Erro ao Compilar

Iniciado por smaug, 04 de Setembro de 2006, 19:59

tópico anterior - próximo tópico

smaug

Olá...

estou iniciando no Linux agora e estou vendo vários tópicos para instalação e utilização de aplicativos no linux, só que estou tendo problemas na hora de dar os comandos

$ ./configure
$ make
# make install

Sempre o tutorial explica que é para aplicar esse comando para fazer a instalação eu execute ele só que me aparece essa mensagem de erro:

"configure:2050: error: C compiler cannot create executables"

Gostaria de saber o que faltaria isntalar ou habilitar para que eu possa instalar sem problemas. Obrigado!

Darcamo

Citar"configure:2050: error: C compiler cannot create executables"

Isso é a conseqüência. Qual a causa disso? Deve ter algum erro quando vc executou o ./configure que deve lhe indicar o problema (esse é o papel do ./configure, verificar se vc tem o necessário para compilar o programa e criar o "make file" que será usado com o comando make). Provavelmtente é alguma biblioteca que o programa usa e que não está instalada (a versão de desenvolvimento da biblioteca). Quer dizer, assumindo que você instalou pelo menos o pacote build-essential.

Caso exista um .deb do que você quer instalar é mais fácil você instalar por ele do que compilar e ainda evita ter que instalar a versão de desenvolvimento das bibliotecas que o programa utiliza.
Caso não exista, coloca a saída do ./configure aqui.

hila

E aí, tudo bem?
Além do GCC experimenta instalar o g++ que eu acho vai funcionar blz.
Boa sorte!

Lamego

smaug,
O Ubuntu não vem com o compilador de C (GCC) necessário para compilar a maior parte dos programas.
Para instalar o GCC e outras ferramentas de desenvolvimento essenciais no terminal digita:
sudo apt-get install build-essential
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

smaug

Lamego,

com esse comando já deu certo, eu já havia instalado o Make e o Gcc, mas faltavam alguns outros como o G++, lib6-deb entre outros.

Valeu pela força todos vcs, espero estar aprendendo o linux para depois poder ajudar nas dúvidas de outros usuarios iniciantes.

Lamego

Qual é a aplicação que você está tentando instalar ? Procurou no synaptic primeiro ?
João Luís Marques Pinto

smaug

Estou tentando colocar o Winex para funcionar....

já achei um tópico aqui bem interessante, só faltava habilitar essas ferramentas de compilagem

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=5077.0

não encotrei ele no synaptic, acho que não deve estar la né...alias, no synaptic tem aquele numero limitados de sistemas ou tem como aumetar aquela lista?

Lamego

João Luís Marques Pinto

smaug

Muito Obrigado mais uma vez Lamego não havia feito isso ...

muito interessante mesmo...valeu!