vai que eu formato a partição de novo,né?
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: sem querer exclui a swap, oque faço agora?
« Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2013, 21:23 »
houve alguns tópicos aqui no fórum que discutiam as vantagens de não possuir a partição de swap.
Falo isso pra mostrar que você pode continuar usando sem swap, com algumas perdas e alguns ganhos.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: sem querer exclui a swap, oque faço agora?
« Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2013, 22:21 »
houve alguns tópicos aqui no fórum que discutiam as vantagens de não possuir a partição de swap.
Falo isso pra mostrar que você pode continuar usando sem swap, com algumas perdas e alguns ganhos.

Tem problema usar sistema sem swap, eu já presenciei isso. Vc pode ter bastante memória RAM, tipo uns 4 GB, mas se por um acaso vc começar a abrir um monte de programas (umas 30 abas do navegador) ou um deles começar a usar muito recurso (edição de imagem ou vídeo), então seu sistema vai começar a travar tudo. Mas isso é difícil acontecer. Swap vc sente falta mesmo em computadores com menos de 2 GB de ram.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: sem querer exclui a swap, oque faço agora?
« Resposta #6 Online: 21 de Janeiro de 2013, 22:55 »

http://www.linuxjournal.com/video/emergency-swapfile-when-your-memory-fills

Ola nem precisa fazer novamente o particionamento, crie na hora uma swap
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: sem querer exclui a swap, oque faço agora?
« Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2013, 12:42 »
o meu é de 3gb de ram,mas só tenho acesso a 1.8gb,pois o resto é da placa de vídeo.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: sem querer exclui a swap, oque faço agora?
« Resposta #8 Online: 23 de Janeiro de 2013, 14:23 »
eu fiz um teste, passei dois dias sem swap, resultado,nenhuma diferença,mas quando estou jogando,conectado na net,e usando outro programa junto,percebo que fica um pouco mais atrasado as respostas.vou adicionar a swap hoje,valeu pela ajuda galera.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: sem querer exclui a swap, oque faço agora?
« Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2013, 15:34 »
O que eu faria é dar uma olhada em como está a tabela de partições pelo GParted e dependendo de como estiver faria os ajustes. Depois olharia o /etc/fstab pra ver se está tudo certo lá. É lá que se configura para ela ser montada no boot corretamente. Estou no trabalho, se n postaria minha fstab p vc ver.

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: sem querer exclui a swap, oque faço agora?
« Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2013, 08:16 »
Eu não uso swap, na vez em que exclui ela, simplesmente fui no fstab e comentei também a linha referente a mesma, não vejo nenhuma utilização para ela num micro com mais de 3 GB de memória RAM.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: sem querer exclui a swap, oque faço agora?
« Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2013, 11:55 »
Se não houvesse outra utilidade (e sempre há), a hibernação depende da partição de swap.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: sem querer exclui a swap, oque faço agora?
« Resposta #12 Online: 24 de Janeiro de 2013, 21:16 »
Se não houvesse outra utilidade (e sempre há), a hibernação depende da partição de swap.

Se não houvesse utilidade, a instalação automática do Ubuntu não instalaria um swap lá no fim do HD.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: sem querer exclui a swap, oque faço agora?
« Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2013, 01:55 »
... ou no início.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: sem querer exclui a swap, oque faço agora?
« Resposta #14 Online: 26 de Janeiro de 2013, 11:31 »
... ou no início.

No início? Eu sempre vi no final. Aliás, tem um lado certo para colocar a swap, não tem? Tem que colocar no lado em que o HD acessa os dados com maior velocidade (dado que o HD é um disco), e se não me engano é no final.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !