Autor Tópico: Modem 3G no Ubuntu 12.10  (Lida 20329 vezes)

Offline rooliveirajr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Online: 22 de Outubro de 2012, 23:52 »
Olá pessoal, esta semana atualizei meu Ubuntu do 12.04 para o 12.10 . Depois da atualização não pude mais usar meu modem pra conectar internet. Meu modem é Huawei E173 vivo 3G. Ele reconhece o modem mas dá erro ao conectar. embora o erro não apareça, ele diz que não foi possivel conectar a rede móvel à iinternet. isso nunca aconteceu nas outras versões do Ubuntu que usei. Da mesma maneira, quando eu conecto à rede por wi-fi, depois de certo tempo ele trava e não consegue mais conectar à rede. Quando eu ligo o pc e dá o boot volta e meia ele começa a verificar erros no disco e costuma aparecer a seguinte mensagem: "A unidade /tmp não está montada ou não está com condição de uso" Eu tento reparar o erro e abre normalmente, mas quando ligo o pc de novo dá o mesmo erro. Que se dá?

Offline bedego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2012, 00:13 »
Estou com o mesmo problema só que o meu modem é claro!!!! Estou no aguardo de uma resposta.

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2012, 15:13 »
vamos por partes, voce configurou a conexão do modem corretamente(apn,número de discagem,login,senha) ?
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline aldumon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2012, 21:13 »
Vários estão com o mesmo problema!
 " O modem não é reconhecido". Logo, a rede não pode ser conectada!

Offline bedego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2012, 21:18 »
No 12.04 e automático conectou navegou não precisa configurar nada.

Offline aldumon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2012, 21:28 »
É um 'erro' de configuração, durante o desenvolvimento. Isto é, na construção da versão.
Já vi isso em outras e, não é tão simples e prática. Até que haja solução defitiva, recomendo que fique no 12.04 . 

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2012, 21:49 »
Uso Vivo 3g. Funciona normal no 12.04 e é configurado automaticamente, só selecionei o País e a operadora..! E cata-pimba, navegando na net..!

Offline rooliveirajr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2012, 12:50 »
Só lembrando, eu uso o 12.10 agora. no 12.04 sempre foi normal. só depois que atualizei que deu problema. Queria manter a versão atual, será que vou ter que aguardar até abril de 2013?  ??? parece que houve uma importante atualização no 12.04. será que não seria possivel fazermos isso no 12.10?

Não entendo também por que a função que se desempenhava bem regrediu!  :o

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2012, 13:05 »
Vai entender brother. Essa 12.10 tá muito bugada...! Eu quero ficar na 12.04 uns 6 anos..!  :D

Offline aldumon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #9 Online: 25 de Outubro de 2012, 02:41 »
Experimentei este núcleo (3.5. ...), em outra partição, e, percebi n erros de configurações. Principalmente para desktops e, em arquiteturas 64bits (amd64). Era bug em cima de bug. Muito mais, em quantidade, do que foi com os 10.10 e 11.10 . Dessa vez eles se superaram. Uma coisa ficou mais do que evidente: estão seguindo uma "tendência", desenhando e preparando a plataforma para, cada vez mais, ser de utilidade em palms, smarts e i p...s da vida. Isso está fazendo com que os scripts para determinados aplicativos, comandos, dados etc, sejam - "pouco amigáveis" - aos desktops e, cada vez mais eficientes nestes "novos" equipamentos citados acima (geralmente nas versões não LTS).
É simples: numa determinada distribuição, o núcleo (kernel em inglês) é, digamos, "a alma do negócio", ou seja, a alma do sistema operacional. Se um , ou um conjunto de scripts "deixou" de ser escrito - sem redundância -, isto fatalmente irá significar que algum(s) aplicativo(s), mídias, hardwares etc "não serão reconhecidos por esse sistema". Logo, tendem a "não funcionar" para essas distribuições. Isto ocorre, principalmente por dois motivos centrais: um, é o fato de "não ter havido tempo hábil" para escrevê-los e colocá-los dentro da distribuição. O outro, é o conflito de interesses comerciais, que, no caso específico do Hwauei E173, saiu de linha de fabricação há algum tempo e, só são "comercializados" ao título de - gratuitos com alguns aparelhos e planos contratados - por algumas empresas (no Brasil principalmente), deixando com isso, muitos clientes insatisfeitos. E, os programadores,  "costumam deixar" estes scripts, se der tempo, para o final, e/ou, para correção posterior.
Finalmente, não é a internet 3G da Claro, Vivo, Tim etc que não funcionam, e sim os equipamentos (modems), que "não são reconhecidos" pelos núcleos (kernels), para determinadas distribuições, em certas máquinas com configurações específicas. Pois, há muito, já não há atualizações para seus drivers. Além de, é claro, esse núcleo do OS ter de reconhecer como "amigáveis", todos os 'hardwares', de sua máquina. Daí, se não reconhece, não vai funcionar.
Por experiência, com algum tempo de Ubuntu, se gosta de fazer instalações limpas, como eu, particione o seu HD com uma "área reservada para esses testes".  Ou seja, crie uma partição pequena, com tamanho suficiente para uma nova instalação, sem ter que reparticionar. Fique nas versões estáveis como principais, e, aguarde, que, a comunidade é muito boa. Tem bastante gente habilidosa e, sempre surgem soluções para os mais variados "problemas". Depois, é só ir experimentando na sua "área de testes". Quando resolvido, por um tempo, fica a seu critério, defini-la ou não como principal. Assim, evita transtornos e, pode até ajudar relatando os bugs.
Essa recomendação tem um fundamento: em máquinas virtuais pode até rodar 100%, mas no seu equipamento físico real e total, normalmente é bem diferente. Ok!
Abraços fraternos

Aldumon Fernandes      
« Última modificação: 25 de Outubro de 2012, 03:16 por aldumon »

Offline rooliveirajr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2012, 16:32 »
Experimentei este núcleo (3.5. ...), em outra partição, e, percebi n erros de configurações. Principalmente para desktops e, em arquiteturas 64bits (amd64). Era bug em cima de bug. Muito mais, em quantidade, do que foi com os 10.10 e 11.10 . Dessa vez eles se superaram. Uma coisa ficou mais do que evidente: estão seguindo uma "tendência", desenhando e preparando a plataforma para, cada vez mais, ser de utilidade em palms, smarts e i p...s da vida. Isso está fazendo com que os scripts para determinados aplicativos, comandos, dados etc, sejam - "pouco amigáveis" - aos desktops e, cada vez mais eficientes nestes "novos" equipamentos citados acima (geralmente nas versões não LTS).
É simples: numa determinada distribuição, o núcleo (kernel em inglês) é, digamos, "a alma do negócio", ou seja, a alma do sistema operacional. Se um , ou um conjunto de scripts "deixou" de ser escrito - sem redundância -, isto fatalmente irá significar que algum(s) aplicativo(s), mídias, hardwares etc "não serão reconhecidos por esse sistema". Logo, tendem a "não funcionar" para essas distribuições. Isto ocorre, principalmente por dois motivos centrais: um, é o fato de "não ter havido tempo hábil" para escrevê-los e colocá-los dentro da distribuição. O outro, é o conflito de interesses comerciais, que, no caso específico do Hwauei E173, saiu de linha de fabricação há algum tempo e, só são "comercializados" ao título de - gratuitos com alguns aparelhos e planos contratados - por algumas empresas (no Brasil principalmente), deixando com isso, muitos clientes insatisfeitos. E, os programadores,  "costumam deixar" estes scripts, se der tempo, para o final, e/ou, para correção posterior.
Finalmente, não é a internet 3G da Claro, Vivo, Tim etc que não funcionam, e sim os equipamentos (modems), que "não são reconhecidos" pelos núcleos (kernels), para determinadas distribuições, em certas máquinas com configurações específicas. Pois, há muito, já não há atualizações para seus drivers. Além de, é claro, esse núcleo do OS ter de reconhecer como "amigáveis", todos os 'hardwares', de sua máquina. Daí, se não reconhece, não vai funcionar.
Por experiência, com algum tempo de Ubuntu, se gosta de fazer instalações limpas, como eu, particione o seu HD com uma "área reservada para esses testes".  Ou seja, crie uma partição pequena, com tamanho suficiente para uma nova instalação, sem ter que reparticionar. Fique nas versões estáveis como principais, e, aguarde, que, a comunidade é muito boa. Tem bastante gente habilidosa e, sempre surgem soluções para os mais variados "problemas". Depois, é só ir experimentando na sua "área de testes". Quando resolvido, por um tempo, fica a seu critério, defini-la ou não como principal. Assim, evita transtornos e, pode até ajudar relatando os bugs.
Essa recomendação tem um fundamento: em máquinas virtuais pode até rodar 100%, mas no seu equipamento físico real e total, normalmente é bem diferente. Ok!
Abraços fraternos

Aldumon Fernandes      

Legal, Aldumom;

Realmente nos 5 anos que uso ubuntu, foi a primeira vezque atualizei versão pelo gerenciador de atualização (direto). e, como nunca tinha feito, parece que não se pode reverter atualização. Mas meu hd é particionado. vou tentar retornar a 12.04 essa semana. percebi que tem sido meuitos erros a todo momento. desde o boot até desligar. Tem vez que a tela fica cheia daquelas janelas de erro "desculpe, o aplicativo teve de ser feichado", "não funciona corretamente". Embora entenda um pouco de programação, contribuo no ubuntu no setor de tradução. então...

Valeu

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2012, 21:52 »
Eu tenho um modem 3G E173S e nunca tive problemas com ele e corre muito bem :)

Offline aldumon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #12 Online: 27 de Outubro de 2012, 03:51 »
Vai aí um hyperlink, que pode ajudar nas decisões. Ensina até  a fazer backup total, para poder retornar, se necessário!

Abraços

http://ubuntued.info/voce-deve-instalar-o-ubuntu-12-10-ou-ficar-no-ubuntu-12-04

Offline chicaobillar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #13 Online: 02 de Novembro de 2012, 08:27 »
Bom dia amigos!
Estou exatamente com o mesmo problema no 12.10
Tenho um modem OI3g desbloqueado onde uso meu chip vivo... Já coloquei todos os dados (APN, Numero, Senha); ele reconhece a rede UMTS da Vivo, mas não consegue autenticar. =\
Se alguém tiver uma resposta ou solução, desde já obrigado.

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: Modem 3G no Ubuntu 12.10
« Resposta #14 Online: 07 de Novembro de 2012, 04:25 »
Estou desiludido com a versão 12.10 o modem 3G não dá mas na versão 12.04 já dá pois eu agora que aguentar o windows até sair uma correcção desse problema e fiz download ontem e instalei e só erros
« Última modificação: 07 de Novembro de 2012, 04:30 por nuno_nunes »