Quanto de raiz e home deve usar?

Iniciado por Foxubuntu, 06 de Outubro de 2012, 16:52

tópico anterior - próximo tópico

Foxubuntu

Pessoas diferentes vai usar de acordo com as suas necessidades, quanto você acha melhor o tamanho da / raiz e /home usar?
Não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa. Vamos inventar o amanhã, e parar de nos preocupar com o passado.
Steve Jobs

jkmsjq

Citação de: Foxubuntu online 06 de Outubro de 2012, 16:52
Pessoas diferentes vai usar de acordo com as suas necessidades, quanto você acha melhor o tamanho da / raiz e /home usar?

Eu sempre deixo na partição raiz (/) 30 GB, na SWAP 2 GB e no restante do HD para partição (/home).
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Foxubuntu

uso 32 de raiz e 8 de home, o resto dá home fica no outro hd de 500gb ;p
Não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa. Vamos inventar o amanhã, e parar de nos preocupar com o passado.
Steve Jobs

bmota

eu por exemplo,instalo a /home dentro da raiz, e deixo uns 2 gb de swap,foi assim que botei num pc de 512 mb de ram e 40 gb hd.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Adriano R.N.

Boa sorte e Muito AXÉ!!!

adiaswin

bem aqui deixei

60 gigas para /
30 gigas para a home
e 1.5 de swarp
ubuntu 12.04

Sergio Benjamim

Citação de: adiaswin online 06 de Outubro de 2012, 17:53
bem aqui deixei

60 gigas para /
30 gigas para a home
e 1.5 de swarp

Caraca velho, 60 GB para a raiz? que exagero rsrs

Olha, por experiência própria, instalando no meu note book e no dos outros, em geral não é necessário mais do que 16 GB para a raiz (/). Quando falo em geral, digo para uso comum, como acesso à internet, suíte de escritório, alguns joguinhos e etc. Na verdade, 12 GB é mais do que suficiente para uso comum.

Agora se vc for hardcore gamer, ou for da área acadêmica, ou é daqueles que instalam todos programas dos repositórios, aí de uns 24 à 30 GB é + do que suficiente.

Quanto à /home, geralmente não tem tamanho fixo. Vc (Foxubuntu) falou em 8 GB, mas para mim isso é pouquíssimo, se o Ubuntu for seu sistema principal. Se o Ubuntu for seu sistema principal, não tem motivo de ficar limitando o tamanho da /home, ela terá o restante do HD, descontando o que vc usou na raiz (/) e no swap. Gostei do exemplo do jkmsjq, é mais coerente. Por exemplo:

HD de 500 GB:

- 16 GB para /
- de 1 à 4 GB para swap (depende de sua memória ram, procure no fórum)
- restante para a /home

Vc ainda pode separar um espaço para outra partição raiz, afim de instalar outra distro ou outra versão do Ubuntu. No caso, não é necessário se ter 2 /home, é só não usar o mesmo nome de usuário na hora de se criar a conta do outro sistema, e indicar para ele onde está a /home.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

jkmsjq

Citação de: Sergio Benjamim online 06 de Outubro de 2012, 20:07
[...]

Gostei do exemplo do jkmsjq, é mais coerente.

[...]

Eu costumo colocar 30 GB porque, às vezes, sinto vontade de testar algumas coisas, principalmente a nível de compilação de aplicativos, quando se baixo o código fonte e por meio do terminal você o compila para o seu processador. Quando se quer fazer isso, é interessante ter bastante espaço na partição raíz para a compilação rodar tranquilo.

Tem esse post daqui mesmo do fórum falando sobre o tema e esse outro aqui. São antigos, então não sei como anda essas peripécias de compilação de aplicativos com o apt-build.

Quem quiser se aventurar, fique a vontade.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

adiaswin

verdade sergio

sempre exagero no espaço da raiz e porque eu gosto de testar algumas coisas isso aquilo entao nada mais do se precaver.

teve uma vez que fiquei sem espaço no win ai eu fiquei com medo.
ubuntu 12.04

linuser104

É bom lembrar também que arquivos temporários são colocado em /tmp, portanto na raiz e um valor muito pequeno para ela é ruim, pois você não pode alocar em outro lugar, diferente da sua pasta pessoal na home cujo dados você pode colocar em outras partições do seu HD, HDs externos, CDs/DVDs, pendrive...

Por exemplo:
/tmp (espaço para arquivos temporários, acho  que aqui ficam os dados de gravação de DVDs, etc)
/var/cache/apt/archives (cache do que você baixa dos repositórios)
/usr/src (linux-headers do kernel que sempre tem atualizações)
/usr/share (local para instalação de alguns aplicativos)

e vários outros da raiz, então tem que se ter cuidado para a escolha do espaço da raiz. 30GB é um bom tamanho, dependendo do uso que você faz do computador, mais que isso é exagero.

Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

clodoaldops

"Uma instalação típica do Ubuntu consome pouco mais de 3 GB (entre arquivos do sistema, temporários e caches), de forma que uma partição de 10 a 15 GB para a instalação do sistema está de bom tamanho, deixando uma boa dose de espaço livre para instalar aplicativos adicionais. O Ubuntu utiliza bastante swap em micros com menos de 1 GB de RAM, de maneira que é prudente criar uma partição swap de 2 GB. O restante do espaço pode ser dedicado à partição home, ou outra partição separada para armazenar arquivos."
http://www.hardware.com.br/tutoriais/ubuntu/pagina2.html

-meu Ubuntu fica assim num HD de 320gb fica assim:
sda1/ext4/20gb/raiz/ubuntu
sda2/ext4/280gb/home/ubuntu
sda3/2gb/swap
sda4/ext4/18gb/testar outra distro/raiz + home

Adriano R.N.

Minha / com 12gb nunca deu problema de falta de espaço, copio dvd, renderizo vídeos, gero iso.... e nunca tive problema.
Mais que 20gb é perder espaço.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Beto Pinheiro

Olá a todos. Ainda tenho uma em relação a raiz e home. Não sei o que exatamente ocupa cada qual!

Acredito que o sistema, programas e atualizações ocupam a raiz e os arquivos, a home.

Estou correto?

Abs
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

agente100gelo

Citação de: Beto Pinheiro online 08 de Outubro de 2012, 09:05
Acredito que o sistema, programas e atualizações ocupam a raiz e os arquivos, a home.

Na /home ficam os arquivos pessoais e os arquivos de configurações específicos de cada usuário.

Meu pitaco: 30 GB pra raiz, 2 GB de swap e o resto para a /home.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Beto Pinheiro

Na minha próxima instalação limpa, vou seguir seu pitaco, Agente100gelo

Abs
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski