Autor Tópico: Fujitsu Stylistic LT C-500 / Crash /Grub  (Lida 2480 vezes)

Offline mbm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Fujitsu Stylistic LT C-500 / Crash /Grub
« Online: 26 de Dezembro de 2012, 16:28 »
1. Instalei o Xubuntu 11.10 Colocando o HD no desktop, tudo correu bem.
2. Deu uma axtualização e fiquei com a mensagem de: grub no such partition.
3. Pesquisei e vi que tinha de instalar o grub2
4. Recoloquei o HD no desktop e este não vê o disco, não arranca, não aparece na bios.
5. Coloquei o HD numa caixa usb e consigo que a bios o veja para efeitos de arranque, obtendo a mensagem: no such partition.
6. No desktop tenho W7 mas o disco no usb não aparece, embora apareça em devices como usb mass storage
7. O que eu quero mesmo é ir buscar uma paretição que lá tenho, consigo encontá-la com o EaseUS Data Recovery vejo os ficheiros que quero mas... não abrem depois de recuperados.
8. A solução será recuperar o grub, aqui a minha ciência acaba...

Agradeço o vosso input, tendo presente que sou quase analfabeto...

Bom ano,

Mário

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Fujitsu Stylistic LT C-500 / Crash /Grub
« Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2012, 16:43 »
Ola

Teria com explicar melhor? Não entendi.

Meu entendimento:

1) você tem dois hd's na maquina.

2) o ubuntu foi instalado em um deles

3) ao trocar o disco para um case usb, ao monta-lo um novo UUID foi gerado, impedindo o grub de identificá-lo

Então pergunto:

1) onde instalou o grub, no hd com windows ou no hd com Ubuntu.

2) qual é o hd primário

3) checou com o live cd, montando o hd com ubuntu se o UUID dele corresponde ao que foi descrito no Grub e no fstab?

Existem dois otimos topicos fixos aqui no forum ensinando a recuperar o grub de diversas formas

Procure por grub e grub 2 um help na apresentação e configuração

[]'s

Offline mbm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Fujitsu Stylistic LT C-500 / Crash /Grub
« Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2012, 17:59 »
Ola

Teria com explicar melhor? Não entendi.

Meu entendimento:

1) você tem dois hd's na maquina.


Não, eu instalei num Fujitsu Stylistic LT C-500, um velho tablet que não tem floppy, nem possibilidade de arranque de cd rom nem usb.
O modo de instalar um sistema operativo é retirar o disco e colocar noutra máquina para proceder à instalação. O meu HD tem duas partições, uma de dados e uma de que saiu o XP para colocar o Xubuntu.
Ficou a funcionar muito bem, ao actualizar para a versão seguinte ficou sem arrancar, tanto quanto goglei é frequente e é preciso reinstalar o gub.
quando repeti o processo de colocar o hd noutrono pc este deixou de reconhecer o disco, mesmo como único no sistema.
Aí coloquei o disco do tablet numa case usb.
O que eu quero é reparar o arranque através do usb usando o pc, para recolocar o hd no tablet.
Consegui clarificar?
Obrigado,

Mário