criar atalhos pra programas instalados em .tar.gz, como faço?(resolvido)

Iniciado por bmota, 14 de Outubro de 2012, 18:46

tópico anterior - próximo tópico

bmota

desculpe se tiver algum tópico que já fale do assunto,mas é que não achei nenhum que me tirasse minha dúvida. eu queria saber como faço pra criar atalhos pra programas instalados por .tar.gz, sendo que eles geralmente não aparecem no menu de aplicativos e eu vou precisar instalar um e me bateu essa dúvida.
obrigado.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

EdvaldoSCruz

Citação de: bmota online 14 de Outubro de 2012, 18:46
desculpe se tiver algum tópico que já fale do assunto,mas é que não achei nenhum que me tirasse minha dúvida. eu queria saber como faço pra criar atalhos pra programas instalados por .tar.gz, sendo que eles geralmente não aparecem no menu de aplicativos e eu vou precisar instalar um e me bateu essa dúvida.
obrigado.

Clique aqui: Como criar atalhos no desktop do ubuntu 11.04/11.10/12.04 e próximas versões.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

bmota

Citação de: EdvaldoSCruz online 14 de Outubro de 2012, 23:07
Citação de: bmota online 14 de Outubro de 2012, 18:46
obrigado.

Clique aqui: Como criar atalhos no desktop do ubuntu 11.04/11.10/12.04 e próximas versões.
obrigado mano,só uma dúvida: mas no caso isso vale também pra aqueles programas compiliados que não aparecem no lançador ?
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

platao

sudo gedit fusion.desktop

Como exemplo vamos pegar um arquivo generico como esse, que pode ser usado tbm para outras aplicações que nao trazem um icone padrao;

[Desktop Entry]
Name=Kega Fusion
Comment=Fusion
Exec=/home/seu usuario aqui/Fusion/Fusion
Icon=/home/seu usuario aqui/Fusion/Kega.png
Terminal=0
Type=Application
Encoding=UTF-8
Categories=Application

Cole esse conteudo acima e salve, atentando para os campos Exec e Icon que devem estar apontados para os locais corretos.

Vamos baixar um icone como esse http://4.bp.blogspot.com/_h2O9R_HMgkY/TFoYCZyOl7I/AAAAAAAAAbQ/Uo4qAlFsEtk/s320/34htbgo.jpg.png e dar o nome de Kega.png e deixa-lo na pasta Fusion na sua home,  editado o atalho para a barra lateral agora e so mover;

Código:

sudo mv fusion.desktop /usr/share/applications

Digite no campo de pesquisa do Unity(apertando a tecla "win") Fusion ou entao Kega para o aplicativo aparecer, depois e so fixar na barra lateral.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

bmota

aí no caso é só substituir o caminho correto pra onde o programa foi instalado,né ?
valeu mano,muito obrigado.
eu voltei.....

platao

No caso do exec vc aponta o caminho para o executavel e no caso do icon a mesma coisa.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

bmota

Citação de: platao online 15 de Outubro de 2012, 12:56

No caso do exec vc aponta o caminho para o executavel e no caso do icon a mesma coisa.
muito obrigado mano,valeu mesmo!
eu voltei.....