Autor Tópico: Modem 3G no Ubuntu 12.10  (Lida 20328 vezes)

Offline esales

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #15 Online: 16 de Novembro de 2012, 22:04 »
Pessoal ! No meu caso, uso Xubuntu com modem Claro ZTE 3G. Tive o mesmo problema. Depois de vários dias pesquisando, encontrei a resposta que funcionou perfeitamente para mim: Baixei e instalei o pacote da versão anterior do "ModemManager". Quando descompacta para instalar usando o  dpkg, o sistema avisa que está regredindo a versão, mas aceita. Depois que conectar na internet, o sistema avisará que tem atualização disponível do modemmanager - não instale a atualização pois tem algum bug.  Segue abaixo o link do modemmanager

Para achar o link de download dos pacotes pesquise no google: modemmanager_0.5.2.0-0ubuntu2_amd64 ou modemmanager_0.5.2.0-0ubuntu2_i386

Att,
Elvis

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #16 Online: 18 de Novembro de 2012, 12:02 »
Não que eu ache certo regredir a versão do pacote, mas tem uma forma mais fácil, usando o próprio gerenciador:

sudo apt-get install modem-manager=0.5.2.0-0ubuntu2

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline fjrfilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #17 Online: 28 de Novembro de 2012, 09:26 »
Amigo se vc não conseguir voltar o programa anterior (sudo apt-get install modem-manager=0.5.2.0-0ubuntu2) do modem manager, e se vc tiver o windows em dual boot , tente fazer o seguinte até acertarem o problema;
Entra no windows e coloca o 3g para entrar na internet, depois reinicia a sua máquina no ubuntu que acho que ele vai passar a enxergar o 3g. Falo isso porque fiz isso uma 3 vezes com o Linux MINT 14(derivado do ubuntu 12.10)  e por incrível que pareça ele funcionou. Quem sabe não é uma alternativa até tudo ficar tudo bem.

Xicão
« Última modificação: 28 de Novembro de 2012, 09:29 por fjrfilho »

Offline diogogt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #18 Online: 30 de Novembro de 2012, 10:55 »
Olá.

Creio que consegui configurar o meu modem HUAWEI Claro 3G no Ubuntu 12.10.
Perdoem-me quaisquer erros pois, infelizmente, fiquei um tempo sem usar linux e voltei agora.

Bom, tentarei explicar aqui o que fiz e espero que ajude quem estiver com esse problema do modem.

1 - Plugue o modem
2 - No canto superior direito da tela do ubuntu clique no ícone de rede e em seguida em "Enable Mobile Broadband".
3 - Novamente clique no ícone de rede no canto superior direito e em "Edit Connections...".
4 - Aparecerá uma janela chamada "Network Connections".
5 - Clique na aba "Mobile Broadband".
6 - Se você não havia configurado o modem antes, clique em "Add" e se iniciará um ajudante de conexão onde se escolherá o país (Brazil), em seguida a operadora ("Claro" no meu caso) e o plano ("default" no meu caso).
7 - Se você já havia configurado ou acabou de configurar, quando você clicar na aba "Mobile Broadband" aparecerá o nome da conexão criada (em meu caso: "Calro"). Clique nela e depois em "Edit...".
8 - Aparecerá uma nova janela. Na primeira aba: "IPv4 Settings", deixe como está: apenas "Method: Automatic (PPP)". Nada mais.
9 - Na aba Mobile Broadband seguem abaixo as configurações:
   Number: *99#
   Username: claro
   Password: claro

   APN: claro.com.br
   Type: Any
   Caixa "Allow roaming if home network is not available" marcada.

   Deixe vazia as caixas "Network ID" e "PIN" e desmarcada a opção "Show passwords".
10 - Na aba "PPP Settings" clique em "Configure Methods..." e desmarque quase todas as opções deixando apenas a opção "CHAP" e clique em OK.
11 - Clique em "Save" para salvar essas configurações.
12 - Agora vá novamente ao ícone de rede no canto superior direito da tela e clique nele.
13 - Clique no nome da conexão que você criou e é isso.

Espero que funcione com vocês. Comigo funcionou e agora uso internet no ubuntu 12.10 com meu modem claro.

Atenciosamente,
Diogo.

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #19 Online: 05 de Dezembro de 2012, 11:12 »

Offline walterdenoronha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
  • Paz sem voz não é paz, é medo !
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.4
« Resposta #20 Online: 19 de Dezembro de 2012, 14:16 »
Pessoal eu tenho o msmo problema , meu modem é um 3G 3,75 HSUPA da Oi . num conecta nem a pau.  uso o ubuntu 12.4.   

Offline androidsdream

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #21 Online: 24 de Dezembro de 2012, 00:04 »
Olá.

Creio que consegui configurar o meu modem HUAWEI Claro 3G no Ubuntu 12.10.
Perdoem-me quaisquer erros pois, infelizmente, fiquei um tempo sem usar linux e voltei agora.

Bom, tentarei explicar aqui o que fiz e espero que ajude quem estiver com esse problema do modem.

1 - Plugue o modem
2 - No canto superior direito da tela do ubuntu clique no ícone de rede e em seguida em "Enable Mobile Broadband".
3 - Novamente clique no ícone de rede no canto superior direito e em "Edit Connections...".
4 - Aparecerá uma janela chamada "Network Connections".
5 - Clique na aba "Mobile Broadband".
6 - Se você não havia configurado o modem antes, clique em "Add" e se iniciará um ajudante de conexão onde se escolherá o país (Brazil), em seguida a operadora ("Claro" no meu caso) e o plano ("default" no meu caso).
7 - Se você já havia configurado ou acabou de configurar, quando você clicar na aba "Mobile Broadband" aparecerá o nome da conexão criada (em meu caso: "Calro"). Clique nela e depois em "Edit...".
8 - Aparecerá uma nova janela. Na primeira aba: "IPv4 Settings", deixe como está: apenas "Method: Automatic (PPP)". Nada mais.
9 - Na aba Mobile Broadband seguem abaixo as configurações:
   Number: *99#
   Username: claro
   Password: claro

   APN: claro.com.br
   Type: Any
   Caixa "Allow roaming if home network is not available" marcada.

   Deixe vazia as caixas "Network ID" e "PIN" e desmarcada a opção "Show passwords".
10 - Na aba "PPP Settings" clique em "Configure Methods..." e desmarque quase todas as opções deixando apenas a opção "CHAP" e clique em OK.
11 - Clique em "Save" para salvar essas configurações.
12 - Agora vá novamente ao ícone de rede no canto superior direito da tela e clique nele.
13 - Clique no nome da conexão que você criou e é isso.

Espero que funcione com vocês. Comigo funcionou e agora uso internet no ubuntu 12.10 com meu modem claro.

Atenciosamente,
Diogo.



o teu método deu certo no meu caso diogo.

é o meu primeiro dia usando ubuntu, em dual boot com o windows 7. assim que entrei percebi que meu modem (zte) não tava abrindo.

fiz o que tu disse aí com a única diferença que o meu é 3g. escolhendo essa opção já vem quase tudo preenchido, muda o site que pra mim apareceu automático bandalarga.claro.com.br
e funcionou!

agora lá vou eu: o mundo não acabou e tenho todo tempo pra descobrir as maravilhas desse sistema!

abs!
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2012, 00:06 por androidsdream »

Offline Pedro_Moreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #22 Online: 02 de Janeiro de 2013, 12:26 »
Infelizmente tenho o mesmo problema.
Se alguem encontrar uma solução, não se esqueça de postar aqui para nós.

Obrigado

Offline fabianosduarte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #23 Online: 26 de Janeiro de 2013, 22:05 »
Amigo, não precisa voltar ao windows. O problema é a versão do 'modemmanager' adotada no Ubuntu 12.10. Tive o mesmo problema também. Reverta para a versão 0.5.2 que irá funcionar sumpimpa. Veja a solução nesta página:

http://www.linuxmint.com.br/forum/p-21152/resolvido-para-quem-est%C3%A1-com-dificuldades-em-conectar-o-modem-3g-no-mint-n%C3%A1dia-ou-no-ubuntu-1210.html


Ps.: enviei esta resposta conectado ao modem TIM 3G no Ubuntu 12.10. ;-)

Offline rodrigoubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #24 Online: 31 de Janeiro de 2013, 14:52 »
vc tem q istalar a vrsao anterior do modem manager

Offline Rainer Rembrandt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #25 Online: 14 de MAR?O de 2013, 14:06 »
Pessoal realmente revertendo "modemmanager" para versão 0.5.2.0 no Ubuntu 12.10 o Modem 3G Claro ZTE Modelo: MF645 funcionou normalmente.

Agradeço pela dica. :)


Offline elshaday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10 | Resolvido !!!
« Resposta #26 Online: 16 de Maio de 2013, 11:54 »
Tive o mesmo problema ao atualizar meu ubuntu 12.04 para 12.10 e pesquisando um pouco, descubri que era um bug no modem-manager, para solucionar basta instalar uma versão anterior do modem-manager ...

1. Download da versão anterior: https://launchpad.net/ubuntu/+source...+build/3315262

2. Desinstale a versão atual: sudo apt-get remove modemmanager

3. Depois de reiniciar basta abrir o pacote debian com a central de programas e istalar normalmente..


Essa solução serve tambem para o ubuntu 13 pois o bug ainda persiste.

Att, Raphael.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #27 Online: 16 de Maio de 2013, 11:57 »
Citar
descubri que era um bug no modem-manager
naquela época, não? Já verificou se esse bug já não foi corrigido?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10 | Resolvido !!!
« Resposta #28 Online: 16 de Maio de 2013, 12:00 »
1. Download da versão anterior: https://launchpad.net/ubuntu/+source...+build/3315262

Link quebrado

Citar
This page does not exist, or you may not have permission to see it.

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #29 Online: 19 de Maio de 2013, 05:17 »
No ubuntu 13.04 fiz o downgrade da versão do modemmanager para a 0.5.2