Autor Tópico: FEdora, um bom sistema ???  (Lida 13557 vezes)

Offline Grunbeld

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
FEdora, um bom sistema ???
« Online: 27 de Dezembro de 2012, 22:34 »
Olá galera, acho que o fedora n tem muito a ver com o ubuntu, mas aqui foi o único lugar que  achei para poder fazer essa pergunta. Quais as qualidades e defeitos do Fedora ?? é difícil
 mexer nele ??

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: FEdora, um bom sistema ???
« Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2012, 22:52 »
Difícil não é, mas também não é uma distro que eu indicaria pra um iniciante. Além disso, tem muitos bugs, e da última vez que testei aconteceu dois kernel panics assim do nada. Dizem que ela se encaixa no módulo de "distro-cobaia", usada mais por desenvolvedores do RHEL, é mais uma distro de desenvolvimento do que uma para ser usada no dia-a-dia.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: FEdora, um bom sistema ???
« Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2012, 22:55 »
Difícil não é, mas também não é uma distro que eu indicaria pra um iniciante. Além disso, tem muitos bugs, e da última vez que testei aconteceu dois kernel panics assim do nada. Dizem que ela se encaixa no módulo de "distro-cobaia", usada mais por desenvolvedores do RHEL, é mais uma distro de desenvolvimento do que uma para ser usada no dia-a-dia.
cara entao que hardware voce testou ???

a verçao 17 do fedora esta muito boa nao passei por praticamente nenhum erro e uma distro boa mas se voce e iniciante nao serve pois e um pouco dificil.....
ubuntu 12.04

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: FEdora, um bom sistema ???
« Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2012, 23:01 »
Fedora é um distro de testes da Red Hat. Tem muitos bugs que surgem logo após a atualizações constantes que sofre, pois coloca softwares betas e demais arquivos de sistema para testes.

Eu curto ela, sempre aparece com boas inovações.

Mais é bom testar, lembrando que ela usa .rpm diferente do Ubuntu que usa .deb.

Instala ele em dual boot, vale a pena.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2012, 23:06 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: FEdora, um bom sistema ???
« Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2012, 23:36 »
Não sei se esse tópico se encaixa muito bem com as regras do fórum...

Bom, já testei o Fedora algumas vezes, se não me engano 2 vezes, e nas 2 tentativas deu um erro fatal q congelou o sistema. Não indicaria para um iniciante, ainda mais que o ciclo dele de suporte é menor que o do Ubuntu, o suporte é de apenas 1 ano.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Bruno Aquino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: FEdora, um bom sistema ???
« Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2012, 23:59 »
Bom não seria em outras distros o tópico?

Bom vamos lá, testei a versão 17, e deu dois problemas no Notebook, um o touch não funcionou e a tecla "Del" do teclado também.

Após um atualização do Sistema o Touch funcionou, mas o tecla delete até hoje nunca funcionou, é a única que não funciona.

Fedora é da família  Red Hat Linux, então o gerenciador de pacotes é .RPM e não APT da família Debian. Se você está acostumando com distros da Família Debian, vai apanhar um pouco.

Por exemplo, para instalar um programa lá é
yum install <package(s)>

Só que lembrando que pacotes .RPM no Fedora você também instala com um duplo clique. Não gostei muito da Central de Programas dele, achei fraquinha.

Outra coisa que não pode deixar de citar, é que a comunidade do Ubuntu é bem melhor. Eu instalei o Fedora, mas meu principal é o Ubuntu.

 
Ayrton Senna da Silva:  "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."

clodoaldops

  • Visitante
Re: FEdora, um bom sistema ???
« Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2012, 01:02 »
-Usei o F17-gnome por 4 meses e gostei muito
-positivos: facil instalar, leve, excelente FAQ e WIKI , EasyLife que  instala 90% do que vc precisa de maneira muito facil
-negativos: tem muita atualização, tem que ter boa banda larga,  >> fedora é uma distro de vanguarda que usa o que há de mais novo no mundo linux >> por isso uam certa instabilidade é esperada
-não é tão facil de usar
-se queres usar uma distro RPM sugiro o Mageia >> leve, facil e estabilissimo

Offline Grunbeld

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: FEdora, um bom sistema ???
« Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2012, 01:25 »
saquei, então o fedora n se encaixa muito comigo rsrs... Eu estou querendo tocar de distro, e um amigo me sugeriu o Fedora. Que outra distro vocês me sugerem ?

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: FEdora, um bom sistema ???
« Resposta #8 Online: 28 de Dezembro de 2012, 08:38 »
saquei, então o fedora n se encaixa muito comigo rsrs... Eu estou querendo tocar de distro, e um amigo me sugeriu o Fedora. Que outra distro vocês me sugerem ?

Pacotes .rpm --> OpenSUSE, Mageia, CentOS, Mandriva, PCLinuxOS,

Pacotes .deb --> Linux Mint, Caixa Mágica, DreamLinux, aptosid,

Baseada no Knoppix --> Damn Small Linux, Feather Linux, Hikarunix, Kaella, Musix GNU/Linux

Baseado no Gentoo --> Sabayon, Calculate Linux, funtoo, Gentoox, Knopperdisk, Pentoo, Tin Hat Linux, Ututo, VidaLinux.



E outras infinidades de opções de distros GNU/Linux.

Para maiores informações, consulte esse site.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: FEdora, um bom sistema ???
« Resposta #9 Online: 28 de Dezembro de 2012, 09:49 »
saquei, então o fedora n se encaixa muito comigo rsrs... Eu estou querendo tocar de distro, e um amigo me sugeriu o Fedora. Que outra distro vocês me sugerem ?

Qual motivo?

Se aprofundar do Linux?
Busca por facilidade na instalação de programas?
O que é mais importante: estabilidade ou programas mais recentes?
Tem facilidade com língua inglesa?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Bruno Aquino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: FEdora, um bom sistema ???
« Resposta #10 Online: 28 de Dezembro de 2012, 09:52 »
saquei, então o fedora n se encaixa muito comigo rsrs... Eu estou querendo tocar de distro, e um amigo me sugeriu o Fedora. Que outra distro vocês me sugerem ?


Bom se está acostumado com os arquivos .deb, pode usar o próprio Debian, no qual o Ubuntu é baseado, ou o Mint, que é baseado no Ubuntu.

Ayrton Senna da Silva:  "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."

Offline giovanni94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Too bad that stupidity isn't painful.
    • Ver perfil
Re: FEdora, um bom sistema ???
« Resposta #11 Online: 28 de Dezembro de 2012, 12:49 »
Bom não seria em outras distros o tópico?

Bom vamos lá, testei a versão 17, e deu dois problemas no Notebook, um o touch não funcionou e a tecla "Del" do teclado também.

Após um atualização do Sistema o Touch funcionou, mas o tecla delete até hoje nunca funcionou, é a única que não funciona.

Fedora é da família  Red Hat Linux, então o gerenciador de pacotes é .RPM e não APT da família Debian. Se você está acostumando com distros da Família Debian, vai apanhar um pouco.

Por exemplo, para instalar um programa lá é
yum install <package(s)>

Só que lembrando que pacotes .RPM no Fedora você também instala com um duplo clique. Não gostei muito da Central de Programas dele, achei fraquinha.

Outra coisa que não pode deixar de citar, é que a comunidade do Ubuntu é bem melhor. Eu instalei o Fedora, mas meu principal é o Ubuntu.

 

Sobre a tecla DEL funcionar: No fedora o atalho para deletar arquivos NÃO é DEL, como é no ubuntu. Lá você usa outra combinação: Ctrl + Del

Offline Grunbeld

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: FEdora, um bom sistema ???
« Resposta #12 Online: 29 de Dezembro de 2012, 09:32 »
Citar
Pacotes .rpm --> OpenSUSE, Mageia, CentOS, Mandriva, PCLinuxOS,

Pacotes .deb --> Linux Mint, Caixa Mágica, DreamLinux, aptosid,

Baseada no Knoppix --> Damn Small Linux, Feather Linux, Hikarunix, Kaella, Musix GNU/Linux

Baseado no Gentoo --> Sabayon, Calculate Linux, funtoo, Gentoox, Knopperdisk, Pentoo, Tin Hat Linux, Ututo, VidaLinux.



E outras infinidades de opções de distros GNU/Linux.

Para maiores informações, consulte esse site.
Obrigado, vou dar uma lida e ver qual irei preferir...

Citar
Qual motivo?

Se aprofundar do Linux?
Busca por facilidade na instalação de programas?
O que é mais importante: estabilidade ou programas mais recentes?
Tem facilidade com língua inglesa?
Eu quero sair do Ubuntu por vários motivos, um deles é pra me aprofundar no linux.
o importante pre mim é estabilidade e programas uteis e simples de usar.
tenho relativamente, mas, prefiro a portuguesa.

Deixa eu fazer uma pergunta meio noob aqui: Distros que n sejam baseadas em Debian (ou até mesmo no próprio Ubuntu ) conseguem rodar os mesmos programas ?

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: FEdora, um bom sistema ???
« Resposta #13 Online: 29 de Dezembro de 2012, 10:51 »
se quer "aprender" linux vai de slackware, simples e estável (até demais).
debian é diferente de ubuntu (apesar da segunda ser baseada na primeira), algumas bibliotecas são colocadas em locais diferentes do sistema, ou tem versões diferentes. normalmente softwares livres são compilados para cada distro e disponibilizado em seus repositórios, mas nada te impede de pegar o código fonte e compilar para outra distro. existe a possibilidade de rodar aplicativos deb do debian no ubuntu, mas você provavelmente vai encontrar dificuldades pelos motivos citados acima.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: FEdora, um bom sistema ???
« Resposta #14 Online: 29 de Dezembro de 2012, 10:56 »
Citar
Distros que n sejam baseadas em Debian (ou até mesmo no próprio Ubuntu ) conseguem rodar os mesmos programas ?

Os mesmos programas sim (Firefox, VLC, Google Chrome, Transmission, etc.), mas os mesmos pacotes não (p. ex. distros baseadas no ubuntu e no debian só instalarão pacotes .deb, enquanto distros baseadas no fedora, mandriva e opensuse só instalarão pacotes .rpm).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"