Autor Tópico: Problemas na instalação do Ubuntu 10.04 Lts  (Lida 2571 vezes)

Offline eumemo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Problemas na instalação do Ubuntu 10.04 Lts
« Online: 07 de Janeiro de 2013, 01:55 »
Olá pessoal.

Li muitas e muitas vezes diversos tópicos sobre a famosa tela preta no momento da instalação do Ubuntu, mas ainda assim não consigo resolver.
Tenho 2 pcs...1 instalei na primeira e foi muito fácil usar os tutoriais da comunidade, mas o outro tenho que usar o modo "nomodeset" e tem sido uma baita dor de cabeça.

Começando pelas configs:

Instalando em dual boot com o Windows 7 32 bits
Placa-mãe: A8N-SLI SE (processador AMD)
Video: Nvidia GT 220
HD: Tentei no Sata e no Ata

Versão 10.04 LTS
O processo de instalação parece dar tudo certo quando seleciono "nomodeset". Finalizada a instalação confirmo para reiniciar o pc, mas no carregamento das diversas linhas eis que o driver ejeta o CD e aparece uma mensagem de erro "[1351.876382] end_request: I/O error, dev sr1, sector 506176".

Blz. Escrevo "restart" e depois mudo no setup da mobo para iniciar pelo HD. Nem aparece a opção de dual boot, o windows já carrega sozinho.
Como percebi que não foi instalado o tal do Grub, estou fazendo a pré-instalação pelo Live CD (o que aparenta dar certo).
Reiniciado o pc, a tela de dual boot é apresentada, porém qdo escolho o Ubuntu, tem uma tela em "DOS" dizendo algo sobre completar a instalação e fica uma contagem de 6segundos.
Se eu não apertar nada, a contagem para no 0 e não acontece mais nada (só dá restart no botão). Quando aperto "Esc" sobre o "Normal Mode" e aperto a letra "e", posso editar um texto em que escrevo "nomodeset" após  "quiet splash".

Caso não esteja com o CD no driver aparece: inifrans: unable to find a medium containing a live file system
Caso esteja com o CD, é carregada uma tela do Ubuntu e consigo chegar até a área de trabalho.....depois de usar o comando "gksu gedit /etc/default/grub" e salvar o "nomodeset" tento rodar o comando "sudo update-grub", mas aparece numa forma de pergunta que não tenho isto "/".

E fico nesta repetição que parece nunca ter fim.

Tentei sem sucesso mudar de 2 maneiras a etapa das partições:

1 - deixo tudo como partição lógica e uso a ordem: "/" - "/home" - "swap"

2 - deixo tudo como partição lógica e uso a ordem: "/boot" - "/" - "/home" - "swap"


*Se eu colocar "/" como partição primária o restante do espaço livre que preciso para "/home" e "swap"  fica como "inutilizável"
PS: usei esta dica como base para a instalação: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84787.0.html


Se alguém puder me ajudar, agradeço de verdade!!
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2013, 00:33 por eumemo »

Offline eumemo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação do Ubuntu 10.04 Lts
« Resposta #1 Online: 08 de Janeiro de 2013, 10:38 »
Poxa. Vou tentar mais umas opções aqui, mas tanto a versão 10.04 quanto a 12.10 dá algum tipo de erro....não é possível um negócio desse.

Além do que reportei acima, a versão 12.10 parece que vai tudo bem na instalação, porém qdo vai finalizar aparece a mensagem:

modem-manager [1677]: <info> caught signal 15, shutting down

E nunca mais sai desta tela preta. Infelizmente já estou perdendo a paciência.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação do Ubuntu 10.04 Lts
« Resposta #2 Online: 08 de Janeiro de 2013, 10:50 »
Ola

"[1351.876382] end_request: I/O error, dev sr1, sector 506176".

inifrans: unable to find a medium containing a live file system

Além do que reportei acima, a versão 12.10 parece que vai tudo bem na instalação, porém qdo vai finalizar aparece a mensagem:

modem-manager [1677]: <info> caught signal 15, shutting down

Pelo modo Testar o Ubuntu aparecem erros?

Pelo sintoma apresentado, posso crer que sua midia (o CD) esteja com algum defeito.

Apesar de citar que usou ela em outra máquina, é bom salientar que o alinhamento dos leds de leitura de diferentes leitores de cd podem variar, e uma midia ruim gravada numa maquina pode não funcionar em outra.

Grave uma nova midia via windows da própria maquina que vai instalar o Ubuntu, use midia de boa qualidade e grave na menor velocidade possível, usando um programa que aceite gravar diretamente uma imagem .ISO ( como o nero para windows por exemplo) e cheque depois de gravado o md5sum da cópia para ter certeza que foi gravada sem defeitos.

alternativamente, grave a imagem .ISO num pendrive de pelo menos 4 gigas usando o programa Unetbootin ( tem para Windows, Mac e GNU/Linux)

Tente com o pendrive caso seja a opção.

[]'s

Offline eumemo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação do Ubuntu 10.04 Lts
« Resposta #3 Online: 08 de Janeiro de 2013, 15:21 »
Obrigado pela resposta.

Pelo modo Testar o Ubuntu aparecem erros?

Se eu selecionar com no F6 Nomodeset a opção de experimentar sem instalar funfa numa boa.
Acredito que estou chegando perto de resolver...rsrs

Veja só....instalei o Ubuntu e deu aquele erro I/O....ignorei e reiniciei o pc.
Instalei o dual boot via Wubi dentro do Windows.

Quando reinicio o pc, já aparece a opção Win 7 ou Ubuntu. Selecionando Ubuntu, preciso rapidamente apertar Esc, pq senão ele trava.
Aparece um menu contendo Normal Mode, Safe Grafic.....etc
Em Normal Mode aperto "e" e caio nesta tela:
Citar
Gnu Grub Version 1.98-1UBUNTU5

linux /ubuntu/install/boot/vmlinuz debian-installer/custom-installation=/ubuntu/install/custom-installation noprompt quiet splash boot=casper ro debian-installer/locale=pt_br.utf-8 console-setup/layoutcode=br console-setup/variantcode= --rootflags=syncio
initrd /ubuntu/install/boot/initrd.lz

Depois de "quiet splash" insiro o termo "nomodeset" e fica uns 5 minutos carregando a tela do Ubuntu.

Já na área de trabalho, está idêntica como se estivesse experimentando o Ubuntu, tanto que tem até um ícone para Instalar o Ubuntu.
Enfim, entro na ferramenta terminal e digito:
Citar
gksu gedit /edit/default/grub

insiro novamente o termo "nomodeset" após "quiet splash" e salvo

Quando vou atualizar o Grub (sudo update-grub) aparece a mensagem:
Citar
/usr/sbin/grub-probe: error: cannot find a device for / (is /dev mounted?).

Acredito que não está localizando algo e por isso nunca atualiza o Grub e consequentemente não consigo o dual boot convencional.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Problemas na instalação do Ubuntu 10.04 Lts
« Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2013, 23:11 »
-eu tinha o 10.04-lts instalado num c2d + 4gb/ram + gt240 e nunca deu tela preta na instalação e nem rodando live-cd ou live-usb
-vc testou seu live-cd noutra maquina?
-sua iso não está corrompida?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação do Ubuntu 10.04 Lts
« Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2013, 23:45 »
Ola

Como já citei, I/O error é defeito em sua midia.

Releia onque escrevi

[]'s

Offline eumemo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação do Ubuntu 10.04 Lts
« Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2013, 00:32 »
Tota e clodoaldops, obrigado pela tentativa na ajuda.

Pesquisei em um porre de site sobre a tela preta e parece mesmo ser algo relacionado com o vídeo.
Segui a orientação do Tota e fiz um disco de boot para o PenDrive, mas usando o próprio Ubuntu (pq usei o unetbootin e outro prog que não funcionou).

Ainda assim eu não conseguia fixar o comando "nomodeset" e atualizar o Grub, pq como disse acima, estava dando pau.

Li em outro fórum sobre problemas no dual boot para quem tem várias partições e discos e.....tcham tcham tcham tcham!!!!!
Resolvi a bomba!!!

Na Bios alterei a ordem das prioridades dos discos e "subi" o disco que estava com o Ubuntu. Pronto! Finalmente consegui usar o tutorial deste link http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84787.0.html e consegui dar o update para o Grub.

Nossa! Eu já estava com o Linux Mint preparado para substituir o Ubuntu, mas finalmente quase tudo certo....rs
É que tenho que ver o pq do comando sudo gedit /boot/grub/menu.lst direcionar para uma lista totalmente em branco, mas essa é uma outra história que estou quase resolvendo.

Obrigado galera!!!