Limitar opções de usuário no Lubuntu

Iniciado por RicardoScar, 14 de Novembro de 2012, 08:26

tópico anterior - próximo tópico

RicardoScar

Olá, tenho duas dúvidas

Tem como eu criar no Lubuntu um usuário que não consiga mudar o papel de parede, ou fazer com que o sistema peça a senha pra muda-lo? Instalei Lubuntu em uns PCs de uso coletivo aqui e o pessoal ta zuando o papel de parede.. rs
Também não sei se tem como fazer ele iniciar uma sessão automaticamente sem entrar na tela que pede pra selecionar o usuário pra logar, tem como?

Obrigado

Renan Borges

Cara tbem nao sei como gerenciar melhor estas politicas de acesso mas sabe o que da para vc fazer, quanto aos papeis de parede entre no perfil do usuario que queira bloquear e mude as permissoes das imagens. o problema é que mesmo assim poderam mudar se baixar novos da internet ou pen drive.

Se quiser tentar;

Entre no perfil do usuario
$ cd /home/perfil_usuario

Ache a pasta onde estao os papeis de parede ma maioria das vezes pasta "imagens";
$ ls -l

Restrinja o acesso a esta pasta mudando de dono; ( apossando da pasta para root ou outro usuario)
sudo chown root.root imagens

Para dar certo depois da mudança as permissoes tem que estarem em modo 770.
sudo chmod 770 imagens

Esse seria o modo mais tosco de se fazer isso, mas vamos ver se alguem posta uma solução melhor abç
Profissional de TI , Formado em Banco de Dados, 5 anos de experiencia em suporte Tecnico Windows e Linux.

Para mim, passar o conhecimento que possuo e uma grande satisfação !!!

sigur

Se usa o Lubuntu, em Sistema> Configurações de Usuários, tem algumas opções avançadas. Veja se ajuda.

Também já li que pode tentar bloquear o acesso à alguma pasta oculta do usuário, bloquear escrita nela, etc...

RicardoScar

valeu moçada..

Eu dei uma fuçada nessas configurações avançadas logo que instalei e só consegui fazer o sistema logar sem pedir senha, ainda aparece a tela de login.

Quanto aos papéis de parede, ta tranquilo agora, já deve ter perdido a graça mudar ele uahau

Obrigado.

jefersoncerutti

Estou efetuando a instalação do Lubuntu15 em 60 estações de trabalho em um Domínio Windows.
Bloquear o papel de parede para pedir autenticação não consegui ainda. O que consegui foi alterar as permissões do arquivo para somente leitura  assim o usuário até consegue alterar o papel de parede, porém quando voltar a entrar no sistema o papel de parede volta a ser definido.
Segue os comandos.
$sudo su
#chmod 550 -R ~/.config/pcmanfm/lubuntu/
Nota que quando utilizamos o skel podemos alterar o arquivo /etc/skel/.profile e adicionar a linha acima no final do mesmo assim quando adicionar todo usuário o mesmo fica impedido de modificar o arquivo.

Nota estou utilizando o Lubuntu 15.04 Vivid Vervet released com o window LXDE vale ressaltar que o usuário até consegue alterar o papel de parede, porém depois de desconectar o entrar novamente o papel de parede volta a ser o que era.

Na empresa que está sendo implantado o linux como estação de trabalho os mesmos já utilizam o libreoffice assim não está havendo impactos, não aconselho efetuar a migração de sistema operacional mais conjunto Microsoft Office para um Linux com o LibreOffice, para efetuar esse procedimento o primeiro passo é mudar o MS Office para o Libre Office e só assim depois que os usuários pararem de reclamar e dizerem que o libre office "não funciona", por não saber onde está a função correspondente ou simplesmente não lêem o que está na tela, só assim efetuamos a migração de sistema operacional.

Os usuários que estão utilizando o LUbuntu até o momento não encontraram dificuldades e sim elogiaram rapidez e segurança.

A interabilidade entre o sistema Microsoft e Linux está fantastica, para interabilidade foi utilizado o C.i.d.
Segue link onde podemos efetuar o download do Lubuntu e C.I.D.:
http://lubuntu.net/
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Ubuntu-1404-no-AD-com-CiD