Autor Tópico: Codecs e Programas pessoais offline  (Lida 2211 vezes)

Offline pnato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Codecs e Programas pessoais offline
« Online: 04 de Outubro de 2012, 11:30 »
Olá!
Estou querendo iniciar no Ubuntu e baixei a versão 12.04 LTS. Aqui na minha casa não tenho uma internet de qualidade, mas na casa da minha namorada tem rápida e queria poder baixar os codecs em pacotes (como de mp3, wma, e de videos em geral) e poder baixar programas preferidos, como VLC, e depois joga-los num pendrive e instala-los em casa. Entrei num sites de packages para Ubuntu,mas pelo que vi, não há um arquivo ou programa (no estilo K-Lite Mega Codec) e também li que tem que ser cauteloso ao baixar pois um arquivo pode depender de um outro e tal. Então:
Há a possibilidade de se baixar um pacote de codecs básicos e programas de minha preferência?
Obrigado.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Codecs e Programas pessoais offline
« Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2012, 02:38 »
Tenho uma solução não trivial para vc:

- Instale o Ubuntu no seu pendrive, por meio Criador de Discos de Inicialização, presente no próprio ubuntu q está instalado aí na sua máquina. Vc vai precisar da imagem (.ISO) do Ubuntu. Ao instalar, permita que seja utilizado todo o espaço possível para o Ubuntu que vai ser instalado nesse seu pendrive (é uma barrinha lá no Criador de Discos)

- Dê boot pelo pendrive no computador que tem acesso à internet

- Escolha a opção "Experimentar o Ubuntu sem instalar"

- Instale todos os seus codecs e programas, para codecs há o repositório Medibuntu. Um conselho: tem bastante coisa de codecs aqui no fórum, então procure! Outro conselho: atualize o sistema, pode ser que os codecs entrem em conflito com algum pacote antigo, quando vc fizer os passos seguintes lá no seu computador, que está offline.

- Abra o Nautilus, e vá até a raiz do seu sistema (/), e vá em /var/cache/apt/ e copie a pasta archives para um outro pendrive, ou grave em um CD. Se não der certo, abra o nautilus como sudo: sudo nautilus /var/cache/apt/ em um terminal.

- Pegue essa pasta q vc copiou, e cole no lugar da mesma pasta que há lá no seu computador

- Abra a Central de programas, e vá procurando os codecs e programas q vc quer instalar, e que estavam já baixados lá na pasta archives. Uma dica: lá no live-cd do pendrive, instale o synaptic, e no seu computador, procure por synaptic na pasta q vc copiou, e instale ele primeiro. Depois disso, abra o synaptic, e vá procurando e marcando os codecs q vc quer instalar, e depois clique em "Aplicar".
   - Se vc achou essa última passagem difícil, vc pode tentar colar a pasta archives lá no sua pasta pessoal, como em documentos, e vá clicando em cada pacote, vc vai instalar um a um. Tem como fazer isso mais rápido pelo terminal, rode o comando sudo dpkg -i *.deb, mas lembre-se, vc terá q usar o comando cd para acessar a pasta que contém os pacotes. Por exemplo, se vc jogou a pasta archives em Download, faça: cd ~/Download/archives/ , e depois sudo dpkg -i *.deb.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2012, 02:44 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

clodoaldops

  • Visitante
Re: Codecs e Programas pessoais offline
« Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2012, 11:22 »
-eu usaria o LinuxMint-13-MATE que já vem com codecs e plugins pre-instalados e que fica totalmente em pt-br após instalação mesmo sem internet

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Codecs e Programas pessoais offline
« Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2012, 11:36 »
-eu usaria o LinuxMint-13-MATE que já vem com codecs e plugins pre-instalados e que fica totalmente em pt-br após instalação mesmo sem internet

Essa solução é bem mais fácil, hehe  ;D
« Última modificação: 07 de Outubro de 2012, 11:52 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Codecs e Programas pessoais offline
« Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2012, 11:41 »
-eu usaria o LinuxMint-13-MATE que já vem com codecs e plugins pre-instalados e que fica totalmente em pt-br após instalação mesmo sem internet

Essa solução é bem fácil, hehe  ;D
eu uso mint, e tô satisfeito.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Codecs e Programas pessoais offline
« Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2012, 11:54 »
-eu usaria o LinuxMint-13-MATE que já vem com codecs e plugins pre-instalados e que fica totalmente em pt-br após instalação mesmo sem internet

Essa solução é bem fácil, hehe  ;D
eu uso mint, e tô satisfeito.

Eu instalei no computador de casa, o Linux Mate, e tá rodando bem também, só acho q o projeto do Mate deva amadurecer + um pouco. Mas é isso aí, eu não tinha pensado nessa solução out-of-box na hora de responder o tópico. Pense fora da caixa!  ;D
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !