Autor Tópico: como rodar neogeo pelo mame no ubuntu 12.04(RESOLVIDO)  (Lida 7091 vezes)

Offline yzeljunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
    • Ver perfil
como rodar neogeo pelo mame no ubuntu 12.04(RESOLVIDO)
« Online: 16 de Novembro de 2012, 20:42 »
ai galera,esses dias tava procurando um emulador pra joga metal slug no ubuntu e instalei o mame pelo synaptic.eu tentei outros mas o unico que eu realmente comsegui fazer funciona foi ele.soh que quando tento abrir as roms de neogeo elas nao abrem.

apareçe escrito: the select game is missing one or more required ROM or CHD images.please select a different game.

nao entendo o que pode estar faltando. :'(
Citar
nao quero rodar um emulador pelo wine
Citar
roms que nao sao de neogeo rodam



« Última modificação: 19 de Novembro de 2012, 12:19 por yzeljunior »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: como rodar neogeo pelo mame no ubuntu 12.04
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2012, 19:12 »
Cara, o MAME só roda jogos dumpados e organizados para MAME (cada jogo do MAME vem com um nome certinho, arquivos e outras coisas, é diferente dessas rom's de Neo Geo). Não adianta vc pegar qualquer rom na internet e tentar fazer o MAME rodar, tem que pegar rom's específicos para MAME.

Dá uma olhada aqui: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits

Tem umas informações importantes à respeito do MAME nesse link, inclusive de como faz para o Mame saber em que local está as suas roms.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline yzeljunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
    • Ver perfil
Re: como rodar neogeo pelo mame no ubuntu 12.04
« Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2012, 19:26 »
blz mas eu nao peguei,especificamente as roms de neo geo,eu peguei as roms do metal slug(que tem pra neogeo) pra mame,soh que essas roms(de mame) nao rodaram,e as outras que eu peguei q nao tinham pra neogeo rodo(tipo arkanoid). vo tenta esse otro link ai e se de certo eu falo vlw

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: como rodar neogeo pelo mame no ubuntu 12.04
« Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2012, 19:33 »
Não está faltando as rom's de bios para vc não? O Mame depende de várias delas para rodar, o do neogeo é o neogeo.zip. Eu aqui tenho uma pasta com 80 bios diferentes para conseguir rodar todos os jogos possíveis.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline yzeljunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
    • Ver perfil
Re: como rodar neogeo pelo mame no ubuntu 12.04
« Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2012, 21:22 »
Não está faltando as rom's de bios para vc não? O Mame depende de várias delas para rodar, o do neogeo é o neogeo.zip. Eu aqui tenho uma pasta com 80 bios diferentes para conseguir rodar todos os jogos possíveis.

nao sei,vo ver se tem uma pasta pra colocar a BIOS  mas nao acho que seja isso,pois nao tem logica vir com bios faltando,ja que o mame roda multiplas plataformas.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: como rodar neogeo pelo mame no ubuntu 12.04
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2012, 21:57 »
Não está faltando as rom's de bios para vc não? O Mame depende de várias delas para rodar, o do neogeo é o neogeo.zip. Eu aqui tenho uma pasta com 80 bios diferentes para conseguir rodar todos os jogos possíveis.

nao sei,vo ver se tem uma pasta pra colocar a BIOS  mas nao acho que seja isso,pois nao tem logica vir com bios faltando,ja que o mame roda multiplas plataformas.

Tem lógica sim. O MAME, assim como outros emuladores, simulam somente o essencial do hardware, como processadores, chips de áudio e vídeo e etc. A BIOS, dependendo do emulador, está embutida no próprio emulador (quando os desenvolvedores conseguem fazer engenharia reversa, mas isso é muito difícil, e nesse caso o emulador também emula a Bios) ou está disponível como rom's, assim como qualquer jogo. Porque no final, a Bios nada mais é do que um programa, assim como jogos também são.

Quer um exemplo? O Kega Fusion emula as BIOS do 32X, não tendo necessidade de indicar as Bios para o emulador, mas em contrapartida as Bios do Sega CD são necessárias para rodar os jogos do Sega CD (e o Kega Fusion não vem com essas Bios). E a Bios do próprio Mega Drive é implementada em todos emuladores de Mega Drive (como no Gens-GS), pois o hardware do Mega é bem conhecido e houve bastante trabalho de engenharia reversa.

No Mame é a mesma coisa, alguns jogos não precisam de BIOS pq os desenvolvedores conseguiram fazer engenharia reversa em cima da Bios, mas em muitos casos os jogos precisam de Bios. O MAME não pode vir com essas BIOS (as que vêm em rom's) porque é contra a lei distribuir livremente o conteúdo de jogos e Bios por aí, pois há a questão de direitos autorais (aliás, vc só pode manter um jogo ou bios em seu computador como uma cópia de segurança de sua coletânea pessoal).

A localização das Bios pode ser o mesmo local das rom's (eu uso pastas separadas).
« Última modificação: 17 de Novembro de 2012, 22:03 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline yzeljunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
    • Ver perfil
Re: como rodar neogeo pelo mame no ubuntu 12.04
« Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2012, 11:02 »
funcionou,colocando a bios do neogeo na pasta das roms ;D, porem o som fica meio zuado e fica muito legado pra mim, dai tenho que joga em janela,mas vlw ai.o kega fusion eu ja tinha colocado  a bios pro sega cd,pois nas configuraçoes tinha o diretorio pra coloca-las mas no mame nao,dai eu fiquei parado lah,mas vlw pela ajuda.

Offline yzeljunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
    • Ver perfil
Re: como rodar neogeo pelo mame no ubuntu 12.04
« Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2012, 11:04 »
funcionou,colocando a bios do neogeo na pasta das roms ;D, porem o som fica meio zuado e fica muito legado pra mim, dai tenho que joga em janela,mas vlw ai.o kega fusion eu ja tinha colocado  a bios pro sega cd,pois nas configuraçoes tinha o diretorio pra coloca-las mas no mame nao,dai eu fiquei parado lah,mas vlw pela ajuda.

KK aonde eu coloco pra edita o nome do topico e coloca resolvido?( nunca usei forum na vida  ;D)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Como rodar neogeo pelo mame no ubuntu 12.04 (Resolvido)
« Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2012, 11:56 »
funcionou,colocando a bios do neogeo na pasta das roms ;D, porem o som fica meio zuado e fica muito legado pra mim, dai tenho que joga em janela,mas vlw ai.o kega fusion eu ja tinha colocado  a bios pro sega cd,pois nas configuraçoes tinha o diretorio pra coloca-las mas no mame nao,dai eu fiquei parado lah,mas vlw pela ajuda.

KK aonde eu coloco pra edita o nome do topico e coloca resolvido?( nunca usei forum na vida  ;D)

Vá no seu primeiro post, clique em Editar, e edite o nome do título do tópico, do jeito que eu fiz agora.

Quando vc diz "legado" na verdade vc está querendo dizer que está dando lag, ficando lento? Dependendo da configuração do seu computador, emuladores só podem ser jogados em janelas, e janelas pequenas ainda por cima, como vc deve ter notado aí.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline yzeljunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
    • Ver perfil
Re: como rodar neogeo pelo mame no ubuntu 12.04
« Resposta #9 Online: 19 de Novembro de 2012, 12:19 »
vlw,e sim dava lag,aí tenho que jogar em janela,mas n me inporto,o importante é jogar.