[...] o ubuntu é muito instável.
Na verdade não é não, como todo e qualquer sistema operacional, depende do hardware.
Apenas não existe sistema operacional que funcione universalmente sem problemas, daí que a generalização não é aplicável por não ser verdadeira.
Tenho aqui instalação do Ubuntu Unity funcionando há 4 (quatro) anos (versão 12.04, que é uma LTS), sem dar **um único problema**.
Algumas outras instalações do Ubuntu Unity 14.04 (que também é uma LTS), funcionando sem nenhum problema.
Desculpe o alerta, mas é apenas para ter cautela ao levar a questão ao seu chefe de uma forma muito generalizadora sem uma fundamentação adequada, coisa de amadores, que não se prestam à profissionais, que se escoram sempre e sempre em argumentos sólidos baseados em fatos e não apenas em meras opiniões superficiais, como aliás é toda generalização.
Vai que seu chefe seja um 'expert' em Linux e desmonte seu argumento, acaba ficando mal pra você.
Pode não estar indo muito bem **para essa sua máquina** em particular, que aliás nem sabemos qual seja ela, o que não quer dizer que seja verdade para alguns milhões de outras máquinas que rodam a distro no planeta.
E obviamente tem mais um detalhe: o próprio Ubuntu te apresenta várias outros opções, seja em versão, seja em 'sabores', onde talvez o problema constatado não se apresente, é uma questão de testar (versões LTS 12.04 e 14.04, versão transitória 15.04; Ubuntu-Gnome, Kubuntu, Lubuntu, Xubuntu e mais algumas outras) e você ainda fica com a magnífica estrutura e praticidade de atualização do Ubuntu.
#ficaadica