particionar hd

Iniciado por leoxis, 14 de Janeiro de 2013, 20:43

tópico anterior - próximo tópico

leoxis

pessoal,

estou tentando instalar o ubuntu 12.04 em dual boot com o win7...

Conforme figura em anexo, o note vem com 3 partições já.. a sda 1 e sda2 dizem respeito ao recovery que já veio instalado no note.... a sda3 é onde está o windows....

O problema é que eu o consigo criar a partição para a a raiz, pois quando vou criar a swap e a /home aparece a mensagem que só posso criar 4 partições primárias...

Como posso resolver este problema, criando todas as partições que quero?

Obrigado

(link para visualizar  a figura:  https://docs.google.com/file/d/0B620eox30aUsSGtBNEh3YTJYOG8/edit

Arthur Bernardes

Você pode criar a Swap como Partição Lógica..! Tente.!

leoxis

Citação de: Arthur Bernardes online 14 de Janeiro de 2013, 20:45
Você pode criar a Swap como Partição Lógica..! Tente.!

como faço isso pelo geparted?

E a home??

Arthur Bernardes

Vá na Partição Não Alocada, crie uma nova partição para a Swap como Partição Lógica..! A /home eu não sei se pode ser Lógica ou tem que ser Primária..!

leoxis

Citação de: Arthur Bernardes online 14 de Janeiro de 2013, 20:48
Vá na Partição Não Alocada, crie uma nova partição para a Swap como Partição Lógica..! A /home eu não sei se pode ser Lógica ou tem que ser Primária..!

pois é...acho que não dá,mas é achismo...

Arthur Bernardes

Conseguiu criar a Swap.? Lembre-se de fazer esse particionamento via Live-CD/USB e ao terminar clique com o Botão Direito do mouse sobre a partição da Swap e clique em Ativar Swap

leoxis

Citação de: Arthur Bernardes online 14 de Janeiro de 2013, 20:52
Conseguiu criar a Swap.? Lembre-se de fazer esse particionamento via Live-CD/USB e ao terminar clique com o Botão Direito do mouse sobre a partição da Swap e clique em Ativar Swap

então, estou logado no win7 agora.,,,

Não tentei criar a swap pq estou com medo de ñ conseguir criar a home

Arthur Bernardes

A /home eu não sei, o Sergio Benjamim pode dar explicação mais concreta, porque eu não sei se a /home exige Partição Primária, eu não uso..! Mas a Swap pode ir que dá certo..!

leoxis

Citação de: Arthur Bernardes online 14 de Janeiro de 2013, 20:55
A /home eu não sei, o Sergio Benjamim pode dar explicação mais concreta, porque eu não sei se a /home exige Partição Primária, eu não uso..! Mas a Swap pode ir que dá certo..!

vou esperar a resposta da /home e daí tento ver como instalar...

leoxis

Citação de: leoxis online 14 de Janeiro de 2013, 20:59
Citação de: Arthur Bernardes online 14 de Janeiro de 2013, 20:55

vou esperar a resposta da /home e daí tento ver como instalar...

pessoal, neste site dá a impressão que a home também pode ser lógica (http://hamacker.wordpress.com/ubuntu-perfeito/ubuntu-perfeito-faca-voce-mesmo/ubuntu-perfeito-instalando-o-ubuntu/)...

alguém confirma? Quais seriam os efeitos negativos??

clodoaldops

-o hd pode ter 4 partições primarias ou 3 primarias + 1 extendida dentro da qual vc pode criar varias partições logicas
-vc pode instalar /, /home e swap dentro de uma partição logica sem problemas
-só o windows é que precisa ser em partição primaria

leoxis

Citação de: clodoaldops online 14 de Janeiro de 2013, 22:46
-o hd pode ter 4 partições primarias ou 3 primarias + 1 extendida dentro da qual vc pode criar varias partições logicas

certo...e dá para criar as partições lógicas no programa para particionar o hd?

obrigado

clodoaldops

-eu uso o gparted no live-cd do ubuntu sem problemas
-veja aí como fica
http://www.vivaolinux.com.br/screenshot/Gnome-TetraBoot/

leoxis

Citação de: clodoaldops online 14 de Janeiro de 2013, 22:46

mas as lógicas eu só posso criar a partir dentro de uma estendida?
por exemplo, posso criar 3 primárias e mais 3 lógicas ou tenho que criar três primárias e dentro de umas delas criar uma estendida?

obrigado

clodoaldops

-partições logicas são criadas dentro de uma partição extendida.