Autor Tópico: Linux, você sabe o que é isso?  (Lida 4138 vezes)

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Linux, você sabe o que é isso?
« Online: 19 de Dezembro de 2012, 22:06 »
Quando se fala em Linux muitas pessoas pensam na imagem de um programador executando dezenas de comandos complicados em uma tela preta semelhante ao finado DOS. Isso seria verdade até alguns anos atrás, mas o sistema evoluiu tanto em seu visual, com suporte a aplicações 3D e ambientes de trabalho cheios de efeitos e uma enorme facilidade de uso, que variações como o Ubuntu e o Linux Mint conquistam cada vez mais usuários que querem fugir das (caras) licenças do Micro$oft Window$.

Ubuntu

Distribuição mais conhecida mundialmente, é a favorita dos usuários iniciantes por sua interface agradável e configurações automáticas, reconhecendo praticamente qualquer equipamento instalado no computador já no momento da instalação. Como o próprio slogan diz, é o "Linux para seres humanos", onde todas as tarefas são realizadas via interface gráfica, como no Windows.
Sem contar que tem várias distros derivadas desta..! Como o Xubuntu, Lubuntu e Kubuntu..!

Linux Mint

Tem ganhado popularidade com o tempo graças as suas interfaces modificadas e efeitos especiais próprios, aliando faclidade de uso, boa performance e um visual bastante atraente. O Linux Mint é talvez a distribuição mais recomendada para quem está vindo do Windows, pois possui uma organização que lembra bastante o sistema da Microsoft.

Debian

Reconhecido por sua estabilidade e enorme acervo de softwares compatíveis, o Debian é muitas vezes visto como o "dinossauro" do mundo Linux, pois testa arduamente qualquer modificação antes de implementá-la oficialmente, o que significa que você dificilmente verá um travamento do sistema, porém nem sempre terá a versão mais atual de um software. Por essas características, é recomendada tanto para servidores quanto para usuários comuns que querem um sistema leve, estável e sem bugs.

Open SUSE
Embora não tão conhecido no Brasil, o openSUSE traz o YasT, gerenciador do sistema próprio da distribuição que facilita desde as configurações mais simples até as mais avançadas, como gerenciamento de proxies e compartilhamento de arquivos pela rede.

E muitas outras distros com os mais variados ambientes como Gnome, Unity, XFCE, LXDE, KDE..

E vocês, qual mais gostam..? O que deve melhorar..? Opinem..!

Com base e referência de Canal Tech
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2012, 15:11 por Arthur Bernardes »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Linux, você sabe o que é isso?
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2012, 22:12 »
Vc q fez o texto, ou pegou de algum lugar Arthur?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Linux, você sabe o que é isso?
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2012, 22:16 »
Eu costumo rasterizar, retirar algo, complementar algo.! Mas nunca copiar..! Criei isso para compartilhar conhecimentos, gostos e funções de cada Distro.!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Linux, você sabe o que é isso?
« Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2012, 22:18 »
Eu costumo rasterizar, retirar algo, complementar algo.! Mas nunca copiar..! Criei isso para compartilhar conhecimentos, gostos e funções de cada Distro.!

bom... é bom citar as referências né
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Linux, você sabe o que é isso?
« Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2012, 22:19 »
Bom. Se eu copiasse o texto, cito referências, se eu crio..?  ;D ;D

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Linux, você sabe o que é isso?
« Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2012, 22:54 »
Não é a toa que o Linux Mint e o Ubuntu estão no topo. As pessoas, incluindo até usuários avançados, gostam de facilidade e simplicidade.  :)

Mas acho que o debian e o opensuse não são para usuários que saíram do Windows não, e nem para usuários iniciantes.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Linux, você sabe o que é isso?
« Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2012, 22:56 »
Ola

Para agregar informação apenas:

Linux = Kernel

Logo sem nenhum ambiente gráfico ou pacote, compilado e portado para várias plataformas(Intel, Power PC, Trasmeta, ARM, etc).

GNU/Linux = O kernel e alguns pacotes necessários a inicialização deste próprio kernel, como o shell, utilitários de discos, suporte a rede, etc.

Distribuições = Ubuntu, Mint, Debian, OpenSuse e várias outras. Um conjunto GNU/Linux com vários pacotes regidos por licenças GNU, FSF, Creative Commons, proprietárias e outras que dão mais liberdade.

Já o GNU/Linux possui três grandes vertentes conhecidas pelas distribuições que deram origem:

Debian => cujo desenvolvimento se faz fundamentalmente no tipo de compactação de pacotes em formato .deb

Red Hat => cujo desenvolvimento se faz fundamentalmente no tipo de compactação de pacotes em formato .RPM

BSD => cujo desenvolvimento é fechado sob licenças e tem o FreeBSD (é discutível pois é UNIX) como vertente livre.

Destas tres vertentes, varias distribuições são derivadas, dentre as já citadas e muitas outras, descontinuadas ou não.

Existe ainda um híbrido, o Mac OS, cujo kernel é baseado no Unix BSD (fechado), possui um ambiente gráfico proprietário (Cocoa) e utiliza uma variedade de pacotes GNU (o cheese do GNU/Linux, por exemplo, que modificado pela Apple lá se denomina photoboot).

Xubuntu, Lubuntu e Kubuntu não são própriamente distribuições derivadas, mas apenas "sabores" (em inglês => flavor ) do Ubuntu, onde se diferenciam apenas no pacote de ambiente gráfico e no caso sem ambiente gráfico o Ubuntu Server.

Pacotes gráficos como os mais conhecidos Gnome e KDE já trazem associados vários outros pacotes interdependentes. No Gnome o mais célebre é o navegador Nautilus, um browser para navegação local e Internet (rede). Seu semelhante no KDE é o konqueror com as mesmas funções.

Além destes existem muitos outros que podem livremente ser instalados em qualquer distribuição ( dvem existir uns 20 ambientes gráficos escritos para o GNU/Linux, não estou certo.)

As licenças da Microsoft não são caras, hoje temos Windows 8 a meros 69 Reais, e se vêm pré instalados em alguns computadores custam menos ainda. Como é um desenvolvimento proprietário e privado, não é de se discutir o mérito preço. O que se há a discutir é o fato de a licença ser de direito de uso e não de propriedade. Mas isto não cabe neste forum.

Assim, a resposta para o titulo => " Linux, você sabe o que é isso?" seria tão somente o Kernel cuja propriedade é de Linus Torwalds e distribuído livremente, onde se permitem modificações que devem ser obrigatóriamente inseridas neste kernel e cujos créditos devem obrigatóriamente acompanhar este kernel.

[]'s
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2012, 23:30 por Tota »

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Linux, você sabe o que é isso?
« Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2012, 23:10 »
Aulinha básica do mestre Tota!
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Linux, você sabe o que é isso?
« Resposta #8 Online: 19 de Dezembro de 2012, 23:21 »
Aulinha básica do mestre Tota!

Realmente muito basica mesmo.

Veja que muita gente faz confusão com o Gnome por exemplo.

O Gnome é uma suite gráfica e em sua versão 3 permite o uso de complementos, cujos mais famosos são o Unity do Ubuntu e o Nautilus Elementary do Mint.

Unity e elementary nunca deixarão de ser Gnome.

E por aí vai. Até os meios de comunicação, por ignorância trtam tudo num mesmo saco.

Por exemplo:

O nome correto do Ubuntu é => GNU/Linux Ubuntu

O nome correto do Mint é => GNU/Linux Mint

Assim o crédito é dado ao criador do kernel e ao criador do projeto GNU, sem os quais nada disto existiria.

YasT é um fork do RPM (Red Hat Package Manager) onde foram inseridas algumas funcionalidades, mas em essência é o próprio RPM.

[]'s
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2012, 23:31 por Tota »

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Linux, você sabe o que é isso?
« Resposta #9 Online: 19 de Dezembro de 2012, 23:22 »
Tota deu show.

Esses dias estive a testar o linux mint, pareceu mais rápido que o xubuntu.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Linux, você sabe o que é isso?
« Resposta #10 Online: 19 de Dezembro de 2012, 23:24 »
Tota deu show.

Não é bem assim... desculpe.

A essência do topico está em seu final, onde se incita a discussão de preferências:

E vocês, qual mais gostam..? O que deve melhorar..? Opinem..!

É um assunto extensamente discutido aqui no forum. Tá valendo.

[]'s
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2012, 23:32 por Tota »

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Linux, você sabe o que é isso?
« Resposta #11 Online: 20 de Dezembro de 2012, 00:39 »
Tota deu show.

Esses dias estive a testar o linux mint, pareceu mais rápido que o xubuntu.
realente o mint é mais rápido que o xubuntu, principalmente o com mate e/ou cinnamon,pelo menos em minha máquina.
o tota deu uma resumida básica, muito boa explicação.
sobre o que deveria melhorar,eu acho que pra im só falta jogos mesmo, principalmente de esportes,o resto tá legal,minha opinião.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Linux, você sabe o que é isso?
« Resposta #12 Online: 20 de Dezembro de 2012, 05:39 »
Bom. Se eu copiasse o texto, cito referências, se eu crio..?  ;D ;D
Se você usou algum conteúdo de um texto você já o esta usando como referencia, isso não quer dizer que você copio ele inteiro.


Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Linux, você sabe o que é isso?
« Resposta #13 Online: 20 de Dezembro de 2012, 07:53 »
Este texto pode até não ser mais é bem parecido com um que tem no vivaolinux, que li a meses atrás.

Tota deu show.

Não é bem assim... desculpe.

A essência do topico está em seu final, onde se incita a discussão de preferências:

[]'s

Precisa se desculpar não, você deu a informação correta.  ;)

Tota deu show.

Esses dias estive a testar o linux mint, pareceu mais rápido que o xubuntu.
realente o mint é mais rápido que o xubuntu, principalmente o com mate e/ou cinnamon,pelo menos em minha máquina.
o tota deu uma resumida básica, muito boa explicação.
sobre o que deveria melhorar,eu acho que pra im só falta jogos mesmo, principalmente de esportes,o resto tá legal,minha opinião.

Tipo eu conferi o mint 13 xfce x64 vs xubuntu 12.04 12.04

O mint carrega tudo mais rápido, e olha que eu nem cheguei a dar o update inicial pós-instalação.

Outra vantagem que vi foi o libreoffice já como padrão, no xubuntu tem que por manualmente.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2012, 07:57 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2