Autor Tópico: Instalar Ubuntu em cima do Linux Mandriva  (Lida 11410 vezes)

Offline Weller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Instalar Ubuntu em cima do Linux Mandriva
« Online: 30 de Dezembro de 2012, 02:12 »
Olá a todos da comunidade, essa é a minha primeira vez aqui, mas vou direto ao ponto blz?

Nesse natal ganhei um notebook (colocarei as informações do meu notebook no fim do texto para que vocês possam me ajudar melhor se possível), porém veio com linux mandriva, e não estou acostumado com ele (estou acostumado com o windows), porém decidi continuar com o linux, porém no Ubuntu (nunca usei), e gostaria de saber se posso instalar em cima do mesmo facilmente, e algumas dúvidas que tenho é: posso instalar o ubuntu direto? sem precisar de pen drive ou CD/DVD? E os drives serão preservador ou terei que fazer backup deles para instalar posteriormente? E é melhor eu instalar a versão de 32 ou a de 64 bits?

As informações do meu notebook são:

Capacidade do HD500 GB
Display: Tela14.0 "
Resolução1366 x 768 Pixels
Placa de vídeo:Intel HD 3000 Graphics
Tipo de Placa de Vídeo: Integrada

Características
Web CamSim

Processador
Processador: Intel Pentium B940
Velocidade do Processador2.0 GHz
Cache: 2048 KB
Memória
Memória RAM: 6144 MB

Tecnologia da MemóriaDDR3
Rede e Modem
Conexões:Bluetooth, Rede 10/100/1000 integrada, Wireless
Protocolos802.11 b/g/n
Software
Sistema Operacional:Linux

Coloquei somente as informações que achei relevante!

E eu agradeço desde já! E peço desculpa as moderadores caso eu tenha feito algo errado!

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu em cima do Linux Mandriva
« Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2012, 03:02 »
Você terá que usar um LiveCD ou pendrive.

Se tiver arquivos faça uma cópia, pois terá que formatar o HD.

Recomendo que instale o Ubuntu 12.04 64Bits http://www.ubuntu.com/download/desktop

A instalação do Ubuntu é muito simples, mas se precisar de um tutorial http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-12-04-precise-pangolin-e-primeiros-passos

Também existem diversos vídeos no youtube mostrando a instalação.

O Ubuntu e o Mandriva são diferentes em alguns aspectos, porém o Ubuntu é, na minha opinião, bem mais fácil de usar. Leia mais sobre isso: http://www.hardware.com.br/artigos/linux-longo-anos/

Boa sorte

« Última modificação: 30 de Dezembro de 2012, 03:13 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

clodoaldops

  • Visitante
Re: Instalar Ubuntu em cima do Linux Mandriva
« Resposta #2 Online: 30 de Dezembro de 2012, 10:13 »
-eu instalaria o ubuntu-12.10-64bits ou o kubuntu-12.10-64bits
-como é a primeira eu usaria a opção >> instalar usando disco todo

Offline Weller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu em cima do Linux Mandriva
« Resposta #3 Online: 30 de Dezembro de 2012, 14:56 »
Eu ainda não tenho nenhum arquivo no PC, e quero deixar somente o Ubuntu mesmo

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu em cima do Linux Mandriva
« Resposta #4 Online: 30 de Dezembro de 2012, 15:07 »
Citar
E os drives serão preservados ou terei que fazer backup deles para instalar posteriormente? E é melhor eu instalar a versão de 32 ou a de 64 bits?

Amigão, ubuntu não é windows!!! A questão de "drivers" no Linux é diferente, quando vc instalar o Ubuntu vai ser tudo reconhecido automáticamente, não precisará esquentar a cabeça de ficar instalando tudo igual vc faz no windows (a menos q vc tenha uma placa de vídeo Nvidia ou ATI, ou uma ou outra placa de wireless, aí muda um pouco a história). Seu hardware deve ser quase tudo Intel, então não terá problemas.

Quando for postar algo de hardware, poste também o que o comando lspci retorna.

Quando for instalar, faça uma partição separada para a /home. De 12 à 30 GB para a raiz (o famoso "/") e o restante para "/home". Veja:

Particionamento de HD para instalação do ubuntu: uma atenção que evita problemas
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu em cima do Linux Mandriva
« Resposta #5 Online: 31 de Dezembro de 2012, 00:27 »
Nesse natal ganhei um notebook (colocarei as informações do meu notebook no fim do texto para que vocês possam me ajudar melhor se possível), porém veio com linux mandriva, e não estou acostumado com ele (estou acostumado com o windows), porém decidi continuar com o linux, porém no Ubuntu

Ola,

Por que quer trocar pelo Ubuntu, se o mandriva é a mesma coisa, ou seja GNU/Linux?

O Mandriva vem com o ambiente grafico KDE, e o Ubuntu vem com o ambiente Gnome. Só isto em sua essência.

Se não esta acostumado com o mandriva, como pode ter certeza que vai ser diferente do Ubuntu ( se nunca usou o Ubuntu ) ?

Nenhum dos dois, Mandriva e Ubuntu ou qualquer outra distro Linux será minimamente parecida com o Windows, apesar de o KDE do mandriva ser mais proximo ao aero do Windows que o Complemento Unity do Ubuntu.

Fique com o Mandriva por uns tres a quatro meses, depois decida por trocar por outra distro.

[]'s

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu em cima do Linux Mandriva
« Resposta #6 Online: 02 de Janeiro de 2013, 15:10 »
Nesse natal ganhei um notebook (colocarei as informações do meu notebook no fim do texto para que vocês possam me ajudar melhor se possível), porém veio com linux mandriva, e não estou acostumado com ele (estou acostumado com o windows), porém decidi continuar com o linux, porém no Ubuntu

Ola,

Por que quer trocar pelo Ubuntu, se o mandriva é a mesma coisa, ou seja GNU/Linux?

O Mandriva vem com o ambiente grafico KDE, e o Ubuntu vem com o ambiente Gnome. Só isto em sua essência.

Se não esta acostumado com o mandriva, como pode ter certeza que vai ser diferente do Ubuntu ( se nunca usou o Ubuntu ) ?

Nenhum dos dois, Mandriva e Ubuntu ou qualquer outra distro Linux será minimamente parecida com o Windows, apesar de o KDE do mandriva ser mais proximo ao aero do Windows que o Complemento Unity do Ubuntu.

Fique com o Mandriva por uns tres a quatro meses, depois decida por trocar por outra distro.

[]'s

Concordo... eu comecei a usar linux como desktop definitivo quando comprei um PC com Satux, antes disso só testava LiveCDs por curiosidade. Com esse Satux que era feito, literalmente, em cima do Debian Sarge (era tipo como o mint foi durante muito tempo com o Ubuntu), eu fiquei durante 1 ano e só então migrei pro Ubuntu. Foi interessante. Eu sofri pra fazer um modem 3G que eu usava funcionar nele na época, mas valeu a pena... aprendí muitíssimo nessa experiência.

Só que devo reconhecer que a comunidade do Ubuntu é incomparável. Aqui as duvidas tem chances de serem esclarecidas bem mais rápido que em outros fórums. Já usei mandriva um tempo. É bem tranquilo, mas o fórum não é como o nosso.

Obs.: O Satux tinha um fórum bom no começo, eu contribuí muito lá, mesmo usando o Ubuntu, até o ano passado quando o fórum deles morreu, foi retirado o Link da página principal. Ainda dá pra entrar no fórum deles através do google, mas é sorte ser respondido, pois não tem mais administradores ou moderadores. Figuro lá às vezes pra ajudar, mas também sugerir que mudem de distro, pois o Satux parece que vai acabar. Aliás pegou muito mal pois os administradores não deram e não dão nenhuma palavra sobre o fim da distro, nada, só sumiram.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2013, 15:24 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline BlueSide

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu em cima do Linux Mandriva
« Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2013, 18:40 »
Nesse natal ganhei um notebook (colocarei as informações do meu notebook no fim do texto para que vocês possam me ajudar melhor se possível), porém veio com linux mandriva, e não estou acostumado com ele (estou acostumado com o windows), porém decidi continuar com o linux, porém no Ubuntu

Ola,

Por que quer trocar pelo Ubuntu, se o mandriva é a mesma coisa, ou seja GNU/Linux?

O Mandriva vem com o ambiente grafico KDE, e o Ubuntu vem com o ambiente Gnome. Só isto em sua essência.

Se não esta acostumado com o mandriva, como pode ter certeza que vai ser diferente do Ubuntu ( se nunca usou o Ubuntu ) ?

Nenhum dos dois, Mandriva e Ubuntu ou qualquer outra distro Linux será minimamente parecida com o Windows, apesar de o KDE do mandriva ser mais proximo ao aero do Windows que o Complemento Unity do Ubuntu.

Fique com o Mandriva por uns tres a quatro meses, depois decida por trocar por outra distro.

[]'s

Tem a central de programas do Ubuntu (ok ok tem a synaptic mas nao da pra comprar jogos pelo synaptic), arquivos executaveis em .deb, os comandos sao mais faceis entao acho que nao é a mesma coisa, ja tive o mandriva 2008 lançamento na época "o sisteminha dificil" muito comando para reconhecer até uma conexão a cabo.. mas acho que a coisa deve ter mudado hoje em dia.. ja Ubuntu reconhece tudo e ainda da mais suporte, realmente o melhor sistema.
sem  contar na beleza, interface e tema proprios, tem gente que gosta de KDE eu particularmente nao gosto, muito poluido visualmente, icones simples de mais sem acabamento nenhum que nas gerações passadas de SO era aceitavel hoje em dia nao mais, e o ambiente é bem desorganizado com seus menus icones e botões.
"Its not Lupus"

Offline Weller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu em cima do Linux Mandriva
« Resposta #8 Online: 08 de Janeiro de 2013, 02:56 »
Moderador pode fechar o tópico, dúvida respondida, eu instalei o Ubuntu 12.04, pois ele é LTS (ta escrito certo?), e me parece que é melhor, e estou adorando o sistema operacional