Autor Tópico: Controle Activex no IE6 rodando pelo wine no ubuntu 12.04LTS  (Lida 21932 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Controle Activex no IE6 rodando pelo wine no ubuntu 12.04LTS
« Online: 03 de Novembro de 2012, 13:18 »
Considero o Internet Explorer um produto de baixíssima qualidade. Mesmo na época em que foi lançado integrado ao Windows 98 eu preferia o Netscape...
No entanto, infelizmente, existem alguns sites que preciso acessar que foram desenvolvidos para serem usados com esse programinha e como tento fazer isso sem usar uma instalação do Windows XP (tenho o DVD de recuperação original, mas me recuso a ceder...), tenho tentado resolver isso pelo wine.

Pesquisando, achei um tutorial que explica bem a configuração do wine e o que instalar pelo winetricks. http://olalinux.blogspot.com.br/2012/05/wine-ubuntu-12-e-debianlmde.html . Embora o título desse tutorial indique o processo para x86 e amd64, testei nos dois e verifiquei que funciona mesmo apenas no x86.

Segui os passos do tutorial, adicionando o ppa do wine, instalado os pacotes necessários e configurando a instalação com o winecfg e winetricks. Consegui instalar o IE6, fazendo com que o mesmo esteja funcional para acessar o site que preciso.

No entanto, estou esbarrando no controle activex. Esse site, do governo, desenvolveu um módulo de segurança que necessita do controle activex para ser instalado e quando tento instalar, aparece uma mensagem de erro, que indica que as configurações do navegador não permitem a execução do controle activex.

Logicamente, habilitei as opções de activex no navegador e cheguei ao ponto de reduzir o nível de segurança ao mínimo, mas a mensagem de erro persiste.

No serviço, onde usam uma versão modificada do ubuntu 6.06, o IE6 roda (muito lento), mas o módulo foi instalado pelo activex.

Alguém já passou por uma dificuldade parecida?
« Última modificação: 04 de Novembro de 2012, 22:54 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline rony2605

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Controle Activex no IE6 rodando pelo wine no ubuntu 12.04LTS
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2012, 21:14 »
Sobe uma vm, bem mais simples  8)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Controle Activex no IE6 rodando pelo wine no ubuntu 12.04LTS
« Resposta #2 Online: 04 de Novembro de 2012, 21:48 »
Rodar uma máquina virtual é realmente uma opção mais simples do que tentar pelo wine ou mesmo fazer um dual boot. No entanto, a proposta é fazer algo que não precise do CD de instalação do Windows. Sei que é uma questão de detalhe, pois já vi o IE6 rodar no wine com esse módulo de segurança instalado.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Controle Activex no IE6 rodando pelo wine no ubuntu 12.04LTS
« Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2012, 22:53 »
Resolvido.

A solução foi o script IEs4linux.

Trata-se de um script antigo, desenvolvido na época do edgy (ubuntu 6.06). Na página http://www.tatanka.com.br/ies4linux/page/Installation:Ubuntu existe uma instrução para instalação, mas ela simplesmente não funciona, devido ao fato de ter sido planejada para uma versão muito antiga do wine.

O que fazer então?
1) Baixe o pacote do script pelo link http://www.tatanka.com.br/ies4linux/downloads/ies4linux-latest.tar.gz
2) Descompacte-o. Pode fazer isso pelo modo gráfico mesmo, via gerenciador de pacotes, extraindo os arquivos para uma pasta qualquer;
3) Dentro da pasta ies4linux-2.99.0.1 criada, clique com o botão direito sobre o arquivo ies4linux e nas propriedades, marque a opção de executar como programa. Depois disso, clique duas vezes no mesmo e siga as instruções. Particularmente, achei mais limpo criar um arquivo vazio, como o nome instalar, com o seguinte conteúdo:
Citar
#!/usr/bin/env bash
./ies4linux --no-gui --no-flash
Depois, ao marcar a opção de executar como programa o script automatiza o processo, sem perguntar nada.
4) Antes de executar o instalar ou o ies4linux original, é preciso criar um link simbólico entre os arquivos /usr/bin/winecfg (que existe no sistema) e /usr/bin/wineprefixcreate (que será criado)
Citar
sudo ln -sv /usr/bin/winecfg /usr/bin/wineprefixcreate
5) Com isso, o script consegue instalar o ies4linux no wine moderno.
6) Ao se completar a instalação, serão criados:
a) uma pasta oculta .ies4linux, dentro da pasta de usuário;
b) um atalho no desktop como arquivo de texto;
c) um arquivo de texto com o nome internetexplorer6.0.desktop no interior da pasta oculta criada.
7) Basta clicar com o botão direito sobre os dois arquivos de texto criado e marcar a opção de executar como arquivo, para que o mesmo incorpore o ícone do "e" dentro de uma taça de martini.

Esse IE6 para Linux já incorpora o Activex e funcionou para o que eu precisava. A única ponderação é que quando está em execução, fica tudo mais lento (muito mais do que quando o IE6 instalado pelo winetricks roda).
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS