Autor Tópico: Upgrade do Windows 8 com Ubuntu  (Lida 6403 vezes)

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Upgrade do Windows 8 com Ubuntu
« Online: 02 de Novembro de 2012, 16:42 »
Como alguns devem saber, a Microsoft ofereceu, para quem tem cópia legal do Windows (7, Vista ou XP), um upgrade para Windows 8 por R$69,00. Como eu já disse várias vezes aqui no fórum, eu tenho dual boot.

Alguém aí já fez esse upgrade para o Win 8? Sabe me dizer se é possível fazer este upgrade sem ter que re-instalar o Ubuntu? (Pergunto porque todas as vezes em que tive que reinstalar o Windows, perdi o Ubuntu.)

Um abraço e obrigado.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Upgrade do Windows 8 com Ubuntu
« Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2012, 18:12 »
Colega, se der algum problema, é só recuperar o grub.Procure aqui no Fórum pelo tópico Mil e uma maneiras de recuperar o grub.Isso é o erro mais comum, mas também pode dar problema na MBR, aí tem de consertar pelo Windows(Google é seu amigo).
Abs.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2012, 18:22 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Upgrade do Windows 8 com Ubuntu
« Resposta #2 Online: 02 de Novembro de 2012, 18:33 »
Valeu, Ioca100!

Vou começar testando com meu netbook (que uso menos) para ver como funciona.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Upgrade do Windows 8 com Ubuntu
« Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2012, 19:21 »
mano,falando com uns colegas meus agora  a pouco,não tiveram problemas com as partições,é só recuperar o grub depois.boa sorte.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Upgrade do Windows 8 com Ubuntu
« Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2012, 22:51 »
Acabei de fazer o upgrade do Windows 7 Home Premium para o Windows 8 Pro (da promoção de R$69,00) no meu netbook Asus 1201T. Ele fez a atualização e manteve o Grub sem alterações. Não precisei nem recuperar o Grub. Ele continou oferecendo as opções que já havia antes: para Lubuntu, Ubuntu e Windows 8 (que continua aparecendo, no Grub, como Windows 7).

Não sei se foi por isto mas, quando o assistente de instalação perguntou, eu optei por instalá-lo mantendo arquivos pessoais (mas optei por não manter as configurações originais do Win 7).

Vou começar a usá-lo e, se houver mais alguma novidade, eu posto por aqui.

Um abraço e agradeço a quem respondeu.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

clodoaldops

  • Visitante
Re: Upgrade do Windows 8 com Ubuntu
« Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2012, 17:09 »
-se por acaso precisar reinstalar o windows como que fica?
-volta p/ o W7 ou vc gerou uma ISO do W8?
 

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Upgrade do Windows 8 com Ubuntu
« Resposta #6 Online: 03 de Novembro de 2012, 21:47 »
clodoaldops, não sei como fica se quiser reinstalar o Windows 7. No meu caso, eu tenho o CD que comprei e, na pior das hipóteses, eu o reinstalaria e justamente por isso tomei a precaução de testar no netbook onde não tenho quase nada importante.

Quanto ao upgrade foi muito fácil.

Baixei o programa Assistente de Atualização, do site da Microsoft aqui:
http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-8/upgrade-to-windows-8

Rodei o programa e ele fez uma verificação completa do meu computador avaliando o que poderia reaproveitar e o que era incompatível. No caso do netbook, ele deu apenas 5 incompatibilidades, nenhuma que me trouxesse qualquer problema.

Cliquei para avançar e o processo começou. Fiz o pagamento do upgrade (pode ser por cartão de crédito ou por PayPal) e, assim que o pagamento foi validado, começou o download.

Quando o download terminou, ele me fez algumas perguntas. Uma das que me lembro (não tenho certeza se foi antes ou depois do download) era se: (1) eu queria fazer uma instalação completa, ou (2) se eu queria manter as configurações existentes no Windows e meus arquivos e (3) se eu queria manter apenas meus arquivos. Fiz a opção pela (3).

A instalação começou, levou algum tempo (não muito) e ele deu uns 2 ou 3 boots. Sempre com o Grub ativo.

No final, estava tudo instalado. As pastas e arquivos do Windows 7 ficaram em uma pasta chamada "Windows.old".

Como não mantive as configurações existentes no Windows, tive que reinstalar todos os programas que uso (inclusive o anti-vírus).

Não reparei se ele gravou algum arquivo temporário com o upgrade baixado. (E só depois é que fui me ligar que, caso haja algum problema, não sei como é que faço para reinstalar o Win 8 -- por via das dúvidas, anotei a chave da minha cópia.)
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

clodoaldops

  • Visitante
Re: Upgrade do Windows 8 com Ubuntu
« Resposta #7 Online: 04 de Novembro de 2012, 11:59 »
Ok, RamonB!
Obrigado pelos esclarecimentos!
Mas por ora manterei meu W7HB original que a patroa usa.
Se eu mudar, "terei uma guerra"!
rsrsrsrsrsrs...

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Upgrade do Windows 8 com Ubuntu
« Resposta #8 Online: 04 de Novembro de 2012, 15:49 »
Ok, RamonB!
Obrigado pelos esclarecimentos!
Mas por ora manterei meu W7HB original que a patroa usa.
Se eu mudar, "terei uma guerra"!
rsrsrsrsrsrs...

mano,talvez se posssa criar um cd de recuperação,tipo no win7,mas pra reinstalar só com o cd da versão comprada,segundo um colega meu.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Upgrade do Windows 8 com Ubuntu
« Resposta #9 Online: 05 de Novembro de 2012, 19:04 »
mano,talvez se posssa criar um cd de recuperação,tipo no win7,mas pra reinstalar só com o cd da versão comprada,segundo um colega meu.

bmota,

Eu acho que tem outra solução. No email que recebi da Microsoft confirmando o pagamento, tem 2 opções:
(1) por mais R$32,00 (com R$12,15 de frete), eu posso pedir um "DVD de backup pessoal".
(2) no email, tem a seguinte observação: "Se precisar baixar o Windows, anote sua nova chave do produto (Product Key) e insira-a aqui". Portanto, acho que dá para recuperar se eu precisar.

Mas atenção para um problema que deu: não estou conseguindo carregar a partição do Windows no Ubuntu. Quando tento carregá-la, vem uma mensagem que o Windows está hibernando e a operação não é permitida. Fui pesquisar e me parece que o novo Windows, para dar um boot rápido (e é rápido mesmo!), faz um tal de "fast startup" que, na verdade, é uma hibernação. Ou seja, como a partição dele não é fechada mas só hiberna, ela não pode ser alterada e, portanto, não é permitida sua abertura no Ubuntu.

Estou pesquisando para ver qual a solução (me parece que tem um jeito de desativar este fast startup) e assim que eu descobrir informo aqui. Mas fiz questão de avisar logo porque se alguém ver este post e resolver fazer o upgradem, está avisado.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Upgrade do Windows 8 com Ubuntu
« Resposta #10 Online: 05 de Novembro de 2012, 19:16 »
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Upgrade do Windows 8 com Ubuntu
« Resposta #11 Online: 05 de Novembro de 2012, 19:35 »
Valeu, bmota, mas eu já estava aplicando a solução.

Para quem quiser resolver este problema, pode usar a solução indicada por bmota ou a que eu usei.

Eu segui a dica deste link (também em inglês):
http://www.eightforums.com/tutorials/6320-fast-startup-turn-off-windows-8-a.html

Desmarquei a opção "Ligar inicialização rápida (recomendado)" e tudo ficou OK. Só que, é claro, o boot do Windows 8 ficou bem mais demorado (ou seja, voltou ao normal... *rs*).

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Upgrade do Windows 8 com Ubuntu
« Resposta #12 Online: 05 de Novembro de 2012, 21:45 »
Estamos postando soluções do windows em um fórum do Ubuntu, é isso? Sei lá gente, to incomodado com esse tópico desde o início, desculpem a sinceridade.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

clodoaldops

  • Visitante
Re: Upgrade do Windows 8 com Ubuntu
« Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2012, 17:01 »
-eu sugiro que crie uma partição de dados em NTFS que pode ser acessado pelo W8 e pelo Ubuntu
-assim vc evita "entrar no windows" e de "danifica-lo"  ;)

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Upgrade do Windows 8 com Ubuntu
« Resposta #14 Online: 06 de Novembro de 2012, 23:06 »
O tópico esta tratando prioritariamente sobre instalação do windows, e aqui é forum para suporte ao Ubuntu.
Trancado.