Autor Tópico: Instalar Linux em máquinas do Windows 8 com Secure Boot:distros que já suportam  (Lida 8369 vezes)

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Matéria extraída do Br Linux.
"Se você ganhou de Natal um computador homologado para o Windows 8, é possível que a instalação do Linux nele seja dificultada pelo recurso chamado Secure Boot, que só permite a execução de sistemas assinados digitalmente com uma chave reconhecida pelo sistema – no caso das máquinas pré-instaladas com o Windows 8, a chave configurada de fábrica será a da Microsoft.
Os esforços para oferecer suporte a este tipo de equipamento em distribuições começaram há meses, e Matthew Garret (que desenvolveu o shim, um dos softwares que permitem o boot nessas condições) preparou uma lista das distribuições que já o suportam.
Segundo as pesquisas dele, a lista de distribuições com suporte a este tipo de máquina em versões já lançadas só tem um item: Ubuntu 12.10 64-bit. Ele vem com uma versão antiga do shim, já assinada pela Microsoft e que deve dar boot em todas as máquinas afetadas.
Mas não é a única opção possível: as imagens de desenvolvimento do Fedora 18 64-bit também já vêm com o shim assinado pela Microsoft, e é uma versão mais recente dele, o que deve oferecer melhor compatibilidade com alguns hardwares, especialmente Radeon. O Sabayon também já vem com o shim em suas imagens diárias(mas não nas imagens da página de downloads), embora com um procedimento diferenciado de boot.
Sobre as outras distribuições e sistemas, ele comenta que a SUSE trará o shim assinado pela Microsoft, o Debian está com o processo em andamento de integração do suporte ao UEFI ao instalador, e o gerenciador de boot da Linux Foundation ainda não chegou a obter uma versão assinada pela Microsoft."
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2012, 15:40 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Instalar Linux em máquinas do Windows 8 com Secure Boot:distros que já suportam
« Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2013, 13:22 »
Minha total indignação e repudio ao recurso chamado Secure Boot e as máquinas que já vem com um sistema operacional pré-instalado.


Isto deveria ser proibido por lei!
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Instalar Linux em máquinas do Windows 8 com Secure Boot:distros que já suportam
« Resposta #2 Online: 01 de Janeiro de 2013, 13:53 »
Querem empurrar essa porcaria goela abaixo mesmo... Mas duvido que não venham a descobrir uma forma de acabar com isso em breve.

Isto deveria ser proibido por lei!

Na prática é, mas tu acha que os fabricantes vão querer obedecer a lei? Que nada, o que vale pra 100% deles é o lucro e pronto.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Instalar Linux em máquinas do Windows 8 com Secure Boot:distros que já suportam
« Resposta #3 Online: 01 de Janeiro de 2013, 19:03 »
Querem empurrar essa porcaria goela abaixo mesmo... Mas duvido que não venham a descobrir uma forma de acabar com isso em breve.

Isto deveria ser proibido por lei!

Na prática é, mas tu acha que os fabricantes vão querer obedecer a lei? Que nada, o que vale pra 100% deles é o lucro e pronto.
Processos servem pra isso...
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline elio7769

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 403
    • Ver perfil
Re: Instalar Linux em máquinas do Windows 8 com Secure Boot:distros que já suportam
« Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2013, 18:41 »
Comprei uma máquina em 12 pagamentos no CC e acabei com essa tortura! Até o ano que vem não compro um palito no CC, mas toda vez que instalava o dualboot, sempre tinha uma coisinha, um detalhezinho...Pronto! Acabou! Tenho o meu Ubuntu 12.04 e navego e aprendo a hora que quiser. Tenho o Windows 8 e gosto dos dois sistemas. O único problema é minha multi, um HP Deskjet 2050, que o ubuntu reconhece, mas não roda! Eu dei uma olhada no Linux Printing e não é compatível, só a 3050. Vou comprar uma Epson wireless e acabar com esse problema. Fazer o quê? Me aperto mas faço o que quero!
Bezerra.

Offline Carlos Ivan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
  • Jesus te ama!
    • Ver perfil
Re: Instalar Linux em máquinas do Windows 8 com Secure Boot:distros que já suportam
« Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2013, 13:59 »
Caro Ello7769,

Tenho uma impressora Laser Samsung com wifi modelo ML-1865W e surgiu o mesmo problema de reconhecer e não imprimir.
Exclui e reinstalei com drivers da Samsung ML-2152W e deu certo, reconheceu e imprime normalmente, tanto via usb como wifi.
Posso ainda, instalar os drivers para linux que tem no cd ou posso baixar do site da Samsung.

Voce já tentou instalar com um driver superior ao seu? No site da HP deve existir drivers para linux, verifique.
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Instalar Linux em máquinas do Windows 8 com Secure Boot:distros que já suportam
« Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2013, 15:01 »
Já prometi a mim mesmo que só compro/comprarei máquinas que vierem com linux, nem que venha com a distro mais furrequinha existente. Tenho o ubuntu aqui mesmo, é só formatar e colocar o ubuntuzão.

A Microsoft que enfie esse secure boot junto com o Windows 8 no... vocês sabem onde.  ;D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Instalar Linux em máquinas do Windows 8 com Secure Boot:distros que já suportam
« Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2013, 09:12 »
Já prometi a mim mesmo que só compro/comprarei máquinas que vierem com linux, nem que venha com a distro mais furrequinha existente. Tenho o ubuntu aqui mesmo, é só formatar e colocar o ubuntuzão.

A Microsoft que enfie esse secure boot junto com o Windows 8 no... vocês sabem onde.  ;D
nem e isso garfo e so pedir que a maquina venha sem o lixo 8 e eles ainda terao que te ressacir pelo valor do windows

segure boot e uma coisa espero ver a microsoft queimando no inferno.
ubuntu 12.04