Autor Tópico: Problemas Wireless Ubuntu 12.10 [Resolvido]  (Lida 5202 vezes)

Wize

  • Visitante
Problemas Wireless Ubuntu 12.10 [Resolvido]
« Online: 25 de Novembro de 2012, 22:36 »
Boas! :D
Sou iniciante no Linux. Arranjei um portátil em segunda mão com o monitor estragado, tirei o monitor e liguei-o a um monitor externo. Ok, tudo a funcionar, com windows xp... (toca a tirar e instalar o Ubuntu 12.10  ;))
A instalação correu bem, tudo pronto a funcionar.
A minhas dúvidas são as seguintes:

 - Na instalação apenas reconheceu a minha rede e a do meu vizinho. Tenho um netbook com windows vista e ele reconhece muitas mais (Não que eu queira utilizar as outras redes, mas é estranho...). Por vezes ao iniciar o computador sei que estou ligado à minha rede mas, às vezes, o nome nem aparece, se clicar no botão wireless na zona do canto superior direito...

 - Por vezes a ligação cai! Ele vai pedindo a password de vez em quando para retomar a ligação e, de vez em quando, lá liga...

 - Em termos de captação é muito pouca. Ou aparece um traço ou dois tracinhos de rede. Mais do que isso não dá. Coloquei o portátil a menos de dois metros e a captação é igual.

 - Se desactivar "a rede sem fios" depois é impossível ligar outra vez.

Nota: sou novato nisto. O que eu sei fazer? Live CD, Live USB, faço actualizações, instalo os plugins do Youtube e sei que há um programa chamado "console" que dá para fazer muita coisa :D. O portátil é para uso doméstico: ler textos em pdf, pesquisa na net, ver vídeos, ouvir músicas e pouco mais.

Características do portátil: Acer Aspire 3614 LMi, Intel Celeron M 1.6 Ghz, 2 Gb de Ram, 802.11 b/g Wireless Lan

Aguardo respostas e sugestões, obrigado  ::)
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2012, 16:51 por Wize »

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Problemas Wireless Ubuntu 12.10
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2012, 04:00 »
Boas! :D
..........................................................Nota: sou novato nisto. O que eu sei fazer? Live CD, Live USB, faço actualizações, instalo os plugins do Youtube e sei que há um programa chamado "console" que dá para fazer muita coisa :D. O portátil é para uso doméstico: ler textos em pdf, pesquisa na net, ver vídeos, ouvir músicas e pouco mais.

Características do portátil: Acer Aspire 3614 LMi, Intel Celeron M 1.6 Ghz, 2 Gb de Ram, 802.11 b/g Wireless Lan

Aguardo respostas e sugestões, obrigado  ::)


Como você é novato nas linhas do linux também, oriento a clicar aqui.  :D
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Problemas Wireless Ubuntu 12.10
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2012, 14:03 »
Para o fórum te ajudar, digite no terminal lspci e cole o resultado aqui..

Para copiar do terminal: Ctrl + Shift + C

Wize

  • Visitante
Re: Problemas Wireless Ubuntu 12.10
« Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2012, 09:47 »
usando o comando "lspci"
Citar
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile 915GM/PM/GMS/910GML Express Processor to DRAM Controller (rev 03)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 915GM/GMS/910GML Express Graphics Controller (rev 03)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 915GM/GMS/910GML Express Graphics Controller (rev 03)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #1 (rev 03)
00:1d.1 USB controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #2 (rev 03)
00:1d.2 USB controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #3 (rev 03)
00:1d.3 USB controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #4 (rev 03)
00:1d.7 USB controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB2 EHCI Controller (rev 03)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev d3)
00:1e.2 Multimedia audio controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) AC'97 Audio Controller (rev 03)
00:1e.3 Modem: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) AC'97 Modem Controller (rev 03)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801FBM (ICH6M) LPC Interface Bridge (rev 03)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) IDE Controller (rev 03)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) SMBus Controller (rev 03)
06:05.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR2413/AR2414 Wireless Network Adapter [AR5005G(S) 802.11bg] (rev 01)
06:07.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)
06:09.0 CardBus bridge: ENE Technology Inc CB1410 Cardbus Controller (rev 01)
pf@pf-Aspire-3610:~$

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Problemas Wireless Ubuntu 12.10
« Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2012, 11:43 »
Embora o usuário tenha postado na seção correta, vou mover para Internet, redes e segurança a fim de solução mais rápida.
Usuário Linux- 449417

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Problemas Wireless Ubuntu 12.10
« Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2012, 12:58 »

Wize

  • Visitante
Re: Problemas Wireless Ubuntu 12.10
« Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2012, 12:28 »
Citar
...vou mover para Internet, redes e segurança a fim de solução mais rápida
Obrigado

Citar
Ubuntu com Placa Wireless Atheros
O artigo mostra a configuração para versões mais antigas. Dá ideia que o utilizador não tinha Internet, mas eu tenho.
Citar
Solução de Problemas com Wireless no Ubuntu
O artigo está bom, mas para mim como novato nestas coisas só percebi metade...

Ao que parece há mais utilizadores com esse problema:http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,101632.0.html

Se não conseguir visualizar a net dos vizinhos, não há crise. Desde que apanhe a minha é o que importa  ;)
O grande problema são as inúmeras falhas de rede >:( De vez em quando pede a password, à vezes liga, outras vezes não. O mais engraçado é quando perde a ligação e pede a password, eu cancelo ou fecho a janela, e passado algum tempo a ligação restabelece! ???

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas Wireless Ubuntu 12.10
« Resposta #7 Online: 28 de Novembro de 2012, 15:21 »
Citar
O artigo está bom, mas para mim como novato nestas coisas só percebi metade...
Tente ler 2x, percebendo metade vc consegue entender 1 inteiro... ;D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Wize

  • Visitante
Re: Problemas Wireless Ubuntu 12.10
« Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2012, 16:22 »
Pelo que li: Solução de Problemas com Wireless no Ubuntu acho que é capaz de haver um conflito entre a minha placa Wireless e os drivers padrão que o Ubuntu fornece ???

Fazer as coisas pelo terminal, para mim, é um bocado complicado... Mas fui ao Centro de software Ubuntu e pesquisei por "Wireless" e vi o programa que usaram no artigo Solução de Problemas com Wireless no Ubuntu:
Controladores do Windows para Dispositivos Sem Fios (ndisgtk)
Ferramenta de instalação do controlador Ndiswrapper

O que é que acham deste programa? Ainda não o instalei porque estou com um bocado de receio de estragar a configuração...
« Última modificação: 28 de Novembro de 2012, 16:34 por Wize »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas Wireless Ubuntu 12.10
« Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2012, 23:44 »
O ndisgtk é uma interface gráfica para o ndiswrapper. Este, por sua vez é um sistema que permite que se use o driver do windows xp para uma placa de rede. É usado quando você tem uma placa que não tem driver nativo, ou cujo driver nativo é muito ruim.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Wize

  • Visitante
Re: Problemas Wireless Ubuntu 12.10
« Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2012, 17:16 »
Citar
É usado quando você tem uma placa que não tem driver nativo, ou cujo driver nativo é muito ruim
O Ubuntu está  reconhecer o meu router, portanto o drive do Ubuntu até que não é mau.

Este programa é utilizado quando o computador não liga por wireless, certo?

Talvez, se arranjar uma pen wireless para aumentar o sinal... O computador é de 2006. Possivelmente ainda não construíam placas de rede melhores...
« Última modificação: 29 de Novembro de 2012, 17:20 por Wize »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas Wireless Ubuntu 12.10
« Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2012, 20:26 »
Citar
Este programa é utilizado quando o computador não liga por wireless, certo?
Nem sempre. Há pelo menos um caso em que se usa pra melhorar o sinal (chipset RTL8187B).

Aliás, tenho visto alguns casos de sucesso com o driver ndiswrapper e adaptadores Atheros, nem tanto com o seu, que ao que parece usa o driver ath5k, mas sim com os mais novos, que usam o driver ath9k.

Acho que vale o teste, sabia? Antes de gastar dinheiro com um adaptador USB.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Wize

  • Visitante
Re: Problemas Wireless Ubuntu 12.10
« Resposta #12 Online: 01 de Dezembro de 2012, 17:11 »
Citar
Acho que vale o teste, sabia? Antes de gastar dinheiro com um adaptador USB.

Como é que eu faço o teste? ::)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas Wireless Ubuntu 12.10
« Resposta #13 Online: 01 de Dezembro de 2012, 20:41 »
Intalando o pacote ndisgtk, com suas dependências, e ativando o driver windows pra sua placa de rede. Se melhorar o desempenho, vc não precisa trocar o adaptador.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Wize

  • Visitante
Re: Problemas Wireless Ubuntu 12.10
« Resposta #14 Online: 05 de Dezembro de 2012, 20:49 »
Instalei mas não percebo nada. Há um botão para "Instalar novo controlador" mas não sei trabalhar...