Autor Tópico: [resolvido] como regenerar hd?  (Lida 2198 vezes)

Offline carirygondim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
    • Ver perfil
[resolvido] como regenerar hd?
« Online: 24 de Novembro de 2012, 01:59 »
Boa madrugada a todos.

Tenho um pc com dois hd.
Em um deles instalei o Ubuntu 12.04. No outro tentei instalar outra distribuição linux e não deu certo.
Antes de tentar uma nova instalação quero tentar verificar e regenerar o segundo hd -- tem erro com a instalação do ubuntu nesse hd e tem erro com a instalação do mint nesse hd. Há um programa para isso no windows, há algum equivalente em linux?
(Enquanto isso vou baixar outra iso da mint, checar o md5, e gravar em um bom queimador -- o brasero dá muito problema, posso usar o xfburn...)

Desde já agradeço.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2012, 12:01 por carirygondim »

Offline carirygondim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
    • Ver perfil
Re: como regenerar hd?
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2012, 02:12 »
Agora piorou. Ia fazer um memtest a partir do grub, mas o grub desapareceu. Posso reiniciar o pc e entrar naturalmente e utilizar o ubuntu 12.04 instalado, mas não acesso o grub.
Como recuperar o grub?

Offline carirygondim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
    • Ver perfil
Re: como regenerar hd?
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2012, 02:27 »
tentei esta resposta sobre recuperar o grub: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-recuperar-o-GRUB-em-3-comandos-Esse-funciona/

não deu certo e piorou a situação: ao reiniciar apareceu uma tela com um prompt onde está escrito: grub rescue

e não tenho a menor noção de como agir, então reinstalei o ubuntu 12.04, o único sistema operacional que tenho neste pc

falta fazer o memtest e buscar um progama de tipo "regenerator"
« Última modificação: 24 de Novembro de 2012, 05:36 por carirygondim »

Offline carirygondim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
    • Ver perfil
Re: como regenerar hd?
« Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2012, 12:01 »
Para verificar o hd usei o Hiren's Boot CD. Há uma série de ferramentas, algumas delas verificam problemas no hd. Não sei se ainda é possível conseguir tal Hirens.
Obrigado.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: [resolvido] como regenerar hd?
« Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2012, 12:21 »
Ola

Realmente não entendi nadinha de nada...

Se seu Ubuntu esta funcionando, porque não utiliza as ferramentas do sistema para verificar o seu HD?

tem o fdisk, o blckid, etc. para isto.

O memtest é para testes de pentes de memória, assim não sei o que realmente deseja.

Quanto a GRUB "sumir", possivelmente voce nem tentou entrar no menu do grub para saber se ele realmente "sumiu", já que não postou o que fez nem disse quais mensagens de erro surgiram, exceto o >grubrescue, que indica a existência do grub para uma manutenção.

E este "grub rescue" só aparece se fez algo bem errado com seu sistema, como remover o Kernel, e que não tem nada a ver com HD's e teste de memória.

Assim, em resumo, não entendi nadinha de nada...

[]'s

Offline carirygondim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
    • Ver perfil
Re: [resolvido] como regenerar hd?
« Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2012, 13:18 »
Ola

Realmente não entendi nadinha de nada...

Se seu Ubuntu esta funcionando, porque não utiliza as ferramentas do sistema para verificar o seu HD?

tem o fdisk, o blckid, etc. para isto.

O memtest é para testes de pentes de memória, assim não sei o que realmente deseja.

Quanto a GRUB "sumir", possivelmente voce nem tentou entrar no menu do grub para saber se ele realmente "sumiu", já que não postou o que fez nem disse quais mensagens de erro surgiram, exceto o >grubrescue, que indica a existência do grub para uma manutenção.

E este "grub rescue" só aparece se fez algo bem errado com seu sistema, como remover o Kernel, e que não tem nada a ver com HD's e teste de memória.

Assim, em resumo, não entendi nadinha de nada...

[]'s

Obrigado pelo retorno.
O que fiz para o grub sumir eu já não sei mais descrever. Simplesmente reinstalei o ubuntu 12.04 a partir do cd. Não existe mais o problema.
Quanto as ferramentas eu não sabia delas, vou tentar utilizá-las. Mas já fiz um teste do hd e não foi detectado nenhum problema.
Fica então as dicas sobre as ferramentas para verificar o hd. Problema resolvido.
Desculpem pelo post confuso.
Obrigado pela atenção.