Autor Tópico: [Resolvido] Congelamento no live CD no laptop (placa de vídeo)  (Lida 2135 vezes)

Offline otavioaugust

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
[Resolvido] Congelamento no live CD no laptop (placa de vídeo)
« Online: 28 de Novembro de 2012, 06:01 »
Ola a todos...

vamos por parte... depois de uma reportagem sobre sistemas operacionais... fiquei curioso com o UBUNTU 12.10, e fiz conforme o site explicava... e sei o PC do meu do meu irmão ( no modo live CD)... e fiquei apaixonado,  
rodou muito bem... sem problema, e resolvi installar no meu laptop Syntax... contudo, ele não roda.
ou seja, carrega ate aparecer o contorno da tela onde tem o opção de "roda live CD ou installar..." e "congela" (deixando apena o curso do mouse livre)...
e a unica maneira é deligando no botão ON/OFF
ja tentei outras versões (12.04 e 11.10), mas sempre para no mesmo local.


especificação do meu laptop:
Marca   Syntax
Modelo   MS-1451
Processador    Intel Pentium Dual Core T4400
Velocidade do Processador    2,2 GHz
Memória   RAM 4 GB
Tipo de Memória    DDR2
Capacidade do HD    320 GB
Velocidade do HD (RPM)    5.400 rpm
HD    Serial ATA (SATA ou S-ATA)
Placa de Vídeo    GeForce 8200M
« Última modificação: 30 de Novembro de 2012, 16:48 por otavioaugust »

Offline brgalinari2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Congelamento no live CD no laptop Syntax
« Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2012, 10:48 »
Qual é o sistema de 32 ou 64 ? Se for de 32 experimenta baixar o 64.
E tem mais com o live cd ele fica lento mesmo talvez se você esperar mais um pouco funcione.
Tudo está fluindo. O homem está em permanente reconstrução; por isto é livre: liberdade é o direito de transformar-se.

Offline otavioaugust

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Congelamento no live CD no laptop
« Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2012, 13:28 »
Ola, brgalinari2

obrigado pela orientação... até então, não sabia quanto bits era meu laptop... (estou com win7 32bits) contudo, pesquisando na web, descobri um programinha para saber quantos bits era meu laptop (que é de 64bits)...
sem falar que descobrir muito sobre isso (32 e 64bits)....

CONTUDO, apos abaixar outro ISO de 64bits... meu laptop aparece o seguinte erro:::

[drm] nouveau 0000:02:00.0: failed to idle channel 3
[drm] nouveau 0000:02:00.0: failed to idle channel 3


e a tela aparece bagunçada e aparece outra linha de "falha"...com uma serie numérica na frente...
..
..

o que será que estou fazendo errado...??? isso ja esta ficando pessoal (eu e meu laptop) .kkkkk

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Congelamento no live CD no laptop Syntax
« Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2012, 13:53 »
Ola

nouveau é o driver de video de sua placa.

Como ele não está conseguindo carregar, ao iniciar o cd do Ubuntu, escolha em opções avançadas o modo VGA.

Assim o sistema não carrega o driver nouveau e usa um driver generico VGA de video.

[]'s

Offline otavioaugust

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Congelamento no live CD no laptop Syntax
« Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2012, 15:23 »
Ola TOTA...

Ola

nouveau é o driver de video de sua placa.

Como ele não está conseguindo carregar, ao iniciar o cd do Ubuntu, escolha em opções avançadas o modo VGA.

Assim o sistema não carrega o driver nouveau e usa um driver generico VGA de video.

[]'s
....

Hummm... sou novo nisto... e desculpa...
mas como eu faço isso???
não é so colocar o CD e deixar ele fazer o sistema fazer o resto???
como faço para usar o driver genérico????

Offline otavioaugust

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Congelamento no live CD no laptop Syntax
« Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2012, 12:50 »
Ola Tota e brgalinari2

depois de quebrar a cabeça... e depois da informação sobre "modo VGA" ... utilizei o passo-a-passo da configuração da Placa Nvidia (+ou-)

Citar
Faça isso:

Dê boot no CD de instalação do Ubuntu e quando a tela ficar roxa (rsrsrss), aperte qualquer tecla para poder escolher o idioma. Antes de iniciar o sistema aperte F6 e dê enter no modo "nomodeset" para marcá-lo, Esc para sair.

Agora dê boot no seu sistema, escolha testar o Ubuntu.

Beleza, agora deu boot! Mas nosso trabalho ainda não acabou.

Instale o Ubuntu normalmente. Reinicie o computador. Na tela do grub aperte a letra "e" para editar os parâmetros do boot.

Na linha onde está escrito "linux /boot/vmlinuz-2.6.32-21-generic ...", no final dela tem os parâmetros "quit splash", adicione nomodeset, devendo ficar a linha completa assim:

linux /boot/vmlinuz-2.6.32-21-generic root=UUID=ba360ad9-6007-492f-9a7f-125291ea7cb1 ro nomodeset quiet splash

Pressione Ctrl + X para dar boot com o KMS desativado.

Beleza, agora deu boot também normal.


e foi o que fiz....

e funcionou... a pergunta é....É SÓ ISSO ????

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Congelamento no live CD no laptop Syntax
« Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2012, 13:11 »
sim, se reiniciou e não deu problemas significa que o parametro nomodeset foi gravado no grub.

como ainda não deve ter nada guardado em seu Ubuntu, aproveite e vá em => drivers de hardware e veja se tem algo para instalar lá relativo a placa de video.

Se der pau, remova o driver ou reinstale com a opção nomodeset.

Aproveite seu Ubuntu

[]'s

Offline otavioaugust

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Congelamento no live CD no laptop Syntax
« Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2012, 16:44 »
Ola a todos....


vamos la.... a SOLUÇÃO achada...

Citar
1º abaixei o ISO do "ubuntu 12.04 64bits"

2º Dei boot no CD de instalação do Ubuntu e quando a tela ficar roxa, F6 e aperte qualquer tecla para poder escolher o idioma. Antes de iniciar o sistema aperte F6 e dê enter no modo "nomodeset" para marcá-lo, Esc para sair.

3º Instale o Ubuntu normalmente. Reinicie o computador.

4º com o "shift" apertado entre na tela de Grub  e apertando a tecla "e"

5º Na linha onde está escrito "linux /boot/vmlinuz-2.6.32-21-generic ...", no final dela tem os parâmetros "quit splash", adicione nomodeset, devendo ficar a linha completa assim:

linux /boot/vmlinuz-2.6.32-21-generic root=UUID=ba360ad9-6007-492f-9a7f-125291ea7cb1 ro nomodeset quiet splash

Pressione Ctrl + X para dar boot com o KMS desativado.

6º para isso acione a tecla alt + F2, digite o comando gksu nautilus. Digite sua senha e procure a partição "sistema de arquivos". Procurar o arquivo GRUB e editar para Desabilite o KMS por completo. Edite o arquivo /etc/default/grub e procure pela linha GRUB_CMDLINE_LINUX="", deixando-a GRUB_CMDLINE_LINUX="nomodeset".

7º Abra o terminal, digite o seguinte comando: $ sudo update-grub. Pronto, o seu KMS está desativado em definitivo!

8º reinicie....


não sei ... se é o correto... mais deu certo... (ate agora...kkkkk)