Autor Tópico: Erro na instalação do Ubuntu 12.04 64 bits. / começa num offset de 3072 bytes...  (Lida 6357 vezes)

Offline GstyleRS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Olá Pessoal,

Sou iniciantes como usuário de Ubuntu Linux, mas sou daqueles caras que vive que acha ligeiro a solução para uma dificuldade. Porém, neste caso, já procurei em vários fóruns e não encontrei nada que pudesse solucionar este problema.

Estou tentando instalar o Ubuntu 12.04 LTS 64 bits na minha máquina, utilizando aquela opção de instalar lado a lado com o WIndows 7, porém quando tento prosseguir surge na tela a seguinte mensagem: "A partição /dev/sda5 atribuída a / começa num offset de 3072 bytes a partir do alinhamento mínimo para este disco, o que pode levar a um desempenho muito fraco...". Nesta tela, só há duas opções, voltar e continuar, mas ambas tem o mesmo efeito.

Já tentei formatar todo o HD e colocar só o Ubuntu, ja tentei criando partições com um disco Partition Magic Pro, esse erro sempre aparece, e o que é pior, não encontrei nada na internet que pudesse me ajudar. Espero ter mais sorte trazendo a entendedores maiores do assunto.

Minha maquina é um Positivo Premium 7190, 610 GB de HD, 4 GB de Ram, Processador core i3.

É isso pessoal! Desde já, agradeço a todos que ajudarem!

Até!!!

Offline lopp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Creio que tenha a ver com a criação da partição.
Dê uma olhada e veja se você não encontra a solução neste link, la pela linha 3680.
http://anonscm.debian.org/viewvc/d-i/trunk/packages/po/sublevel2/pt.po?view=markup&sortdir=down&pathrev=67233


Offline GstyleRS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Obrigado por responder lopp!

Me corrija se eu estiver errado, mas pelo que entendi este é o próprio arquivo que imprime as mensagens não?
O texto que se segue - "Já que está a formatar esta partição, deve corrigir agora este problema realinhando a partição, já que posteriormente será difícil de alterar." - também é exibido na notificação do erro. Tentei fazer o que esta mensagem diz, porém não tem efeito algum.

Mas em uma coisa você tem razão, isto está relacionado diretamente com a parte a parte que diz "deve corrigir agora este problema realinhando a partição", mas justamente isto eu não tenho conhecimento de como fazer.

Agradeço pela atenção... Mas ainda continuo sem solução para este problema  :-\

Offline lopp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
"Já que está a formatar esta partição, deve corrigir agora este problema realinhando a partição, já que posteriormente será difícil de alterar. Para fazer isto, volte atrás ao menu de particionamento, apague a partição e crie-a novamente na mesma posição e com as mesmas definições. Isto fará com que a partição comece no ponto mais adequado para este disco."

Use o particionador, apague a partição criada, recrie mas não modifique os ponteiros, formate...

Eu uso o particionador do próprio linux.

Já tive problema semelhante, mas com o gparted instalado no liveDisk do ubuntu (sudo apt-get install gparted), apaguei, recriei, formatei e só então instalei corretamente o ubuntu no hd.
Tem também o testdisk para recuperar partições, modificar tabela ...

Antes de instalar, usei o liveDisk, se ainda não fez, para testar rede, vídeo ...
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2013, 01:09 por lopp »

Offline GstyleRS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Aeeee e não é que funcionou!!!

Cara, usei o gparted a partir do live do ubuntu e fui testando, nos primeiros teste não obtive bons resultados, mas acredito que entendi o porque.
Formatava pelo gparted, criava as partições tudo direitinho e ainda mandava alinhar ao cilindro. Até aí tudo bem, porém quando abria o instalador do ubuntu e selecionava a partição para montar / eu acabava marcando para que formatasse a unidade e creio que fazendo isso eu perdia a formatação do gparted, mais precisamente a questão do alinhamento ao cilindro.  :-\ Creio que por isso que sempre aparecia a mesma notificação de " ... offset de 3072 bytes... ". Resolvi testar montar o raiz / sem mandar formatar a unidade, afinal, a mesma já estava formatada pelo gparted né! E para minha surpresa deu certo  ;D Ufa! Já estava quase desistindo... Mas que bom que deu certo!!!

Muito obrigado pela ajuda!!!

Abraço!!!

Offline lopp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Parabéns.
Coloque o ícone de resolvido no seu post e
Boas vindas ao linux!
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2013, 01:27 por lopp »

Offline REGIS SELES

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Aeeee e não é que funcionou!!!

Cara, usei o gparted a partir do live do ubuntu e fui testando, nos primeiros teste não obtive bons resultados, mas acredito que entendi o porque.
Formatava pelo gparted, criava as partições tudo direitinho e ainda mandava alinhar ao cilindro. Até aí tudo bem, porém quando abria o instalador do ubuntu e selecionava a partição para montar / eu acabava marcando para que formatasse a unidade e creio que fazendo isso eu perdia a formatação do gparted, mais precisamente a questão do alinhamento ao cilindro.  :-\ Creio que por isso que sempre aparecia a mesma notificação de " ... offset de 3072 bytes... ". Resolvi testar montar o raiz / sem mandar formatar a unidade, afinal, a mesma já estava formatada pelo gparted né! E para minha surpresa deu certo  ;D Ufa! Já estava quase desistindo... Mas que bom que deu certo!!!

Muito obrigado pela ajuda!!!

Abraço!!!


Cara muito obrigado seguindo o que vc fez consegui aqui tbm muito obrigado. Estava a 2 dias tentando resolver e não consegui fiz como vc colocou aí e funcionou
« Última modificação: 04 de Julho de 2019, 01:14 por REGIS SELES »