Ubuntu não formata cartão SD

Iniciado por GabrielSimplicio, 04 de Dezembro de 2012, 22:23

tópico anterior - próximo tópico

GabrielSimplicio

Pessoal

Fui tentar formatar um cartão de memória de 2GB que tenho, mas parece que ele está somente como leitura..

Não sei como voltar ao normal, e a chave de bloqueio do adaptador está liberada..

No Nautilus, quando tento formatar, aparece a mensagem:

Erro ao formatar o volume

Error creating file system: helper exited with exit code 1: cannot open /dev/sdb1: Read-only file system

Já pelo Utilitário de Unidades, aparece isso:

Erro ao criar tipo de sistema de arquivos

Ocorreu um erro ao executar uma operação em "Gabriel" (Partição 1 de Generic USB SD Reader): A operação falhou

>Detalhes
Error creating file system: helper exited with exit code 1: cannot open /dev/sdb1: Read-only file system

Vocês tem alguma ideia de como posso recuperar ele??
"Nunca conte a Deus que você tem grandes problemas, mas conte aos seus problemas que você tem um grande Deus."  IPB Moreninhas - Campo Grande/MS

EdvaldoSCruz

Citação de: GabrielSimplicio online 04 de Dezembro de 2012, 22:23
Pessoal

Fui tentar formatar um cartão de memória de 2GB que tenho, mas parece que ele está somente como leitura..

Não sei como voltar ao normal, e a chave de bloqueio do adaptador está liberada..

No Nautilus, quando tento formatar, aparece a mensagem:

Já pelo Utilitário de Unidades, aparece isso:

Erro ao criar tipo de sistema de arquivos

Ocorreu um erro ao executar uma operação em "Gabriel" (Partição 1 de Generic USB SD Reader): A operação falhou

>Detalhes

Vocês tem alguma ideia de como posso recuperar ele??

Já aconteceu isso comigo, e como uso dual boot Ubuntu e Windows XP, formatei meu cartão no Windows XP e voltei ao Ubuntu e ficou 100% funcional.

Se eu fosse você, usaria o virtualbox instalando o WIndows, para esses tipos de casos de imprevistos que ocorrem no Linux, caso você não use o dual boot.  ;)
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

GabrielSimplicio

Mas meu computador tem pouca memoria pra usar o virtualbox, e tambem depois que instalei Ubuntu, não consigo acessar a unidade de CD dele.. O jeito é esperar chegar o final-de-semana pra formata em outro PC..
"Nunca conte a Deus que você tem grandes problemas, mas conte aos seus problemas que você tem um grande Deus."  IPB Moreninhas - Campo Grande/MS

EdvaldoSCruz

Citação de: GabrielSimplicio online 04 de Dezembro de 2012, 23:02
Mas meu computador tem pouca memoria pra usar o virtualbox, e tambem depois que instalei Ubuntu, não consigo acessar a unidade de CD dele.. O jeito é esperar chegar o final-de-semana pra formata em outro PC..

Clique aqui: 53) Manual de funcionamento(instrução) específico do Ubuntu
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Tota

Ola

Como pode ler na mensagem, o sd card está travado para escrita.

Mova a chave na lateral do cartão contra o sentido da seta onde está escrito "lock"

Com isto voce consegue formatar seu cartão.

[]'s

nomade

Já tentou usar o gparted?
É uma exelente ferramenta e tem interface gráfica.
sudo apt-get install gparted
tem video tutorial http://www.youtube.com/watch?v=M7MgO6BejYw

Use o gparted que comigo funcionou de boa!
Ubuntu Studio 22.04 LTS

GabrielSimplicio

Entao Tota, o adaptador esta liberado, ja mexi naquela travinha um monte de vezes, mas nao adiantou nada..

Nomade, ainda nao tinha pensado em usar o gparted, valeu pela ideia.. Quando chegar em casa vou tentar formatar pelo gparted..

cajaboy

Aqui uso o Gparted, o que não passar por ele pode jogar fora que está com problemas.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5