Acesso remoto ao ambiente X do Ubuntu 12.04 LTS

Iniciado por MWAdriano, 03 de Outubro de 2012, 22:25

tópico anterior - próximo tópico

MWAdriano

Pessoal, quero tratar de um problema que parece não ter uma solução convincente:

O acesso remoto a uma área de trabalho do Ubuntu Unity em uma máquina Linux ou Windows.

De fato são inúmeros os posts que encontramos na net falando de soluções VNC ou o tal xRDP que parece não funcionar a contento. O grande problem sempre se dá ao grande consumo de banda de rede, inviabilizando a prática em Internet, mormente quando tratamos de conexões mais lentas.

Tenho sentido que neste quesito, a ausência de uma solução plausível para o problema tem colocado o Linux em desvantagem relativa ao Windows.

Como resolver?

No Windows XP, 2003, 7 ou 2008, sempre usamos o simples Terminal Server com conexões RDP, tanto para acessar uma seção previamente aberta, quanto para abrir uma nova seção. Neste quesito as seções via RDP se mostram extremamente eficientes, com consumo de banda relativamente baixo. Ao que me parece, ele trafega pela rede apenas comandos de telcado e posições e clicks do mouse, bem como comandos que montam as janelas e imagens no computador remoto. Não sei ao certo a operação do serviço, mas de fato o resultado é rapidez e baixo consumo de banda, além de possibilitar que se alterne entre seções gráficas previamente abertas com suas respectivas aplicações nas janelas.

Tenho visto a opção de trafegar o ambiente X por protocolo SSH como uma alternativa que seria viável (rápida, leve, etc). Porém, hoje pelo que tenho visto, ele abre apenas uma ou outra aplicação. Mas, de fato, como fazer para ele trazer um abiente Unity (Gnome, Compiz) previamente aberto no console do PC para o computador remoto? Como iniciar uma seção texto e depois mandar ele abrir um ambiente Unity inteiro no computador remoto?

Para uma das soluções, a de acessar o ambiente previamente aberto, muitos vão sugerir o VNC (parece fácil). Mas insisto, o desempenho deixa a desejar em redes mais lentas.

Como driblar estes problemas e conseguir uma solução à altura do que é facilmente conseguido no Windows? Seria essa uma limitação insuperável para o Linux? Um desafio intransponível?

Muitos tem a mesma demanda, mas não achei uma solução.

Agradeço as sugestões.

Tota

A interface grafica X11 independe do ambiente gráfico (Gnome, KDE, XFCE, etc)

Como o assunto se atém mais a consumo de banda, movido para => Internet, Redes e Segurança.

zekkerj

CitarTenho visto a opção de trafegar o ambiente X por protocolo SSH como uma alternativa que seria viável (rápida, leve, etc). Porém, hoje pelo que tenho visto, ele abre apenas uma ou outra aplicação. Mas, de fato, como fazer para ele trazer um abiente Unity (Gnome, Compiz) previamente aberto no console do PC para o computador remoto? Como iniciar uma seção texto e depois mandar ele abrir um ambiente Unity inteiro no computador remoto?
Informe-se sobre o FreeNX.
http://www.nomachine.com
Usei MUITO pra conexão remota via internet. Como é uma conexão ao ambiente X, via SSH, usando compressão [jpeg], é extremamente eficiente e muito segura --- coisa que VNC e RDP, até onde eu sei, não são.
Tem inclusive como capturar o console, apesar de não ser o padrão, nem simples pra configurar. Provavelmente vc não vai sentir falta.

Existe também a versão livre, com menos funcionalidades. Como eu nunca precisei, não tenho o link de cabeça.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D