Configurando Gateway

Iniciado por Pão Man, 07 de Outubro de 2012, 07:47

tópico anterior - próximo tópico

Pão Man

Fala galera,

Como faço para configurar um gateway com Ubuntu ou Windows 7 e depois passar ip fixo para outros 2 PCs Ubuntu Server?

Como configuro o gateway? Alguém tem um tutorial? Nunca fiz isso! É tipo uma VPN digamos.

Até mais!
#Linux-User: 535210
"O começo da sabedoria é encontrado na dúvida; duvidando começamos
a questionar, e procurando podemos achar a verdade." (Pierre Abelard)

zekkerj

O gateway é configurado junto com a conexão.

Se vc tem duas conexões, e só uma delas leva à internet, só essa que leva à internet deve ser configurada com um gateway.

Passar IP pra outras máquinas, provavelmente vc quer compartilhar uma conexão. Nesse caso, veja um tuto de compartilhamento de conexão.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Pão Man

É assim amigo tipo 1 PC que ta com a internet irá atribuir o ip a outros dois criando tipo um compartilhamento mesmo da conexão, mas com ip diferente do da rede padrão e que fique tipo uma VPN.

zekkerj

Sim, é igual a 90% dos casos que a gent encontra aqui...
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Pão Man

O problema é que só encontro com crossover e isso eu sei. Aqui tipo são três maquinas ligadas em um roteador switch, só que no caso não posso configurar o switch por isso quero compartilhar a conexão.

zekkerj

Qual o problema de ser crossover? A única diferença de uma rede com switch pra outra, crossover, é o switch... o resto é absolutamente igual.

Pão Man

A sim entendi agora. Achei esse tutorial aqui: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Ubuntu-Server-1204-LTS-Como-Servidor-Gateway-e-DHCP eu posso mandar ele distribuir um ip fixo né? Outra coisa, posso criar uma VPN também para acessar as outras maquinas? Ou quando crio o servidor VPN só irei acessar essa maquina?

Desculpa as perguntas, é que não tenho muito conhecimento sobre redes!

Até mais!

zekkerj

Antes de pensar em servidor VPN, faça o compartilhamento da rede funcionar. Um degrau de cada vez, é como se sobe uma escada.

Pão Man

Amigo ao tentar iniciar os serviços estou com esse erro: "sudo /etc/init.d/isc-dhcp-server start "

Rather than invoking init scripts through /etc/init.d, use the service( 8 )
utility, e.g. service isc-dhcp-server start

Since the script you are attempting to invoke has been converted to an
Upstart job, you may also use the start( 8 ) utility, e.g. start isc-dhcp-server
start: Job failed to start

O que pode ser? O compartilhamento funcionou beleza, o negocio agora é o DHCP...

Outra coisa durante o tuto quando ele fez esse script aqui, eu teria que substitui postrouting ou masquerade por algo?
#!/bin/bash

iniciar(){
modprobe iptable_nat
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
}

parar(){
iptables -F -t nat
}

case "$1" in
"start") iniciar ;;
"stop") parar ;;
"restart") parar; iniciar ;;
*) echo "Use os parâmetros start ou stop"
esac

Esta certo a networking assim:
address 172.16.1.254
netmask 255.255.0.0
network 172.16.0.0

Não seria ntwork 172.16.1.0?

Até mais!

zekkerj

CitarO que pode ser?
Você está chamando o serviço da forma errada. Não tente executar diretamente o arquivo, com "/etc/init.d/xxx". Use sempre o comando "service" pra manipular serviços. Tipo, "sudo service xxx".

CitarEsta certo a networking assim:
address 172.16.1.254
netmask 255.255.0.0
network 172.16.0.0

Não seria ntwork 172.16.1.0?
Pra essa máscara ("255.255.0.0"), a rede está correta sim. Resta saber se era essa máscara que vc queria usar mesmo.

Pão Man

Opa valeu, pela ajuda ai. Agora o problema é o seguinte estou sem internet nos PCs com ip compartilhado. Tipo o ip que compartilhei é em faixa diferente do Ip original que vem da internet.

Tipo o gateway que chega no servidor que esta mandando os Ips é 10.5.1.0 e o que eu to mandando é 127.16.0.0, certo? O que eu teria que modificar?

address 172.16.1.254
netmask 255.255.0.0
network 172.16.0.0

Será que se colocar o network na faixa do gateway irá funcionar? Não posso testar agora, pois não estou no local...

zekkerj

CitarTipo o ip que compartilhei é em faixa diferente do Ip original que vem da internet.
É como tem que ser.

CitarTipo o gateway que chega no servidor que esta mandando os Ips é 10.5.1.0 e o que eu to mandando é 127.16.0.0, certo? O que eu teria que modificar?
Vc quer dizer "172.16", em vez de "127.16".

"172.16.0.0" é a sua rede, não o gateway. O gateway das máquinas da sua rede é o endereço da sua interface (172.16.1.254).

Certifique-se de estar com o compartilhamento ativo; se estiver trabalhando com o Gerenciador de Redes, isso é um controle na conexão; se estiver fazendo em modo texto, isso são dois comandos:

sudo sysctl net.ipv4.ip_forward=1
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -s 172.16.0.0/16 -j MASQUERADE

Pão Man

Amigo decidir remover o servidor para usar a maquina para outra coisa. Então vou ter que configurar diretamente agora o Ip. Se eu fizer assim por exemplo vai funcionar a net:

Citarauto eth0
iface eth0 inet static
gateway 10.5.1.0       #GATEWAY DA REDE CENTRAL
address 192.168.1.10   #O ip diferente da faixa da rede
netmask 255.255.0.0
network 192.168.1.0
broadcast 192.168.1.255

Tá certo? Irá funcionar internet?

Até mais!

zekkerj

Não, não vai funcionar. O Gateway tem que estar na mesma rede que sua máquina. Se o gateway tem endereço fixo, significa que vc tem que usar uma rede do mesmo endereço que o gateway.

Copie toda a seção "iface ethX inet static" do servidor, na interface que comunicava com o gateway.